Última atualização: 12/11/2017

Sobre o Herói

Alexei Stukov teve uma vida difícil e uma morte ainda pior. Ele foi traído, lançado ao espaço, ressuscitado, infestado, quase curado e transformado em cobaia quando a doença voltou. Agora, ele espalha essa infestação pelo Nexus…

Stukov é um herói com a função de Suporte do universo de StarCraft. Ele é especializado em manter seus aliados vivos com patógenos de cura que se espalham para heróis próximos, e controlar o inimigo com toxinas de dano periódico. Com sua especialização, ele é capaz de detonar os dois efeitos, aplicando um surto de cura e desacelerando os inimigos. Além disso, Stukov conta com uma habilidade de silêncio em área que força o reposicionamento do time inimigo se usada corretamente.

Esse herói gasta mana para lançar suas habilidades, portanto seja econômico.

Confira esse vídeo que exibe as habilidades de Stukov:

Habilidades Básicas

Patógeno Curativo (Q)

  • 40 de Mana
  • Recarga: 10 segundos

Infecta um herói aliado com um Patógeno Curativo que cura 250 de Vida ao longo de 4,5 s. Os Patógenos Curativos podem se espalhar para heróis aliados próximos a cada 0,75 s, e um Patógeno Curativo pode se espalhar para cada herói aliado 1 vez. Essa é sua habilidade de cura e que favorece composições de heróis corpo-a-corpo. Você pode garantir espalhar a cura para alvos mais distantes se você agir como “hospedeiro” e se movimentar.

Pústula Alastrante (W)

  • 50 de Mana
  • Recarga: 10 segundos
  • Tiro em linha reta

Arremessa uma Pústula que atinge todos os heróis inimigos no caminho, causando 21 de dano e desacelerando em 5%, chegando a 50% ao longo de 3 s. Causa mais 80 de dano ao expirar ou ser removido. Essa é sua habilidade de dano, e que vai te permitir controlar os inimigos com a desaceleração. Tente tirar o máximo de proveito atingindo mais de um herói se houver a chance.

Braço Espreitador (E)

  • 60 de Mana
  • Recarga: 8 segundos
  • Área de Efeito Circular

Canaliza para criar uma área que causa 150 de dano por segundo aos inimigos que não sejam estruturas, silenciando-os. Causa 50% de dano a unidades não-Heroicas. Existe um leve “atraso” para essa poça se formar, então tente prever qual será o próximo passo do seu inimigo. Se bem utilizada ela força o reposicionamento do outro time por completo.

Habilidade de Especialização

Comando Bioletal (D)

  • Recarga: 16 segundos

Ative para detonar todos os Vírus de Stukov. Cada Patógeno Curativo restaura 520 de Vida do alvo e cada Pústula Alastrante causa 104 de dano e desacelera o alvo em 70% por 2 s. Esse é seu “burst” de cura e de dano/controle. Saber qual o momento correto de detonar o Comando Bioletal é o que faz a diferença entre um jogador bom e um mediano. Seja paciente e procure atingir o máximo de alvos possível. Esse é o tipo de coisa em que não há uma receita pronta, porque dependerá do seu time, do seu oponente e do estado da Teamfight.

Habilidades Heroicas

Revés Sobrepujante (R)

  • 100 de Mana
  • Recarga: 80 segundos
  • Área de efeito em arco

Stukov golpeia a área à frente 3 vezes ao longo de 1,75 s, repelindo e causando 52 de dano aos inimigos. Cada golpe é maior que o anterior. Essa é uma habilidade com dano irrisório, mas que é eficiente para empurrar os inimigos para longe (seja dos seus aliados ou de um objetivo).

Tranco Desmedido (R)

  • 50 de Mana
  • Recarga: 20 segundos
  • Habilidade em linha reta

Stukov prolonga o próprio braço. Se atingir um Herói inimigo, este será empurrado até colidir com o cenário, causando 208 de dano e atordoando-o por 0,5 s. Stukov ganha 50 de Armadura enquanto empurra a vítima. Essa habilidade é extremamente engraçada de se ver, e se você conseguir um bom ângulo você pode fazer com que seu inimigo seja empurrado para o outro lado do mapa (literalmente). A recarga baixa é um grande atrativo também, tornando essa minha escolha padrão.

Talentos

Não existe um “talento correto”. Sua escolha deve refletir uma série de fatores, dentre eles: a composição do seu time, do time inimigo, o mapa em que se encontram e, é claro, seu estilo de jogo. Você pode focar sua build no Braço Espreitador, no aprimoramento dos seus vírus, ou apostar numa build híbrida.

Nível 1

  • Lança-Espinhos (Passiva)Os Ataques Básicos se tornam de longo alcance e desaceleram as vítimas em 20% por 1,5 s, mas causam 40% a menos de dano. Se você não estiver com problemas com o dano e precisar adicionar mais controle ao time, esse é um bom talento. Também é útil para poder se manter mais recuado nas Teamfights.
  • Toque Fétido (W): Missão: Atingir Heróis com Pústula Alastrante. Recompensa 1: Após atingir 15 Heróis, reduz a recarga da Pústula Alastrante em 2,5 s. Recompensa 2: Após atingir 30 Heróis, reduz a recarga da Pústula Alastrante em mais 2,5 s e elimina o custo de Mana. É um talento forte, mas que requer que você esteja já acostumado a acertar a habilidade.
  • Infestação Crescente (E)A área do Braço Espreitador aumenta em 50% ao longo de 2,5 s mas a recarga aumenta em 4 s. Ótimo talento, adicionando ainda mais zoning à habilidade.
  • Pústulas Explosivas (Especialização D): Aumenta passivamente o dano final da Pústula Alastrante em 50%. Missão: Detonar 10 Pústulas Alastrantes sem morrer. Recompensa: A explosão das Pústulas Alastrantes passa a causar dano e desaceleração em área. Essa é uma missão bem rápida de se terminar, mas acredito que o Toque Fétido seja ligeiramente superior.

