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Eae galera, beleza?!

Aqui é o Rofel e hoje vou trazer pra vocês um pouco dos números por trás do Heroes of the Storm, na coluna Tudo Calculado.

Hoje vamos falar sobre os itens, ou a falta deles no nosso querido Heroes. A Blizzard adotou uma estratégia diferente quando criou o seu Hero Brawler: ela baniu algumas mecânicas já consagradas em jogos do mesmo estilo, como o farm de creeps e a compra de itens. Mas, para fazer isso, ela teve que adaptar os recursos do jogo para suportar essa retirada de objetivos e variáveis.

Quando falamos dessa remoção de itens, para entender melhor temos que olhar para os status base dos Heróis. Aqui vai um primeiro exemplo, a diferença de status base entre Johanna e Valla no Nível 1. As porcentagens indicam o quão relevante é o status em relação ao outro personagem.

Nível 1 Johanna (%) Valla (%)
Vida 1000 142% 700 70%
Regen. de Vida 2,08 142% 1,46 70%
Mana 500 100% 500 100%
Regen. de Mana 3 100% 3 100%
Vel. Ataque 0,91 54% 1,67 183%
Dano 45 160% 28 62%
DPS 40,95 87% 46,76 114%

Por exemplo, Johanna no nível 1 tem 142% da vida que a Valla tem, e a Valla tem uma velocidade de ataque que é equivalente a 183% da velocidade de ataque da Johanna. “Beleza Rofel, mas isso é no nível 1, em que normalmente não compramos itens significativos”. Pois é, mas é aqui que começamos a perceber a importância das funções dos personagens. Johanna é uma Guerreira e Valla uma Assassina. Apesar desses nomes já indicarem a função de cada uma, é nos números que a mágica acontece.

Os status base servem para especificar o que cada personagem fará dentro do jogo. Um Guerreiro está lá pra aguentar o máximo de dano possível e iniciar o combate com o time inimigo. Já o Assassino está lá para causar uma grande quantidade de dano no inimigo. O que antes era definido pela escolha de itens agora já está dentro da base do personagem. Vamos dar uma olhadinha no nível 20 de cada uma:

Nível 20 Johanna (%) Valla (%)
Vida 5370 192% 2790 51%
Regen. de Vida 11,13 193% 5,76 51%
Mana 690 100% 690 100%
Regen. de Mana 4,85 100% 4,85 100%
Vel. Ataque 0,91 54% 1,67 183%
Dano 216 108% 199 92%
DPS 196,56 59% 332,33 169%

Agora dá pra ver que onde cada uma é mais forte que a outra e onde elas se mantém similares. As diferenças nas porcentagens de Vida e DPS aumentam consideravelmente, que são os pontos onde as funções são mais distintas. Uma coisa muito legal que podemos ver também é que a velocidade de ataque não muda com os níveis ganhos, o que significa que você consegue prever a quantidade de dano que você (ou outro personagem) pode dar em certo tempo.

Vamos fazer uma pequena comparação agora:

Nível 1 Johanna Valla Matar a Valla Matar a Johanna
Vida 1000 700 18 segundos 22 segundos
DPS 40,95 46,76
Nível 20 Johanna Valla Matar a Valla Matar a Johanna
Vida 5370 2790 15 segundos 17 segundos
DPS 196,56 332,33

“Tá Rofel, que diabos é essa tabela agora?”. Essa tabela mostra quantos segundos um personagem gastaria pra matar o outro só utilizando ataques básicos. Johanna levaria 15 segundos no nível 20 enquanto a Valla demoraria 16 segundos. “Mas Rofel, a Valla não é o assassino? Se ela aguenta menos e demora mais pra matar, não faz sentido!”. Realmente, se a gente esquecer das habilidades e talentos, não faz mesmo.

O que eu quis mostrar com essa tabela é que apesar do status base ser muito importante, ele não é suficiente pra se entender a quantidade de dano que um personagem dá ou aguenta. Talentos, Habilidades, Posicionamento, Composição do Time; todos esses fatores são muito importantes para o resultado final da partida.

No próximo post nós vamos entender como o kit do personagem (conjunto de habilidades e talentos) fazem os personagens o que eles são, e como as escolhas durante a partida podem alterar a função de um personagem na partida com base nesses números que acabamos de ver.

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