“SUTURINO GOSTA DE BRINCADEIRA BRUTA… TUDO BEM. CADÁVER TAMBÉM BRINCA!”

Temos agora mais um guia de Herói do Heroes of the Storm, e se prepara que esse assunto é pesado! Entrando pela lado esquerdo do ringue, pesando [insira um número absurdo de grande] quilos, com metade dos órgãos caindo delicadamente pelo estômago dilacerado e um facão de açougueiro medonho: SUTURINO CHEGOU.

Última Atualização: 12/11/2017

Sobre o Herói

Tome cuidado ao cruzar as trilhas sombrias da Floresta do Crepúsculo no universo de Warcraft… Desde que Abercrombie, o Embalsamador, soltou sua abominação em Vila Sombria, Suturino vaga sem rumo pelas estradas, devorando os jogadores de nível baixo da Aliança. Para sorte dele, o Nexus oferece uma ampla variedade de Heróis para saciar seu apetite infinito!

Suturino foi arrancado da sua casa na Floresta do Crepúsculo, em World of Warcraft para ser um dos Guerreiros mais poderosos e monstruosos do Nexus! Ele cumpre o papel de tanque da equipe, recebendo o dano ao invés dos seus aliados frágeis que poderiam ser retalhados com mais facilidade. Quem jogar mais de 20 minutos comigo no Heroes não vai escapar de escutar uma reclamação de o quanto esse Herói ‘tá roubado, e ‘tá roubado mesmo! Não tem mais o que dizer! Ele dá dano batendo, andando, comendo; até quando ele recebe dano ele dá dano também! Além de ter uma vida que não tem fim, uma habilidade gigante de cura própria e… bem, eu posso ficar horas aqui reclamando de o que é encontrar um Suturino no campo de batalha – e como ele só é melhorado a cada patch que passa, lalala -, mas isso não é o que interessa a gente agora. Foca aqui.

Suturino usa mana para utilizar suas habilidades. “Mas que habilidades Becker?”. Calma seu apressado! Toma aqui um vídeo mostrando o que ele faz:

Habilidades Básicas

Gancho (Q)

  • 75 de Mana
  • Recarga: 16 segundos
  • Direção Selecionada em linha reta

Suturino lança seu gancho que vai puxar o primeiro inimigo atingido contra ele. Também causa 200 de dano.

Alguém mais escutou ‘GET OVER HERE’ aí? Essa habilidade funciona em qualquer alvo atacável, e você vai precisar treinar um tempo na lane até conseguir acertar o Gancho nos Heróis, e não nos lacaios que parece que sempre estão no meio do caminho. Eu até agora não vi no jogo um puxão que vai tão longe quanto esse, e taí, Suturino roubado. Essa habilidade também ajuda a impedir que inimigos conquistem objetivos. Por exemplo, use o Gancho para impedir que inimigos capturem o Santuário no Condado do Dragão.

Além disso, o Gancho pode alvejar Heróis aliados, se você usá-lo através da função “Mão Amiga” (tecla de atalho padrão: 1). Isso é perfeito para salvar aliados do perigo, mas cuidado para não puxar na hora errada. Se seu aliado estiver perseguindo um inimigo com nadinha de vida e você o puxar para longe, ele vai ficar bem irritado.

Batida (W)

  • 40 de Mana
  • Recarga: 8 segundos
  • Área de efeito em cone

Dá 104 (+4% por nível) de dano nos inimigos dentro da área.

Essa habilidade tem uma recarga baixa, então dá-lhe batida nos seus inimigos! É a habilidade que menos utiliza mana, então pode usar assim que a recarga terminar para otimizar o seu dano!

Devorar (E)

  • 55 de Mana
  • Recarga: 20 segundos

Causa 300 de dano em Lacaios e 250 de dano em Heróis. Também cura 19.92% da sua própria vida.

Por que causa mais dano em lacaios do que em heróis? Não sei; por ser tanque, eu acho que deveria ser ao contrário, mas eu não sou a Blizzard, e não compreendo onde que seria papel do Suturino derrotar os lacaios.

Por que se cura tanto? Porque Suturino é que nem subir em favela perigosa no Rio de Janeiro com um Iphone na mão: roubado. Utilize devorar para sempre manter sua vida num nível seguro.

Habilidade de Especialização

Gás Torpe

Quando Suturino recebe qualquer tipo de dano, ele emite uma quantidade de Gás Torpe, que envenena inimigos próximos ao longo de 3 segundos, causando 17 de dano por segundo. O efeito tem uma recarga de 3 segundos.

