Última Atualização: 12/11/2017

Sobre o Herói

O rei gladiador de Ventobravo, Varian Wrynn, viveu muitas vidas. A fúria de Varian fez tremer as hordas órquicas; sua devoção preservou a nação. Empunhando a espada Shalamayne com as duas mãos, empunhando duas espadas ou carregando um escudo, Varian é capaz de mudar rapidamente de tática: entrando em corpo a corpo contra vários oponentes, resistindo a ataques ou duelando em combate direto. Não importa se o Rei Wrynn ou Lo’Gosh, o Lobo Fantasma, está no campo de batalha, a habilidade dele é sempre a mesma.

Varian é o primeiro herói da categoria MULTICLASSE de Heroes of the Storm. Ele é classificado tanto como Guerreiro quanto Assassino. Sua escolha de habilidade heroica é o que determinará seu foco. Diferente dos outros heróis, Varian possui três opções de habilidades heroicas, sendo uma delas focada em sobrevivência e resistência, uma em dano explosivo (burst) e outra em dano sustentado. É como nas especializações dentro de World of Wacraft: Proteção, Armas e Fúria.

Todas as habilidades de Varian consomem mana, e grande parte possui recarga baixa. Entretanto, ele não é um herói que costuma ter problemas de mana justamente por não possuir um kit “spammável”. Esse é um herói cujo dano e resistência no Early Game são medianos, sendo necessário tomar muito cuidado com ganks — uma vez que você não tem ferramentas de escape eficientes.

Confira os detalhes do funcionamento das habilidades de Varian nesse vídeo:

Habilidades Básicas

Presa do Leão (Q)

  • 50 de Mana
  • Recarga: 8 segundos
  • Golpe em linha reta

Cria uma onda de choque em linha reta, causando 156 (+4% por nível) de dano, e desacelerando os inimigos atingidos em 35% por 1,5 segundo. É um bom método tanto para causar dano quanto para controlar o inimigo, pois pode atingir vários alvos. Não é muito bom para limpar waves, embora não seja péssimo.

Aparar (W)

  • 15 de Mana
  • Recarga: 8 segundos
  • 2 Cargas

Apara todos os ataques básicos recebidos dentro de 1,25 segundo, reduzindo o dano causado por eles em 100%. Uma proteção eficiente se usada no momento correto, ótima para counterar heróis de ataque básico. É importante lembrar que você ainda pode atacar e usar habilidades enquanto Aparar estiver ativo.

Investida (E)

  • 45 de Mana
  • Recarga: 12 segundos

Investe contra o inimigo alvejado, causando 52 de dano e desacelerando em 75% por 1 segundo. Sua habilidade de custo mais alto, utilizada primariamente para iniciar os combates.

Habilidade de Especialização

Golpe Heroico (Passivo)

A cada 18 segundos, o Ataque Básico de Varian causa 145 (+4% por nível) de dano mágico extra. Ataques Básicos reduzem essa recarga em 2 segundos. Para masterizar o herói, você deve ficar sempre atento à recarga do Golpe Heroico. Tê-lo à disposição na hora de habilidades como Pancada Colossal irá te trazer um aumento imenso de dano.

Habilidades Heroicas

Provocar (R)

  • 20 de Mana
  • Recarga: 16 segundos

Força o Herói alvejado a atacar você por 1,25 segundo. Passivamente, sua Vida Máxima é aumentada em 30% e você ganha 15 de Armadura (15% de redução de dano). Só pela descrição, já dá pra entender que essa heroica é completamente voltada à build Proteção de Varian. Você pode interromper poderosos combos e salvar os seus amigos dessa forma. SEMPRE guarde uma carga de Aparar para usar junto com Provocar. As recargas das duas habilidades se alinham muito bem.

Pancada Colossal (R)

  • 40 de Mana
  • Recarga: 20 segundos

Arrebenta o inimigo alvejado, causando 166 (+4% por nível) de dano e tornando-o Vulnerável por 3 segundos, aumentando o dano que ele recebe em 25%. Passivamente, seu Dano de Ataque Básico é aumentado em 100%, mas sua Vida Máxima é reduzida em 10%.