Nível 4

  • Contágio Incontrolável (Q)Após infectar 3 alvos com Patógeno Curativo, restaura 40 de mana e reduz a recarga do Patógeno Curativo em 2 s. Situacional, depende do seu time estar sempre junto, mas funciona muito bem em composições com muitos heróis corpo-a-corpo.
  • Massa Corpórea (Q)Aumenta em 50% a cura ao longo do tempo do Patógeno Curativo no alvo inicial quando ele estiver com mais de 60% de Vida.
  • Armadura Biótica (Q)Patógeno Curativo concede 50 de Armadura Física ao alvo inicial enquanto estiver ativo nele. Situacional também, depende de ter heróis focados em ataque básico no outro time.
  • Estirpe Vigorosa (Especialização D): Missão: Detonar 50 Patógenos Curativos com Comando Bioletal. Recompensa: Aumenta em 40% a cura de Comando Bioletal. Esse talento faz com que a cura aumente muito, e não é tão lento para ser completado quanto parece. Rivaliza bastante com o Contágio Incontrolável.

Nível 7

  • Arremesso Longo (W)Aumenta em 100% o alcance de Pústula Alastrante. Caso esteja difícil de acertar, esse talento ajuda muito.
  • Ao meu Alcance (E): Aumenta o alcance do Braço Espreitador em 50%. Poder usar o silêncio na backline inimiga torna esse talento muito tentador.
  • Fome Insaciável (E)Sempre que um Herói inimigo for atingido pelo Braço Espreitador, reduz em 0,5 s a recarga, até 6,5 s, e restaura 5 de Mana.
  • Excisão Arbitrária (Especialização D)Ao detonar somente 1 Pústula Alastrante (mas qualquer número de patógenos Curativos) com Comando Bioletal, a recarga do Comando Bioletal é reduzida para 5 s. Esse é de longe o talento mais forte de todos, mas exige um nível de habilidade individual bem maior, então nem sempre vai ser a melhor escolha (principalmente se você estiver iniciando com o herói).

Nível 10

No nível 10 você escolherá entre as duas habilidades heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Balistoporos Reativos (W)Ao receber dano estando com menos de 50% da Vida, propaga Pústula Alastrante para todos os Heróis inimigos próximos e conclui a recarga do Comando Bioletal. Este efeito tem recarga de 10 s.
  • Golpe Baixo (E)Braço Espreitador causa 150% a mais de dano a Heróis inimigos com menos de 30% de Vida. Esse talento é forte, e em relação ao dano é melhor do que os Balistosporos.
  • Espinhos Persistentes (E)Braço Espreitador perdura por 1,5 s após ser cancelado. Esse talento é maravilhoso. Caso você precise cancelar o Braço Espreitador para fugir, o silêncio ainda permanecerá no local, podendo inclusive te ajudar a escapar.
  • Reação Virulenta (E): Se a Pústula Alastrante de um inimigo for detonada dentro da área do Braço Espreitador, ele ficará enraizado por 2 s. Muito situacional para o meu gosto, mas ainda assim é bem forte.

Nível 16

  • Superbactéria (Q)Se um aliado que estiver com Patógeno Curativo ativo for atordoado ou enraizado, ele receberá uma cura de 260 de Vida instantaneamente. Se estiver contra composições com muito atordoamento/enraizamento, esse talento é ótimo.
  • Hospedeiro Universal (Q)Stukov pode espalhar Patógeno Curativo continuamente, mas a cura é reduzida em 50%. Esse talento é ótimo, permitindo que você mantenha o Patógeno ativo quase que infinitamente se conseguir se posicionar corretamente. O problema mesmo está na redução da cura.
  • Atroz do Povo (Especialização D)Em vez de remover Patógeno Curativo, Comando Bioletal redefine a duração dele para 3 s. Esse talento é maravilhoso, aumentando muito o seu potencial curativo.

Nível 20

  • Caos Controlado (R): Requer Revés Sobrepujante como habilidade heroica. Revés Sobrepujante ganha mais 2 cargas, mas só golpeia 1 vez com alcance máximo. Também reduz a recarga para 30 s e reduz o custo de Mana de 100 para 50. Eu fiz muitos testes com esse talento, e francamente ele parece mais uma piora do que um aprimoramento na habilidade. Você deixa de dar 3 empurrões para dar apenas um, com o mesmo dano irrisório.
  • Excesso de Força (R): Requer Tranco Desmedido como habilidade heroica. Tranco Desmedido se desloca 25% mais rápido. Se Tranco Desmedido passar mais de 1,25 s empurrando um alvo, a recarga será reduzida em 15 s. Talento bem interessante, mas que requer que você consiga empurrar o inimigo bem longe para ser efetivo.
  • Comando Explosivo (Especialização D): Comando Bioletal também detona o Braço Espreitador, aplicando Pústula Alastrante nos Heróis inimigos dentro da área e silenciando-os por 2 s. Talento bem forte, rivalizando com o Excesso de Força.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0