Última Atualização: 10/07/2017

Sobre o Herói

Das ruas do Rio de Janeiro para as boates de King’s Row, as batidas do Lúcio levam alegria e muita ação para todos na festa. Sua próxima turnê será no Nexus, onde ele promete esculachar e lutar pelo que é certo.

Lúcio é o terceiro herói de Overwatch a integrar o Nexus, na função de Suporte. Suas habilidades dentro de Heroes of the Storm são um espelho das versões originais, garantindo cura ou aumento de velocidade constante para seus aliados. Ele também possui alta mobilidade e é capaz de proteger múltiplos aliados simultaneamente com sua heroica Barreira de Som, o que o torna excelente contra composições com dano em área explosivo. Em contrapartida, Lúcio causa pouco dano e não tem nenhuma forma eficiente de ajudar no wave clear. 

Ele utiliza mana para lançar suas habilidades, e seu Solta o Som (E), que garante um burst de cura ou de velocidade, consome tanta mana quanto uma habilidade heroica. Assim como em Overwatch, Lúcio pode atacar enquanto se move.

Confira como funcionam suas habilidades nesse Spotlight:

Habilidades Básicas

Onda Sonora (Q)

  • Recarga: 7 segundos
  • 30 de Mana
  • Área de efeito cônica

Lúcio causa 116 (+4% por nível) de dano aos inimigos na área, e os repele.

Transição (W)

  • Sem recarga ou custo de mana

Lúcio está continuamente tocando uma de suas músicas: Impulso de Cura, ou Impulso de Velocidade. Um círculo ao redor do herói mostra sua área de efeito. Usar a Transição troca a música que está tocando no momento.

  • Impulso de Cura irá periodicamente curar Lúcio e os aliados na área de efeito em 25 (+4% por nível) de vida por segundo.
  • Impulso de Velocidade aumenta a velocidade de movimento de Lúcio e dos aliados na área de efeito em 15%.

Você começa com o Impulso de Velocidade ligado por padrão, e ficará constantemente trocando durante o jogo.

Solta o Som (E)

  • Recarga: 15 segundos
  • 100 de Mana

Potencializa o poder de sua música atual por 3 segundos. O Impulso de Velocidade passa a aumentar a velocidade de movimento em 45%, e o Impulso de Cura passa a curar  124 (+4% por nível) de vida por segundo. Esse é o seu burst, e deve ser usado com MUITA parcimônia devido ao custo elevado de mana.

Habilidade de Especialização

Corrida na Parede

Ao movimentar-se por paredes intransponíveis ou estruturas, Lúcio apóia-se na parede e desliza, aumentando em 20% sua velocidade de movimento. Enquanto desliza, Lúcio pode atravessar outras unidades. Esse bônus de velocidade acumula com seus outros efeitos.

Em mapas mais estreitos, como dentro das Minas Assombradas, essa especialização aumenta muito sua mobilidade. Certifique-se de agarrar a parede e soltar o seu Impulso de Cura se estiver fugindo.

Habilidades Heroicas

Barreira de Som (R)

  • 100 de mana
  • Recarga: 80 segundos
  • Habilidade em área em torno do herói

Após 1 segundo, Lúcio protege a si mesmo e os aliados próximos com um Escudo de 1392 de vida, mas que decai ao longo de 6 segundos. É incrível contra composições com muito dano em área explosivo, e pode ser a diferença entre a vida e a morte. Para o quesito “suporte”, essa é a habilidade heroica mais recomendada.

Amplificador Reverso (R)

  • 50 de mana
  • Recarga: 40 segundos
  • Habilidade em área em torno do herói

Lúcio toca sua música para heróis inimigos por 4 segundos, causando os efeitos reversos. O Impulso de Cura passa a causar 112 de dano aos inimigos na área por segundo, e o Impulso de Velocidade desacelera os inimigos na área em 45%.

Passivamente, o efeito de Solta o Som aumenta em 1 segundo.

Essa é uma heroica que eu recomendo apenas se você tiver outro suporte no grupo responsável por curar em área. Lúcio não tem nenhuma cura direcionada, então a Barreira de Som é simplesmente muito forte.

Talentos

Não existe um “talento certo”. Sua escolha deverá levar em consideração uma série de fatores: a composição do seu time, do time inimigo, o mapa em que se encontram, e, é claro, seu foco na partida. Recomendo testar diversos talentos antes de encontrar a build que mais se encaixe em seu estilo de jogo.

Nível 1

  • Movendo Juntos (W): Aumenta a velocidade de movimento do Impulso de Velocidade para 20%. É o talento mais “seguro” do nível, provendo um aumento fixo na velocidade.
  • Ritmo Acelerado (E): Missão: Matar 5 heróis inimigos com o Impulso de Velocidade ativo. Recompensa: Aumenta o bônus de velocidade de movimento do Impulso de Velocidade potencializado por Solta o Som para 60%. Esse talento já requer um pouco mais de tempo para ser efetivo, e matar heróis com Lúcio não é uma tarefa tão fácil.
  • Acelerando (Especialização): O bônus de velocidade de movimento da Corrida na Parede aumenta gradativamente até 40% ao longo de 4 segundos enquanto Lúcio mantiver o efeito. Bom talento, mas que foca apenas em aumentar sua própria velocidade ao invés da velocidade de sua equipe. Não acho que valha a pena, exceto em mapas grandes em que você tenha que ficar constantemente trocando de lane.
  • Deslizar (Especialização): Passar por um herói inimigo ou perto dele durante a Corrida na Parede aumenta o bônus de velocidade de movimento para 70% por 1 segundo. Assim como o talento anterior, é apenas um buff próprio.