Essa é uma heroica voltada à build assassina de burst (Armas). Essa heroica deve ser guardada para momentos em que suas outras habilidades estão engatilhadas, como a Presa do Leão, e principalmente, o Golpe Heroico.

Lâminas Duplas da Fúria (R)

  • Passiva

Ataques Básicos reduzem a recarga de Golpe Heroico em 9 segundos, e aumentam a velocidade de movimento de Varian em 30% por 2 segundos. Passivamente, sua Velocidade de Ataque é aumentada em 100%, mas o Dano de Ataque Básico é reduzido em 20%.

Essa heroica já é voltada a dano sustentado com vários Golpes Heroicos entre seus ataques básicos, sendo bem voltada à build Fúria de Varian. Escolhendo essa heroica, a cada 2 Ataques Básicos, você lançará um Golpe Heroico — sem se esquecer que com a velocidade de ataque aumentada, isso será super frequente.

Talentos

Não existe um “talento correto”. Sua escolha muitas vezes é situacional, e deve refletir fatores como: a composição do seu time, do time inimigo, o mapa em que se encontram, o estado atual da partida e, é claro, seu estilo de jogo.

Nível 1

  • Bocarra do Leão (Q)Missão: Toda vez que Presa do Leão atinge um Herói, o dano da habilidade aumenta em 4, até um máximo de 120. Recompensa: Ao atingir 30 Heróis, a desaceleração aumenta para 50%, e a duração, para 2 segundos. Para builds de Proteção eu recomendo esse talento por causa do aumento da desaceleração, que de fato pode te ajudar a cumprir o papel de Tanque. É bem útil em builds de Armas, uma vez que é um aumento do seu burst de dano de habilidade.
  • Subjugar (W)Ao Aparar o Ataque Básico de um Herói, a recarga de Golpe Heroico se renova. O próximo Golpe Heroico tem o dano aumentado em 20%.
  • Jornada do Alto-rei: Missão 1: Atingir 50 Heróis com Ataques Básicos. Missão 2: Participar de 5 Abates de Heróis. Missão 3: Coletar 20 Globos de Regeneração. Recompensa: Cumprir uma Missão concede 10 de Dano de Ataque Básico. Cumprir as 3 Missões concede um adicional de 45 de Dano de Ataque Básico. Essa é uma missão que demora um bocado para ser concluída, mas seus benefícios no late game são maravilhosos para builds focadas em dano sustentado.

Nível 4

  • Barricada (W): Aparar passa a conceder Proteção a você, prevenindo todo o dano recebido enquanto durar o efeito. Esse talento é amor puro para builds de Proteção. Caso esteja sofrendo para se manter vivo, é uma escolha ótima em qualquer outra build.
  • Cavaleiro do Apocalipse (E): Reduz a recarga da Investida em 8 segundos, e o custo de mana em 50%. Caso você esteja confortável em abrir mão da sobrevivência da Barricada e queira adicionar mais controle, esse é um bom talento.

Nível 7

  • Viver pela Espada (W)Aumenta a Duração de Aparar em 40%. Se você bloquear pelo menos 4 Ataques Básicos de um Herói Inimigo com um só Aparar, a recarga da habilidade é reduzida em 2 segundos. Combinada com a heroica Provocar, é quase certeza de redução de recarga. Para builds de Proteção, é um must.
  • Fôlego RenovadoAtaques Básicos curam Varian em 1% da Vida máxima dele. Quando estiver abaixo de 50% de Vida, esses ataques também curam um adicional de 50% do dano causado. Se estiver seguindo a build de Fúria, em que você terá uma velocidade de ataque monstruosa, esse talento é ótimo.
  • Ímpeto da VitóriaA cada 60 segundos, o Ataque Básico de Varian o cura em 416 de Vida. Quando uma tropa inimiga próxima morre, a recarga é reduzida em 15 segundos. Isso para sustain no early game é ótimo, ou mapas em que você permanece nas lanes por períodos prolongados de tempo.

