Oi, oi todo mundo! ^__^ Eu estou esperando ansiosamente desde o início dos guias para escrever sobre o Herói de hoje, e aqui está: Dêem oi pro Abathur, meu bebê rastejador! Só não olha muito porque ele pertence a mim. Ele compete com o Mammuthus pelo prêmio de Zerg mais fofo da galáxia, e sofre tantos e tantos xingamentos e ‘aquele herói não sai da base a partida toda! report’ que explica como ele parece ter alguns problemas mentais mal resolvidos. Sem contar que ele é tipo Ditadura do Brasil, ame-o ou deixe-o.

Semana de Abathur de graça é o terror de muitos, muitos jogadores porque é necessário ter extrema visão de mapa com esse nojento para que ele dê certo num campo de batalha, e muitos jogadores novos tentam experimentar o Thu’tur por ser praticamente – eu disse praticamente – impossível de se morrer com ele. Se você ainda não entendeu o porquê de tanta polêmica em volta desse Herói tão pequenininho, senta que lá vem história.

Última Atualização: 23/02/2017

Sobre o Herói

Abathur, o Mestre Evolucionário do Enxame de Kerrigan, está sempre trabalhando para aprimorar o nível genético dos Zergs. Seu ódio pelo caos e pela imperfeição só rivaliza com o seu ódio pelos pronomes.

Abathur é um especialista vindo de StarCraft de mãos dadas com a Kerrigan. Ele não se envolve diretamente em combate, mas age através dos seus aliados e lacaios para dar dano, além de posicionar Ninhos Tóxicos no mapa para defender ou atacar locais importantes. Ele pode ser considerado, de certa forma, um Herói de Apoio já que diversas habilidades suas servem para auxiliar os companheiros de equipe. Abathur fica sempre por trás dos fortes  e muralhas do seu grupo por morrer com o menor dos danos; alguns ataques dos lacaios são o suficiente para destruí-lo. Se você não gosta de não participar fisicamente das partidas, e de ser mais leve que o ar, vá procurar outro Herói para você porque Abathur não é o seu Zerg.

Abathur não usa Mana, e pode usar suas habilidades o quanto e como quiser assim que elas saírem do tempo de recarga.

Se você não consegue imaginar o que é um Herói que não sai da base pra nada, e não entra na sua cabeça como ele pode dar um dano alto e ser um ótimo companheiro de equipe se é capaz de morrer ao olhar pra própria sombra, a gente te ajuda! Aqui está um vídeo mostrando o que Abathur pode usar em campo de batalha:

Habilidades Básicas

Simbionte (Q)

  • Recarga: 4 segundos

Auxilia o aliado ou estrutura escolhida, permitindo que você use três novas habilidades. Dura 45 segundos. Não pode ser usada em si mesmo, Golems da Mina ou unidades convocadas.

Essa é a habilidade principal usada por Abathur. Ele, no seu próprio corpo, não pode fazer muita coisa além de posicionar minas, então estar constantemente com a Simbionte ligada é essencial. Ela pode ser usada em lacaios, heróis e em estruturas. Explore a melhor maneira de usar essa vantagem ao seu favor!

Ninho Tóxico (W)

  • Recarga: 10 segundos por carga.

Cria uma mina que se torna ativa depois de um pequeno espaço de tempo. Explode ao entrar em contato com um inimigo causando 335 de dano. Revela um curto espaço ao seu redor. Dura 90 segundos e pode ser destruída por ataques. Abathur não pode usar Ninho Tóxico por 0,5 segundo após sair do modo Simbionte.

O Ninho Tóxico é uma arma muito poderosa se usada corretamente — leia-se: se houver perspectiva do campo de batalha. Se você escutar alguém dizendo ‘Esses Ninhos não servem pra nada’ ele está errado, e está tentando culpar a habilidade por uma falha na sua própria jogabilidade. Sabe aquele Herói que está fugindo da luta de time com 1% de vida? A mina no lugar certo garante o abate pra você. É como brincar campo minado com os seus inimigos! O que pode ser mais divertido do que isso?! Lacaios e Mercenários detonam o Ninho se passarem por cima dele, mas não o atacam caso entre no seu campo de visão. Torres atacarão os Ninhos que forem colocados dentro do seu alcance, e Heróis inimigos caso dêem o comando.

Habilidades de Simbionte

As Habilidades de Simbionte devem ser usadas assim que estiverem disponíveis para maximar o dano causado. Elas são de graça, pode usar! Não tenha medo de apertar os botões como se fosse o fim do mundo.