Habilidades Heroicas

As duas opções de habilidades heróicas são completamente situacionais, e dependerá de como o jogo vem se desenrolando, composição de times e o que você acha que falta para as lutas serem mais roubadas ainda para o seu lado, Senhor Suturino. Apesar disso, eu poucas vezes vejo a Bílis Pútrida sendo escolhida. Explico melhor qual o melhor momento para se usar cada uma após a explicação delas.

Bílis Pútrida (R)

  • 75 de Mana
  • Recarga: 60 segundos

Emite uma bílis que causa 80 de dano por segundo para inimigos que estiverem sobre ela, desacelerando-os em 35% da velocidade de movimento. Suturino recebe 20% de velocidade de movimento enquanto está usando a habilidade. Dura 8 segundos.

Suturino já não tem muita cara de ser muito limpo, mas isso aqui é o limite. Ele vomita, escarra, cospe, derruba, espirra e inunda o caminho inteiro por qual ele passa com essa gosma ridiculamente verde e asquerosa – beijo pra quem tá lendo isso e comendo! De onde ele tirou tanta meleca eu nem sei, já que nem nariz ele tem. Se fazer essa nojentice não basta pra fazer o Lich King sair de perto correndo que nem uma garotinha, não tem problema; Suturino é roubado e tem uma carta na manga pra isso. A sujeira colocada no chão também dá dano e deixa quem estiver em cima lento.

O Suturino não se move sozinho enquanto está usando essa habilidade; é necessário que se clique no lugar que você deseja que ele suje, andando até o local e eu estou enjoada.

Engolir (R)

  • 70 de Mana
  • Recarga: 60 segundos

Devora um Herói inimigo, prendendo-o por 4 segundos. Quando Engolir termina, o inimigo recebe 100 de dano. O adversário preso não pode se mover ou usar qualquer tipo de ataque, e não pode receber dano de nenhum outro lugar. Caso Suturino entre em Estase, os alvos são automaticamente expelidos.

* Existe também um detalhe no final da explicação dessa habilidade que diz ‘Não pode ser usada em heróis massivos’, o que significa que alguns Heróis em formas especiais não podem ser engolidos — como o Tychus durante o Confiscar Odin, por exemplo.

Quando usar Engolir e quando usar Bílis Pútrida? 

Eu sempre vejo Engolir sendo a habilidade mais usada pelo seu peso em lutas com mais de 1 herói, que é o que mais costuma acontecer nas partidas em Heroes of the Storm. Você, numa luta de 5×5, garante um momento em que um tanque ou um herói de apoio desapareça por 3,5 segundos, abrindo espaço para os seus Assassinos destruírem o resto da equipe. Também impede uma grande quantidade de dano ser causada em um momento só, dando tempo para o seu herói de apoio recuperar a vida da equipe. As vantagens dessa habilidade se usadas no momento certo são lindas, e eu estou sendo gentil. Também existe a possibilidade de você puxar um inimigo para dentro das barreiras das suas torres, emboscando-o para deixá-lo preso ao alcance das suas torres.

Bílis Pútrida é mais complicada de ser usada, apesar de ter uma recarga menor. É difícil de você ao invés de bater ter que ficar correndo em volta da equipe inimiga pra garantir que todos vão ser atingidos pelo dano. Além disso, usá-la para fugir não é tão eficiente. Os inimigos serão capazes de ver a gosma e passam a ter uma chance enorme de desviar se você estiver correndo em linha reta. Apesar disso tudo, eu disse que ela é mais complicada de usar, não menos eficiente. Se você conseguir um jeito de usar a Bílis da forma correta, ela passa a ser tão boa ou melhor do que Engolir. E suas vantagens devem ser levadas extremamente em conta: se a equipe adversária tem vários heróis de combate corpo a corpo, considere usar Bílis Pútrida para desacelerá-los, tornando-os alvos fáceis para o assassino da sua equipe.

Talentos

Não há um talento correto. A escolha de um talento é extremamente situacional, e depende do seu time e do time adversário. Aconselho todos os jogadores a experimentarem a maior parte dos talento dos heróis até encontrar a forma que melhor se encaixa com sua jogabilidade.

Nível 1

  • Suprimir MagiaA cada 8 segundos, você ganha uma carga de Suprimir Magia. Cargas de Suprimir Magia fazem com que todo o Dano de Habilidade recebido seja reduzido em 50% por 1,5 segundos. As cargas não se acumulam.
  • Mastigar a Comida (E)Usar Devorar também cura 10% da sua vida máxima por 3 segundos.
  • Batida Forte (W)Dano da Batida aumentado em 40%. (!)
  • Fome de RepetecoCada Globo de Regeneração coletado aumenta sua Vida máxima em 30 permanentemente, até um máximo de 900. Ao chegar a 900 de bônus de Vida, a velocidade de movimento de Suturino aumenta em 10%.

