“VOU CAUSAR UM PANDAMÔNIO!”

 Chen Malte do Trovão, o Mestre Cervejeiro.

E aí, Nexurianos! Prontos pra mais um guia de Herói? O Chen apareceu inicialmente em Warcraft III, mas em World of Warcraft é possível acompanhar todo o desenrolar da história da família Malte do Trovão ao seguir, passo a passo, o caminho dele e da Li Li, sua sobrinha. E se você o conhece tão bem quanto eu, talvez você se surpreenda mais uma vez com a força que ele tem em Heroes.

Última Atualização: 11/11/2017

Sobre o Herói

Ser mestre cervejeiro é ser um explorador, um amante da natureza e, quando se faz necessário, um poderoso guerreiro. Durante anos, Chen Malte do Trovão vagou pelo mundo de Azeroth em busca de ingredientes raros, histórias instigantes e, claro, cerveja boa, e agora as maravilhas do Nexus o aguardam.

Chen vem para desempenhar o papel de Guerreiro de combate corpo a corpo, descrito pelo site oficial do jogo como “altamente mobilizável, especializado em um estilo excêntrico que lhe permite esquivar com fluidez e causar dano aos inimigos ao mesmo tempo que defende seus amigos e sua família.” e nada menos do que se espera de um Mestre Cervejeiro. Ele possui muita resistência e baixo dano, servindo ao propósito de tanque de modo similar ao Diablo e Suturino. Apesar disso, ele possui uma característica especial: em várias habilidades e talentos, Chen pode enraizar ou desacelerar seus inimigos, fazendo com que eles fiquem para trás enquanto sua equipe alcance eles para terminar o serviço. Por essa e outras, Chen é um Guerreiro que funciona extremamente ‘para o time’, deixando-os do jeito ideal para que o resto da equipe faça a parte deles.

Ao invés de Mana, suas habilidades custam Cerveja para serem utilizadas. Isso dá uma jogabilidade completamente diferente pra esse Herói, já que a a quantidade de Cerveja é muito menor. Pra compensar isso, sua Habilidade de Especialização recupera esse recurso sempre que é necessário, durante a batalha mesmo, dispensando idas ao forte para restaurar a tal Cerveja.

Habilidades Básicas

Voadora (Q)

  • 10 de Cerveja
  • Recarga: 5 segundos

Chuta através do inimigo escolhido, causando 55 de dano.

Essa é uma habilidade muito parecida com a que vários outros heróis tem, como a Kerrigan ou o Diablo, em que além de dar uma boa quantidade de dano, você vai até o Herói. É um bom acréscimo de mobilidade, podendo alcançar inimigos fugindo, entrar em batalhas, ou até fugir se usado corretamente. A diferença da Voadora do Chen, na verdade, é que você não para no Herói; você o atravessa. Isso pode ser bem útil se usado corretamente, podendo impedir o seu inimigo de correr em linha reta para ganhar tempo, ou até bloquear algum caminho estreito para qual ele poderia correr. Porém, se não for usado direto, você tem um problema: cair, por exemplo, no meio do time inimigo por ter tentado atingir um herói que você poderia jurar que estava sozinho nunca é uma boa experiência.

Como Recurso não é um problema para o Chen, nunca se preocupe em usar demais. Se vai ajudar no seu dano e não é perigoso para você e sua equipe, use-o.

Pancada de Barril (W)

  • 20 de Cerveja
  • Recarga: 5 segundos
  • Área em Efeito Circular.

Quebra um barril de cerveja no local escolhido, causando 15 de dano e encharcando os inimigos atingidos ao longo de segundos. Inimigos encharcados são desacelerados em 25% da sua velocidade de movimento.

Por ser uma Monk Brewmaster em World of Warcraft, eu tenho um carinho pessoal por essa habilidade S2. Jogar barris em inimigos é uma coisa que eu posso e adoro fazer, obrigada. E a semelhança não acaba só no desperdício de cerveja não, calma aí!  O dano não é dos melhores, eu sei, mas o importante mesmo é o desaceleramento aqui e o tal ‘inimigos encharcados.’ Se você não entendeu o encharcado ainda, espera pra ver a próxima habilidade, você vai sacar. Por enquanto, nessa habilidade, só lembra do desaceleramento.

Bafo de Fogo (E)

  • 30 de Cerveja
  • Recarga: 5 segundos
  • Área de efeito em cone.

Cospe um cone de chamas, causando 39 de dano nos inimigos atingidos. Além disso, se o inimigo atingido estiver encharcado – devido à habilidade Pancada de Barril – ele também pega fogo, recebendo 39 de dano ao longo de 3 segundos.

Pode dizer comigo ‘ah, agora eu entendi o encharcado de cerveja’. Se você usar a habilidade Bafo de Fogo em até 2,5 segundos depois de ter usado Pancada de Barril, o dano pelo Fogo é dobrado. Aqui está a graça das habilidades do Chen, já que você precisa saber conciliar o tempo de recarga das duas habilidades para sempre poder usar o seu E logo depois de ter encharcado os inimigos. Após um tempo fica totalmente natural o movimento de sempre usar o Barril antes.