Apunhalar (Q)

  • Recarga: 3 segundos por carga.

Atira um espinho contra a área marcada que causa 119 (+4% por nível) de dano ao primeiro inimigo que entra em contato.

Erupção de Espinhos (W)

  • Recarga: 6 segundos.
  • Ataque em Área circular ao redor do personagem.

Causa 116 (+4% por nível)  de dano a inimigos próximos.

Carapaça (E)

  • Recarga: 12 segundos.

Concede um escudo ao aliado que absorve 157  (+4% por nível)  de dano. Dura 8 segundos.

Habilidade de Especialização

Variante de Gafanhoto

Convoca um Gafanhoto a cada 15 segundos que irá atacar a lane mais próxima a Abathur. Eles duram só 25 segundos, então se você ficar muito longe da lane é possível que eles morram antes mesmo de chegarem próximos da briga. A atitude desses Gafanhotos é idêntica a de Lacaios comuns: descem a lane pelo mesmo caminho e dão preferência a atacar outros lacaios ao invés de Heróis. Eles só possuem mais vida e mais quantidade de ataque. É possível usar vários talentos para fazer com que esses Gafanhotos fiquem mais fortes com o tempo. Essa especialização é o motivo pelo qual você vai tentar se posicionar o mais dentro possível do campo de batalha — mas lembrem-se que os gafanhotos denunciam um pouco sua posição.

Habilidade de Movimentação

Túnel Profundo (Z)

Abathur não usa uma montaria como o resto dos Heróis, e é extremamente lento. A forma que o Abathur utiliza então para percorrer grandes distâncias ou escapar, é através do Túnel Profundo (Z). Essa habilidade faz com que Abathur cave um buraco no chão e se teletransporte para qualquer parte do mapa em que haja visão. Se houver um aliado na base inimiga, deixando o mapa aberto, é possível que ele se transfira para esse local.

Habilidades Heroicas

Abathur possui duas opções de habilidades heroicas extremante balanceadas, mas para propósitos completamente diferentes. A Evolução Final é a sua escolha para o PvP, para ajudar sua equipe inimiga nas lutas. Já o Evoluir Monstruosidade garante destruição completa na lane inimiga, podendo ter tanto impacto PvE quanto um acampamento mercenário.

Evolução Final (R)

  • Recarga: 50 segundos.

Cria um Clone – eu disse um CLONE – do aliado alvejado e o controla por 20 segundos. Os clones recebem um bônus de 20% de Poder de Habilidade, 20% de Dano de Ataque Básico e 10% de Velocidade de Movimento.

Oh, essas lutas de equipe não estão dando muito certo por que estamos tomando muito dano? Aqui, deixa eu colocar mais um Suturino pra vocês. Está faltando dano? Toma outra Valla! Essa habilidade resolve o problema de durante a maior parte da partida as lutas serem de 4 contra 5 jogadores. O Abathur vai fazer uma cópia idêntica de algum herói da sua Equipe e vai usá-lo por aí como se aquele sempre tivesse sido o seu personagem. As habilidades normais serão copiadas, mas nada de poder usar a Habilidade Heroica do seu aliado clonado 🙁  Enquanto Abathur está com a habilidade heroica ativa e controlando a cópia de um aliado, ele não pode usar as suas próprias habilidades, ficando incapaz de colocar minas pelas trilhas ou usar Simbionte durante a duração da Evolução Final. Como Abathur “desaparece” ao usar a Evolução Final, também é uma ótima forma de se salvar da morte! Se aquele Zeratul encontrou seu esconderijo e está prestes a te matar, clone um aliado! Você não apenas pode dar tempo o suficiente para seus aliados chegarem pra te salvar, como pode também virar a briga e matar o intrometido.

É por causa dessa habilidade que se considera o Abathur um herói complicado. Para usá-la bem, você precisa ter conhecimento de todos os outros Heróis para ter uma boa performance se for necessário copiá-lo. Saber usar o Thu’tur não basta caso você Clone um Murquinho e se atrapalhar por não saber exatamente como usar a terceira habilidade dele, por exemplo. A recarga começa quando o herói clonado expira ou é morto.

Evoluir Monstruosidade (R)

  • Recarga: 90 segundos.

Transforma um Lacaio ou Gafanhoto aliado em uma Monstruosidade. Sempre que um lacaio inimigo morre perto da Monstruosidade, ela ganha automaticamente 5de vida e 5a mais de dano de Ataque Básico – podendo acumular até 40 cargas. Usar Simbiose na Monstruosidade permite que você controle ela, além das habilidades normais dela. A Monstruosidade leva 50% a menos de dano de Estruturas e Lacaios, e persiste até ser abatida.

