“Não é minha batalha? Não sei quem você pensa que é, moço, mas tenho umas continhas para acertar com Arthas e você está me atrapalhando.”

– Muradin, Rei da Montanha.

Muradin Barbabronze! Ao lado de irmãos tão grandes como os que Muradin tem, seria difícil ele vir qualquer coisa menos importante né? Ele estava lá para não impedir que Arthas virasse o Lich King, e perdeu a memória depois disso… e não foi ele que ensinou as técnicas de batalha pra el… bem, mas são tudo águas passadas, e tá tudo mais ou menos bem agora no Nexus, pelo que eu ouvi falar. E ele é justamente o Barbabronze que você vai querer ao seu lado na batalha.

Última Atualização: 22/02/2017

Sobre o Herói

Apesar de ter sido um dos mentores de Arthas, Muradin não conseguiu impedir sua corrupção. Após se recuperar de um leve caso de amnésia, ele é hoje o líder do clã Barbabronze após a transformação do seu irmão, o rei Magni, em diamante.

Muradin é um Herói Guerreiro muito resistente da franquia de Warcraft, que pode pular pelo mapa atordoando e desacelerando inimigos enquanto causa dano, e até agora é um dos heróis mais simples e ao mesmo tempo complicados com que eu já joguei até agora. Simples porque todas suas habilidades são similares e fáceis de entender e dominar. A parte complexa vem porque ele tem diversas builds possíveis de talentos, muitos, muitos possíveis combos de escolhas para vários propósitos diferentes, e ele pode ser sim um herói muito profundo. Além disso, sua regeneração de vida é muito alta, podendo voltar para a batalha depois de uma experiencia de quase-morte. Além disso, um detalhe incomum nesse herói é a quantidade imensa e impressionantemente irritante de stuns que ele pode causar. Ele tem talentos para fazer com que ele possa atordoar inimigos a cada segundo! É o arquivilão de heróis que podem ter suas habilidades canceladas, como o Tiro Triplo da nova.

Muradin pode escolher talentos para aumentar sua defesa e exercer o papel de Tanque, ou talentos agressivos, talentos que podem empurrar lanes como a Zagara, talentos de cura própria, talentos de talentos! Tudo que é tipo de talentos, e combinações insanas podem acontecer. Essa é a graça do Muradin, juntar vários buffs de cada vez e pronto, atordoamentos na cara! Apesar disso tudo, um grande perigo se esconde junto da barba do Rei da Montanha, que pode virar um devora-mana se não for tomado o devido cuidado.

Habilidades Básicas

Seta Tempestuosa (Q)

  • 60 de Mana
  • Recarga: 10 segundos

Lança um martelo, causando 115 de dano para o primeiro inimigo que for atingido, atordoando-o por 1,25 segundos.

Habilidade básica de dano para tudo que você puder pensar em querer destruir. Inicialmente só atinge um único alvo, atordoando e causando o dano, sendo super simples e tudo o mais.

O problema dessa habilidade é quando começa a juntar os talentos. Ela pode passar a atingir 2 inimigos ao invés de um, recuperar mana, aumentar a quantidade de dano causado toda vez que atingir alguém. Mas enquanto ela está simples assim, realmente, só atire e cause dano, e nada além disso.

Trovoada (W)

  • 50 de Mana
  • Recarga: 8 segundos

Causa 100 de dano e desacelera a velocidade de ataque e de movimento dos inimigos atingidos em 25%, ao longo de 2.5 segundos.

Use essa habilidade quando tiver muitos inimigos próximos para serem atingidos, quando não tiver mais nenhuma habilidade de dano para usar, ou para desacelerar os inimigos próximos por qualquer motivo – para perseguir eles, impedir que te alcancem, que te batam, ou que avancem para as torres. Também existem diversos talentos que podem fazer essa habilidade deixar de ser só um ‘dano e desaceleramento’.

Arremesso de Anão (E)

  • 55 de Mana
  • Recarga: 10 segundos
  • Área de efeito circular.

Pula para o local alvejado, causando 35 de dano nos inimigos que forem atingidos na queda. Muradin fica resistente por 2 segundos, recebendo 25% menos dano.

Essa é a habilidade de posicionamento ou fuga do Muradin. Pular no meio dos inimigos para poder encaixar a Trovoada melhor, ou usar para um ataque surpresa. Todas as habilidades do Anão tem várias maneiras de serem usadas.