Nível 10

Nesse nível você escolherá entre as habilidades heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Desenfreado (E)Investida causa dano extra equivalente a 4% da Vida máxima do Herói alvejado. Esse é um talento que dependerá da composição inimiga. Com 2 ou mais guerreiros, já passa a ser benéfica. Caso esteja indo para uma build de burst de Armas, o dano com a Pancada Colossal fica bem bruto — desde que você tenha escolhido Cavaleiro do Apocalipse no nível 4.
  • Golpe MortalHeróis atingidos por Golpe Heroico recebem 40% menos cura por 4 segundos. Independente da build escolhida, essa é uma escolha viável e que atrapalha o inimigo na hora de manter os alvos machucados vivos. Caso esteja com a build de Fúria, você consegue manter o alvo com redução de cura o tempo todo.
  • Arremesso Devastador (talento ativo): Recarga:30 segundos. Ative para arremessar uma espada que causa 52 de dano ao alvo e um máximo de 1456 de dano extra aos Escudos dele. Passiva: Ataques Básicos causam até 200% de dano extra aos Escudos. Esse talento já é bem mais situacional, dependendo da existência daquele Tassadar ou Chen chato na equipe inimiga.

Nível 16

Independente da build que você escolha, os estandartes são situacionais e podem se beneficiar em vários diferentes cenários. Caso esteja em uma equipe com muito dano de habilidade, Dalaran é a escolha mais óbvia (sem falar que aumenta o dano do Golpe Heroico). Caso queira fortalecer Varian como guerreiro de Proteção, Altaforja é o ideal, tanto para ele quanto para os aliados. Acredito que Ventobravo seja o mais fraco entre os 3, mas mesmo ele pode encontrar seu espaço caso mobilidade esteja em falta no seu time.

  • Estandarte de Ventobravo (talento ativo): Recarga: 45 segundos. Ative para posicionar um Estandarte que concede 25% de Velocidade de Movimento aos Heróis aliados próximos. Dura 12 segundos..
  • Estandarte de Altaforja (talento Ativo): Recarga: 45 segundos. Ative para posicionar um Estandarte que concede Resistente aos Heróis aliados próximos, reduzindo o dano recebido em 20%. Dura 12 segundos.
  • Estandarte de Dalaran (talento Ativo): Recarga: 45 segundos. Ative para posicionar um Estandarte que concede 20% de Poder de habilidade aos Heróis aliados próximos. Dura 12 segundos.

Nível 20

  • Vigilância (R): Requer que você tenha escolhido Provocar como habilidade heroica. Ser atingido pelo Ataque Básico de um Herói reduz a recarga de Provocar em 1 segundo.
  • Mestre de Armas (R): Requer que você tenha escolhido Pancada Colossal como habilidade heroica. Pancada Colossal afeta todos os inimigos perto do alvo e tem a recarga reduzida em 10 segundos. Mais dano, mais vezes, e em mais alvos! No entanto, caso seus inimigos não estejam andando muito juntos, Glória à Aliança é mais benéfico.
  • Frenesi (R): Requer que você tenha escolhido Lâminas Duplas da Fúria como habilidade heroica. Lâminas Duplas da Fúria aumentam a Velocidade de Ataque de Varian em 15% adicionais, e os Ataques Básicos aumentam sua Velocidade de Movimento em mais 10%. Incrível incremento para a build de fúria, aumentando até a cura do Fôlego Renovado.
  • Glória à Aliança: Estandartes agora também aumentam a regeneração de vida e toda a cura recebida por Heróis aliados próximos em 50%, e a recarga é reduzida em 20 segundos. Para builds de Proteção, isso é incrível, principalmente se tiver escolhido o Estandarte de Altaforja. Ele pode mudar significativamente uma teamfight se usada no momento correto.
  • Urro Desmoralizante (talento ativo): Recarga: 25 segundos. Ative para desmoralizar Heróis inimigos próximos, reduzindo o dano causado por eles em 25% por 5 segundos.

Sugestão de Build

Build de Proteção (Tanque)

Build de Armas (Burst)

Build de Fúria (Dano Sustentado)


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0