A opção PvE das habilidades heroicas! A Monstruosidade pode ser equivalente a um Acampamento Mercenário na lane inimiga, além de ser extremamente versátil. Você pode deixar ela seguir com Inteligencia Artificial (IA) por conta própria, ou usar o seu Simbionte para controlar ela — escolher o lugar para onde ela vai andar, em quem ele vai dar dano e tudo o mais. A sua resistência faz com que ela possa ficar bastante tempo vivo causando estrago nas estruturas inimigas se colocado no lugar correto. Procure sempre criar a Monstruosidade assim que sair da recarga para otimizar seu dano, e sempre em lugares que o time inimigo não possa destruir ele rápido demais.

Um detalhe importante é que toda vez que uma Monstruosidade está viva, o ícone dele aparece no mapa para ambas as equipes. Ou seja, todo mundo, inclusive as pessoas que querem a sua cabeça numa bandeja vão saber exatamente onde seu bichinho de estimação está causando estrago. Pode parecer que não, mas ela causa um bom dano em heróis inimigos frágeis, que pensarão duas vezes antes de enfrentá-la sozinho. Boa sorte.

Talentos

Não há um talento correto. A escolha de um talento é extremamente situacional, e depende do seu time e do time adversário. Aconselho todos os jogadores a experimentarem a maior parte dos talentos dos heróis até encontrar a forma que melhor se encaixa com sua jogabilidade.

Nível 1

  • Glândulas Pressurizadas (Q)Aumenta o alcance da Erupção de Espinhos do Simbionte em 25% e diminui a sua recarga em 1 segundo. Este talento é um aprimoramento para o dano em área do Abathur.
  • Instintos de Sobrevivência (Especialização)Os gafanhotos ganham 50% de Vida e 40% de duração a mais.
  • Ninho Envenenado (W)Os Ninhos Tóxicos causam 75% de dano adicional ao longo de 3 segundos. Além de tomar o dano momentâneo da explosão da mina, o inimigo que foi atingido também será envenenado.
  • Micróbios Regenerativos (Q)A Carapaça do Simbionte cura o alvo em 68 de Vida por segundo ao longo de 4 segundos. Talento muito importante para builds de apoio, fazendo com que além de proteger aliados, fortes e unidades, ainda conceda uma quantidade considerável de cura.

Nível 4

  • Carapaça Duradoura (E)Aumenta o escudo da Carapaça do Simbionte em 40% e permite que ela perdure mesmo após o fim do Simbionte.
  • Sobrecarga Adrenal (Q)O hospedeiro do Simbionte ganha 25% de aumento na Velocidade de Ataque. Esse se tornou um dos talentos mais importantes para uma build de suporte do Abathur. Dica da morte: Tente sempre aproveitar esse talento nos heróis que causam a maior quantidade de Dano Básico (como a Valla, Tychus ou Illidan!), e você verá um monstro crescer nas suas mãos.
  • Balistosporos (W)Os Ninhos Tóxicos podem ser instalados de qualquer distância, em qualquer lugar do mapa, não importa o quão longe seja! Eles também duram 25% a mais. Esse talento é tão insano quanto o seu nome. Ele permite que se façam jogadas colossais com o Abathur, como entrar dentro da base inimiga usando um Ninho Tóxico e Túnel Profundo.
  • Dispersão Prolífica (W)O Ninho Tóxico ganha 2 cargas adicionais e tem sua recarga reduzida em 2 segundos.

Nível 7

  • Carapaça Interligada(E)Usar a Carapaça do Simbionte aplica o escudo (sem modificações de talentos) a todos os heróis aliados próximos. É um talento brutalmente forte para apoio ao time.
  • Aguilhão (Q)Aumenta o alcance da Punhalada do seu Simbionte em 20%.
  • Ninho Vil (W)Os Ninhos Tóxicos reduzem a Velocidade de Movimento dos inimigos em 40% por 2,5 segundos, para ajudar um possível aliado seu a escapar ou impedir um adversário de fugir por um curto momento.
  • Chamada: MULE (Talento Ativo): Recarga: 60 segundos. Ative para convocar uma unidade Mule que vai consertar estruturas, uma por vez por 60 segundos. Essa unidade cura por 100 de vida a cada 1 segundo, e também garante 1 de munição a cada 3 segundos. Talento para defender fortes e trilhas que também está presente em vários outros heróis.