Habilidade de Especialização

Fôlego Renovado

Recupera 54 (+4% por nível) de vida por segundo quando você não toma nenhum tipo de dano durante 4 segundos. O efeito é cancelado se você receber algum dano, ou se sua vida chegar a 100%. Além disso, quando a vida de Muradin fica abaixo de 40% sua recuperação aumenta para 107 (+4% por nível) de vida por segundo, até sua vida ficar acima dos tais 40%. Essa especialização garante uma sobrevivência e uma cura própria muito forte pro Muradin, fazendo com que ele sempre possa voltar pra batalha com a vida renovada.

Habilidades Heroicas

As duas opções de habilidades heróicas são completamente situacionais, e dependerá de como o jogo vem se desenrolando, composição de times e qual o foco do seu Herói nessa partida.

Avatar (R)

  • 100 de Mana
  • Recarga: 90 segundos

Se transforma por 20 segundos em um Avatar, ganhando 1124 de vida a mais. A duração praticamente não é notada, e tem como vantagem só cancelar alguma habilidade interrompível.

Essa é a habilidade para uma build defensiva, fazendo Muradin ser um filho da mãe resistente e cancelando tudo que poderia ser usado contra ele. Use naquelas lutas decisivas para mitigar muito dano e proteger seus aliados fazendo a linha de frente.

Apagão (R)

  • 80 de Mana
  • Recarga: 40 segundos

Causa 640 de dano e empurra o alvo exatamente na direção contrária a que você está. Todos os outros inimigos atingidos recebem a mesma quantidade de dano e são empurrados para os lados.

Essa é a habilidade agressiva que funciona para quebrar o posicionamento do inimigo, tirando-o do caminho. Usando como exemplo, caso o time adversário inteiro esteja vindo, você pode empurrar o guerreiro resistente para trás do time e deixar os outros heróis frágeis expostos. Além disso, caso você esteja com seu último suspiro de vida, você pode afastar os inimigos que estão te perseguindo e escapar em segurança. Use-o também para proteger seus aliados mais frágeis, como a Valla ou algum herói de apoio, afastando o cara malvado.

Talentos

Não há um talento correto. A escolha de um talento é extremamente situacional, e depende do seu time e do time adversário. Aconselho todos os jogadores a experimentarem a maior parte dos talentos dos heróis até encontrar a forma que melhor se encaixa com sua jogabilidade.

Nível 1

  • Bloqueio: Reduz periodicamente o dano recebido de ataques básicos de heróis em 75%, e acumula até duas cargas. Clássico talento defensivo.
  • Tempestade Perfeita (Q)O dano de Seta Tempestuosa aumenta permanentemente em para cada Herói atingido, e reduz o custo de Mana de Seta Tempestuosa em 25%. Se no primeiro minuto de jogo você conseguir acertar todos as Setas, você já aumenta consideravelmente o dano. E o talento seguinte de atingir mais inimigos também vale aqui, fazendo você aumentar 10 de dano por habilidade se você acertar ambos os inimigos.
  • Fôlego Triplicado (Especialização)Aumenta a taxa de recuperação de vida do Fôlego Renovado para 81 (+4% por nível) por segundo e aumenta o limite de Vida para 60% para ativar o efeito aumentado. Mais sobrevivência para uma build de proteger os amiguinhos.

Nível 4

  • Marreta (Q)A Seta Tempestuosa causa 400% de dano a tropas, estruturas e mercenários, e destrói de munição de estruturas ao acertar. Eu, sendo honesta, acho que o Muradin não tá nem aí pra empurrar lane não. Mas, quem sabe?! Em conjunto com uma Zagara esse talento deve ser um saco pro time inimigo.
  • Controle Coletivo (W)Cada inimigo atingido por Trovoada restaura 5 de mana e reduz a recarga de Trovoada em 0,75 segundos, até um máximo de 7 segundos.
  • Reverberação (W)Aumenta a desaceleração de velocidade de ataque da Trovoada para 50% e aumenta a duração da habilidade de 2,5 para 3 segundos.
  • Trovão Calcinante (W)Trovoada deixa uma área no chão que explode após segundos, causando 25 de dano e fazendo os inimigos atingidos ficarem 25% mais lentos e baterem 25% mais devagar por 2,5 segundos.