O dano do Chen é baseado nesse combo do seu W com o seu E, mais a Voadora que pode ser usado a hora que quiser.

Habilidade de Especialização

Cerveja Fortificante (D)

Recarga de 5 segundos. Bebe a sua cerveja de melhor qualidade, recebendo 30 de Cerveja e 64 de Escudo temporário por segundo enquanto bebe, além de um bônus de 25 de Cerveja ao ser ativada. O máximo de escudo acumulado é de 192, e ele permanece ativo até segundos após parar de beber.

Se você escolher jogar com o Chen, vai notar que essa Habilidade é uma faca de dois gumes. A porta abre para os dois lados, e ela pode ser sua melhor amiga, ou seu pior pesadelo. O lado bom é que você nunca vai precisar voltar pro Nexus porque não tem recurso o suficiente para usar suas habilidades. A Cerveja Fortificante topa a sua quantidade de Cerveja extremamente rápido, e você tem habilidade pra sempre! Outro fator positivo é o escudo que ela garante, que pode ser usado inclusive como uma habilidade menor de defesa, podendo mitigar ataques básicos e algumas habilidades com dano menor. Agora, indo às vacas magras, o lado negativo é que você vai notar que é difícil usar umas quatro habilidades seguidas sem precisar beber da tal Cerveja. Isso faz Chen ser um herói meio lento, meio vagaroso, e não me espanta o fato dele ter tantas habilidades pra fazer os inimigos dele ficarem tão pra trás e lentos quanto ele. Ossos do ofício de um mestre cervejeiro… você vai beber muito, o tempo inteiro.

Habilidades Heroicas

As duas opções de habilidades heróicas são completamente situacionais, e dependerá de como o jogo vem se desenrolando, composição de times e qual o foco do seu Herói nessa partida.

Barril Rolante (R)

  • Recarga: 70 segundos

Entra dentro de um barril de cerveja, rolando na direção atual do cursor. Inimigos que são atingidos são repelidos para longe, recebendo 130 de dano. Dura 5 segundos. Não tem custo de cerveja.

“Nada cria mais confusão do que um barril de cerveja desgovernado. Chen pode subir em seu barril e se chocar contra os inimigos, espalhando-os por toda parte.” Eu achei essa citação tão engraçada, que eu não consegui pensar em colocar mais nada além disso. Essa habilidade me faz dar risadas tem um bom tempo, e vai continuar por bem mais ainda – mesmo que seja um barril inimigo vindo na minha direção, sério.  Aqui Chen não joga um barril sobre os adversários, ele se torna o barril, podendo rolar pro lugar escolhido empurrando para os lados tudo que passar no seu caminho. Sério. Um barril gigante. Vivo. Correndo pelo mapa empurrando as coisas. Como eu poderia pedir mais algo!?

Tecnicamente falando, essa habilidade é muito interessante! Empurrar os inimigos em uma batalha com vários heróis pode parecer pouca coisa, mas não se deixe enganar. Uma das melhores estratégias em Heroes é: destrua o posicionamento dos seus adversários. Um herói a menos para dar dano, ou um suporte que não consegue alcançar o seu Guerreiro para curar pode ser a diferença entre perder ou vencer.

Tempestade, Terra, Fogo (R)

  • Recarga: 100 segundos

Divide-se em três espíritos elementais por 15 segundos, cada um com 75% da vida original do Chen. Na forma dos espíritos você recebe uma habilidade diferente que pode ser usada durante a sua duração. A habilidade possui 1 segundo de lançamento e não tem custo de cerveja. Se todos os 3 Espíritos morrerem, Chen morrerá

Essa é a habilidade heróica agressiva do Chen, uma escolha boa pra se tudo estiver indo super bem durante a partida e você só quer mandar os inimigos mais rápido pro Nexus, podendo ignorar estratégias mais profundas. Os três espíritos elementais atacam individualmente, cada um causando dano do seu jeito. Todos meio bêbados, mas uns bêbados diferentes.

Cada Espírito concede a Chen uma habilidade especial:

  • Tempestade (Q): Aumenta em 50% a velocidade de movimento dos seus Espíritos por 5 segundos
  • Terra (W): Espíritos de Fogo e Terra saltam até o alvo, desacelerando em 70% os inimigos em uma área extensa por 1,5 segundo
  • Fogo (E): Aumenta em 100% a velocidade do Ataque Básico dos seus Espíritos por 5 segundos

Talentos

Não há um talento correto. A escolha de um talento é extremamente situacional, e depende do seu time e do time adversário. Aconselho todos os jogadores a experimentarem a maior parte dos talentos dos heróis até encontrar a forma que melhor se encaixa com sua jogabilidade.