Nível 10

No nível 10 você irá adquirir uma das habilidades heroicas disponíveis para o Abathur.

Nível 13

  • Ataque Intenso (Especialização)Os ataques básicos dos Gafanhotos passam a ser copiados para inimigos próximos do alvo principal.  Além disso eles explodem ao morrer, causando 102 de dano.
  • Bombardeio Intenso (Especialização)Os Ataques Básicos dos Gafanhotos passam a ser ataques a longa distância ao invés de se aproximarem dos alvos para atacar.
  • Eficiência Espacial (Q)A Punhalada do Simbionte ganha 1 carga adicional e tem sua recarga reduzida de 3 para 2,5 segundos, podendo ser usada mais frequentemente.
  • Transferência de Soma (W)A Erupção de Espinhos do Simbionte cura 67 de vida do hospedeiro para cada Herói inimigo atingido.

Nível 16

  • Espinhos Venenosos (Q)A Erupção de Espinhos do Simbionte também desacelera os inimigos em 40% por 2 segundos.
  • Surto de Adrenalina (Q)A carapaça do Simbionte aumenta a Velocidade de Movimento do Alvo em 40% por 3,5 segundos. Eu acho que esse talento e o Espinhos Venenosos cumprem propósitos parecidos, mas de formas diferentes. O Espinhos Venenosos pode desacelerar mais de um inimigo, mas precisa de muita sorte com o posicionamento para funcionar – Surto de Adrenalina só funciona em um herói, mas é completamente garantido de funcionar. A escolha depende do mapa e da estratégia do time.
  • Enxame de Gafanhotos (Talento Ativo): Possui 45 segundos de recarga. Ganha a habilidade de gerar 3 Gafanhotos próximos do Abathur.
  • Mutação Volátil (R)Os clones de Evolução Final e Monstruosidades causam 137 de dano aos inimigos próximos a cada 3 segundos e ao morrer. O dano ocorre mesmo que não haja nenhum inimigo por perto, e pode ser uma contribuição importante para a Monstruosidade num aspecto PvE, em que você pode destruir uma quantidade grande de Lacaios rapidamente.

Nível 20

  • Elo Evolucionário (R)Enquanto houver um clone de Evolução Final vivo, o alvo original de Evolução Final ganha um Escudo equivalente a 25% do seu máximo de Vida que se renova a cada 5 segundos.
  • Evolução Completa (R)A Monstruosidade ganha a habilidade Túnel Profundo para se transportar para qualquer lugar visível a cada 25 segundos. Agora seu Sphynx de estimação pode sair se teletransportando por aí que nem o papai Thu’tur! (Preparem-se para encrenca! Encrenca em dobro! Para proteger o mun… Ahn, digo.. proteger a… devastação.. do mundo? Deixa pra lá.)
  • Mente de Colmeia (Q)Lançar o Simbionte agora cria um Simbionte extra em um Herói aliado próximo. Este Simbionte imita os comandos do primeiro, usando os ataques sempre na mesma direção, mas cada um da sua posição. Se o segundo hospedeiro se afastar demais (a ponto dos ataques não serem mais capazes de acertar o mesmo lugar), ele será destruído. Apunhalar e Erupção de Espinhos dos alvos Simbiontes secundários causam metade do dano normal, e Carapaça concede metade do escudo.
  • Ninho de Gafanhotos (Talento Ativo): Recarga de 45 segundos. Ative para criar um ninho que gera Gafanhotos periodicamente, dobrando a quantidade de insetos causando problema por aí em uma lane. Só pode haver um Ninho de Gafanhotos ativo por vez.

Sugestão de Build


Se você possui uma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Um comentário final que eu gostaria de fazer antes de me despedir é uma estratégia que eu e a Natalia aprendemos em um de nossos jogos do jeito mais curto e grosso quanto possível. Nós duas levamos uma rasteira de um combo de Murquinho e Abathur que foi de ir pra cama chorar. Como o Murquinho está sempre em campo, está super forte desde sempre, o Abathur tem aproveitamento 100% da Simbionte e acontece uma fusão de poderes que eu acho que nunca vou compreender direito. Se você estiver como Thu’tur, chame um Murky pro time, e vice e versa; nós garantimos que é um prato cheio de lágrimas dos inimigos. Estou guardando as cicatrizes daquela guerra até agora…

Becker para Nati: “Eu não acredito que você vai morrer para um Murloc desse tamanho, Senpai hahahah”
*Becker morre para o Murquinho uns 20 segundos depois*

Uma ótima evolução pra você! ^__^

/love

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0