Nível 4

  • Subwoofer (Q): Inimigos na primeira metade do alcance da Onda Sonora são repelidos 50% mais longe. É um bom talento, te ajudando bastante a escapar caso esteja contra uma composição de muitos heróis corpo-a-corpo.
  • Contra a Parede (Q): Se Onda Sonora for usada enquanto Lúcio tiver o bônus da Corrida na Parede, a recarga será reduzida em 3 segundos. Meh.
  • Segue o Grave (Q): Missão: Atingir 20 heróis com a Onda Sonora. Recompensa: Aumenta o arco da Onda Sonora em 50% e o alcance dela em 20%. De todos esses talentos, acredito que esse seja o mais útil para situações diversas.

Nível 7

  • Mixagem pra Festa (W): Missão: Tocar suas músicas da Transição para aliados por um total de 8 minutos (não seguidos). Quanto mais aliados, mais tempo ele concede. Recompensa: Aumenta permanentemente o alcance de suas músicas da Transição em 20%. Para finalizar essa missão rapidamente você vai precisar estar constantemente ao lado de pelo menos um aliado, e preferencialmente mais de um. O aumento no raio da recompensa é bem considerável.
  • Amplificador Sônico (E): Se pelo menos 2 heróis aliados estiverem dentro do efeito das músicas na hora que você lançar Solta o Som, o raio das músicas aumenta em 50% enquanto durar o efeito. Também um talento muito bom, que fica bem próximo ao talento anterior. Caso esteja difícil completar a missão da Mixagem pra Festa, essa é uma opção mais segura.
  • Aparelho de Som (talento ativo): Recarga de 20 segundos. Posiciona um aparelho de som que toca a música ativa da Transição de Lúcio por 30 segundos. O efeito também amplifica com Solta o Som. As músicas da Transição não se acumulam. A área desse aparelho de som é tão grande quanto da sua própria música, e dura bastante tempo.

Nível 10

Nesse nível você escolherá entre as habilidades heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

Todos os talentos desse nível são defensivos, sendo uma questão de escolha pessoal e situacional, levando em consideração as ferramentas que o inimigo tem.

  • Mixando a Batida (W): Após trocar de música, se a próxima música for tocada por pelo menos 1,5 segundo, Lúcio ganha um escudo de 100 de vida que dura indefinidamente. Trocar de música novamente remove o escudo. É o talento mais “pau-pra-toda-obra” desse nível, mas você vai constantemente perder o escudo trocando de música.
  • Não para, Não para, Não para não (Especialização): Enquanto o bônus de velocidade de movimento de Corrida na Parede estiver ativo, Lúcio fica imune a efeitos de desaceleração e enraizamento. É um pouco situacional, mas extremamente forte.
  • Estilo Pesado (Especialização): Lúcio recebe 25% menos dano enquanto o bônus da Corrida na Parede estiver ativo. Também muito forte, mas que funciona melhor em mapas mais fechados.
  • Volta a Mixagem: Cura a si mesmo em 260 pontos de vida se sofrer algum efeito de atordoamento, silêncio ou estase. Esse efeito não pode ocorrer mais que uma vez dentro de 10 segundos. De todos os talentos desse nível, esse é o que acredito que forneça mais sobrevivência a Lúcio, uma vez que ele é muito vulnerável a Atordoamentos no geral.

Nível 16

  • Rejuvenescimento (E): Enquanto Solta o Som estiver ativo, o Impulso de Cura irá curar mais 3% da vida máxima dos aliados na área de efeito por segundo. Agora sim, essa habilidade se tornou um verdadeiro burst de cura.
  • Essa é Nossa (E): Se pelo menos 2 heróis aliados estiverem dentro do efeito do Impulso de Cura quando você lançar Solta o Som, a cura se torna 40% mais forte enquanto durar o efeito. Novamente, um burst de cura, só que dependente da condição de múltiplos heróis.
  • Sobe a Frequência (E): O custo de mana de Solta o Som é reduzido para 80, e Ataques Básicos contra heróis inimigos reduzem a recarga da habilidade em 0,45 segundo.

Nível 20

  • Bossa Nova (R): Requer Barreira de Som como habilidade heroica. Reduz a recarga da Barreira de Som para 30 segundos, mas o escudo passa a decair ao longo de 4 segundos. Caso esteja em um mapa com teamfights muito frequentes, vale a pena.
  • Remix sem Parar (R): Requer Amplificador Reverso como habilidade heroica. Enquanto o Amplificador Reverso estiver afetando pelo menos 2 inimigos, ele durará indefinidamente.
  • Música Bônus (E): Trocar a música da Transição enquanto Solta o Som estiver ativo renova a duração de Solta o Som. Só pode ocorrer uma vez por lançamento. Caso esteja precisando de muita cura, você pode ativar o Solta o Som durante o impulso de cura, esperar um pouco, e quando o efeito estiver quase acabando, mudar de música, e mudar novamente muito rápido para ter a cura potencializada novamente. O mesmo vale para o processo inverso.
  • Sinestesia Auditiva (E): Lançar Solta o Som remove atordoamentos, desacelerações e enraizamentos dos aliados, e remove efeitos de desaceleração e enraizamento de Lúcio. Contra composições de Hard CC, meu amigo, isso aqui é absurdo de forte. É um Purificar em área, e que de quebra vai potencializar suas habilidades.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0