Nível 7

  • Seta Perfurante (Q)A Seta Tempestuosa perfura, atingindo alvo adicional. Aqui está o talento chato (para seus inimigos) de que tanto falávamos. Senhoras e Senhores: Seta Perfurante.
  • Impulso de Pouso (E)Quando você termina o Arremesso de Anão, você ganha 25% a mais de Velocidade de Movimento por 5 segundos. Bom para perseguir inimigos ou fugir com segurança.
  • Inércia FérreaAtaques Básicos reduzem a recarga das habilidades básicas em 0,75 segundos (exceto Arremesso de Anão).
  • Rachacrânios3º Ataque Básico contra o mesmo alvo o atordoa por 0,25 segundos, e a velocidade de ataque de Muradin aumenta em 25% passivamente. Eu avisei, não avisei?!

Nível 10

No nível 10 você escolherá entre as Habilidades Heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Raiva ArdenteCausa passivamente 10 de dano por segundo em inimigos que estiverem próximos.
  • Cura Estática (W)Cura 5% da sua Vida máxima para cada herói atingido por Trovoada.
  • Golpe do Trovão (W)Trovoada causa 300% de dano quando só uma unidade de dano é atingida. Tudo bem… 300% é bastante coisa, e pode ser até muito forte quando você está perseguindo só um herói.
  • Escudo MágicoAo receber um dano de Habilidade, reduz todo o Dano de Habilidade recebido em 50% por 3 segundos. Só pode ser ativada uma vez a cada 30 segundos. Esse talento é bem confuso, então deixa eu colocar em uma forma mais prática: Esse seu novo escudo não vai ser ativado enquanto não acertarem você com alguma habilidade, e quando isso acontecer você vai automaticamente reduzir o dano dela – e das próximas habilidades recebidas pelos próximos 3 segundos – pela metade. Ele será ativado sozinho assim que o dano te atingir – você não precisa apertar nada. Danos básicos e canhões de torres não são reduzidos. Depois que acabar os três segundos de duração, o próximo escudo só poderá se ‘auto-ativar’ 30 segundos depois. Você pode ligar/desligar para que não se auto-ative na hora errada.

Nível 16

  • Lançamento de Anão (E)Aumenta o alcance e o raio de impacto de Arremesso de Anão em 50%. 
  • Impacto Pesado (E)Inimigos atingidos por Arremesso de Anão ficam atordoados por 0,5 segundos. Mais um atordoar para a coleção.
  • Machado Neles!Atacar um alvo atordoado, enraizado ou desacelerado, aumenta o seu dano de Ataque Básico em 60% por 3 segundos. Eu normalmente digo ‘só pegue esse talento se houver muitos heróis que atordoam no seu time’, mas po, quem pode atordoar e desacelerar mais do que esse Anão?! É um talento muito forte pro Muradin, já que você vai possuir muitas chances de fazer esse bônus contar.
  • Imponência (talento ativo)Recarga de 20 Segundos. Os inimigos que atacam você têm a velocidade de ataque reduzida em 20% por 2,5 segundos. Ative para reduzir em 50% a Velocidade de Ataque e em 20% a Velocidade de Movimento de Evocações e Heróis próximos por 2,5 segundos.
  • Forma de Pedra (Especialização)Sua habilidade de especialização passa a ter um efeito ativo. A tecla D passa a ser usada pra ativar a habilidade, que cura 40% da sua vida máxima ao longo de 10 segundos. Fôlego Renovado é desativado durante esse tempo, e tem uma recarga de 60 segundos. Se você quer permanecer mais tempo no campo de batalha, ou não tem um herói de apoio pra manter sua vida, esse talento pode te dar uma ajuda. Usar essa habilidade e pegar a recuperação da fonte pode levantar completamente a sua vida, para poder voltar pra batalha.

Nível 20

  • Escudo Fortalecido (Talento Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para criar um escudo que reduz todo o dano recebido – de ataques básicos e de habilidades – em 75% ao longo de 4 segundos.

Os próximos dois talentos são para melhorar as suas habilidades heróicas, e só estará disponível o talento da habilidade que você escolheu.

  • Força Implacável (R)Aumenta a duração de Avatar em 30% e reduz a duração de efeitos Debilitantes em 75% quando está nesta forma.
  • Batidão (R):  O dano de Apagão aumenta em 25% e é possível acumular até 2 cargas. Além disso, seu custo de mana é reduzido de 80 para 40.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

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