Nível 4

  • Cura Amplificada: Aumenta os efeitos de regeneração e todas as curas recebidas em 30%. Eu preciso repetir o quanto o Suturino é roubado? Se você juntar esse talento com o talento ‘Mastigar a Comida’ ali em cima, você tem praticamente um herói de suporte em questão de cura própria.
  • Fumaça Restauradora (Especialização)Sempre que um Herói inimigo recebe dano de Gás Torpe, Suturino é curado em 27 (+4% por nível) de Vida
  • Solo Pútrido (W): Inimigos atingidos pela Batida são infectados com Gás Torpe. E como já foi descrito, receberão dano periódico durante 3 segundos.

Nível 7

  • Amaciador: (inserir imagem de um amaciador de carne e eu tenho medo do Suturino usar um troço desse) Os Ataques Básicos desaceleram os inimigos em 25% por 1,5 segundos. Não me deixem imaginar a cena das pernas desses caras amaciadas por favor. Esse é um talento ótimo para uma build de Tanque, e serve pra proteger a sua equipe de serem perseguidos, e os inimigos de escaparem.
  • Gás Tóxico (Especialização): Aumenta o raio de Gás Torpe em 25% e o dano em 50%. Mais dano!
  • Última Mordida (E): Se um inimigo morrer dentro de 3 segundos após ter sido atingido por Devorar, a recarga será reduzida em 12 segundos.
  • Larica Total (E): Usar Devorar em um Herói inimigo concede +2 de Vida por segundo permanentemente. Eu não fico muito confortável com um talento que tenha esse nome, mas não dá pra negar que +2 de recuperação é bem útil já que Devorar é uma habilidade usada o tempo inteiro.

Nível 10

No nível 10 você escolherá entre as Habilidades Heróicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Saco de PulgasSempre que Suturino for Atordoado ou Enraizado, a recarga das habilidades básicas será reduzida em 6 segundos.
  • Super Esmagamento (W): Alcance e amplitude da Batida aumentados em 25%. É comprovado cientificamente que após pegar esse último talento para Batida, se houver pego todas as outras melhoras para W, Suturino é capaz de matar três vacas com um golpe só.
  • Indigestão (E): Usar Devorar cria um Vomitoide. Um Vomitoide é uma pequena criatura feita de gosma – super fofinha, apesar de – que vai atacar os seus inimigos e aplicar o efeito de Gás Torpe.

Nível 16

  • Pulverizar (W): Reduz a recarga de Batida em 2 segundos, e desacelera os inimigos atingidos em 75% por 1 segundo.
  • Pesca Macabra (Q): O Gancho ganha mais 40% de alcance. Pra poder puxar os seus inimigos de dentro do Nexus deles, é obvio.
  • Espetinho (Q): O gancho puxa até 2 alvos.
  • Pele Pétrea (talento ativo): Possui 60 segundos de recarga. Ative para ganhar um escudo temporário que absorve dano equivalente a 30% de sua vida por 5 segundos. Esse talento pode garantir sua sobrevivência num combate intenso, te tornando praticamente imortal por um tempinho.

Nível 20

  • Escudo Fortalecido (Talento Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para criar um escudo que reduz todo o dano recebido – de ataques básicos e de habilidades – em 75% ao longo de 4 segundos.
  • Canibalizar (Passivo): Ataques Básicos contra Heróis inimigos curam Suturino em 5% do seu máximo de Vida.

Os próximos dois talentos são para melhorar as suas habilidades heróicas, e só estará disponível o talento da habilidade que você escolheu.

  • Bile PotenteBílis Pútrida dura 6 segundos a mais e aumenta o efeito de desaceleração para 45% enquanto estiver ativa. Aqui essa habilidade passa a parecer extremamente interessante, mesmo que ainda complicada de se utilizar.
  • Hora do Lanche de Suturino (R): Enquanto estiver ativo, Engolir tem alcance maior e pode ser relançado até o primeiro alvo ser expelido. Engolir um alvo fora do alcance corpo a corpo teleportará Suturino até o alvo.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Eu quero muito poder no futuro voltar aqui nesse guia, dar uma risada nostálgica e pensar ‘ah, como o Suturino era insano naquela época.. hoje ele obedece o padrão de ‘ou dá muito dano ou suporta muito dano’. ha-ha, bons tempos…’.  Por que chega dessa opressão adiposa nos campos de batalha de ver que tem um Sutu no outro time e querer chorar em posição fetal do lado do seu Nexus, consolando um ao outro. E taí a dica eterna: Quer ser um monstro – vem monstro – na sua equipe? Suturino é o seu Herói. Agora, chega dele porque eu to meio enjoada com esse papo todo de Bílis, e to indo deitar um pouco na cama pra ir chorar.

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0