Nível 1

  • Chama Acumuladora (E)Missão: Colocar um Herói em chamas aumenta em 2% o dano ao longo do tempo do Bafo de Fogo permanentemente, até um máximo de 60%. Recompensa: Depois de ganhar 60% a mais de dano, o Bafo de Fogo concede 1 segundo de Resistente por Herói em chamas, reduzindo o dano recebido em 25%.
  • Ingredientes Fresquinhos (Especialização): Missão: Coletar Globos de Regeneração aumenta a Regeneração de Vida em 1 por segundo, até um máximo de 30. Recompensa: Após receber 30 de bônus de Regeneração de Vida, 50% dos Escudos obtidos com Cerveja Fortificante são mantidos por um tempo indefinido depois de beber.
  • Lutador Evasivo (Ativo)Ative para desviar de todos os Ataques Básicos inimigos por 2 segundos. Seus ataques básicos reduzem em 2 segundos a recarga de Lutador Evasivo. Recarga de 25 segundos.

Nível 4

  • Arremesso de Barril (W): Missão: Atingir um Herói com uma Pancada de Barril aumenta o dano dele em 3, até um máximo de 60. Recompensa: Depois de ganhar 60 de bônus de dano, o alcance do Arremesso de Barril aumenta em 125% e a habilidade ganha uma segunda carga.
  • Anel de Fogo (E)Após usar Bafo de Fogo, você irrompe em uma aura de fogo, causando 50 de dano a cada segundo aos inimigos próximos, durante 3 segundos. Não basta jogar fogo uma vez, não. Você tem que ficar queimando eles enquanto está por perto. Um bom acréscimo para o seu dano, se você busca uma build agressiva.
  • Golpe Mortal (Q): Voadora agora causa 100% a mais de dano se Chen estiver protegido por Cerveja Fortificante.

Nível 7

  • Sabor Encorpado (Especialização)Concede instantaneamente 50% do seu Escudo total quando você usa Cerveja Fortificante, e os Escudos duram mais 1 segundo depois de beber, fazendo com que a especialização se torne uma ótima habilidade de defesa.
  • Equilíbrio do Mestre Cervejeiro (Especialização)Ao ficar com ou abaixo de 50 de Cerveja, Chen recebe 20% a mais de velocidade de movimento. E ao ficar com 50 ou mais de cerveja, recupera 10 de vida a mais por segundo. Esse talento é, até agora, um dos mais versáteis que eu já encontrei no jogo. Para cada situação ele se adapta para te dar a vantagem que você quer. É extremamente difícil manter uma rotação de dano, manter a cerveja na quantidade correta para aproveitar o bônus que você quer, mas se você pegar o jeito, meu amigo. Esse talento é um desafio por si só, mas os Chens que conseguirem usar ele direito terão Azeroth sob suas mã… patas.
  • Cerveja Purificante (Especialização)Reduz passivamente em 75% a duração do próximo Atordoamento ou Silêncio e conclui a recarga de Cerveja Fortificante. Só pode acontecer uma vez a cada 15 segundos. Enquanto canaliza Cerveja Fortificante, Chen ganha 30 de Armadura Mágica.

Nível 10

No nível 10 você escolherá entre as Habilidades Heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Um toque de Mel (W)Aumenta a desaceleração provocada por Pancada de Barril para 40%.  Inimigos mais lentos para o Chen poder acompanhar eles, por favor.
  • Chamas Abrasadoras (E): Incendiar Heróis inimigos reduz em 25% o Poder de Habilidade deles por 3 segundos.
  • Ponto de Pressão (Q)A Voadora reduz a Velocidade de Movimento dos inimigos em 35% por 1 segundo. O efeito dobra se o alvo estiver sob o efeito de uma Pancada de Barril. Mais um talento para manter os inimigos quietos e lentos próximos de você, ou de algum Assassino seu.

Nível 16

  • Pra Dar e Vender (Especialização)A Cerveja Fortificante também protege os Heróis aliados próximos com um escudo de 57 de vida por segundo. Chen agora além de guerreiro é suporte também!
  • Salto Voador (Q)Aumenta o alcance da Voadora em 15%.
  • Outra Rodada (W)Depois de atingir um Herói inimigo com uma Pancada de Barril, a recarga da próxima Habilidade Básica lançada será reduzida em 3 segundos.

Nível 20

  • Potencial Alcoólico (R)Aumenta em 25% a velocidade de movimento do Barril Rolante. Além disso, Chen ganha 50% de redução de dano durante o Barril Rolante
  • Condutor Elemental (R)Seu Espíritos passam a ter 100% da Vida Máxima de Chen, e suas habilidades recebem efeitos adicionais:
    • Tempestade (Q): Agora também concede Irrefreável aos seus Espíritos durante o bônus na velocidade de movimento
    • Terra (W): Agora também reduz a recarga de Salto em 3 segundos
    • Fogo (E): Deixa de ser uma habilidade Ativa. Os Espíritos agora atacam 100% mais rápido enquanto o Espírito de Fogo estiver vivo

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0