Última Atualização: 03/05/2017

Sobre a Heroína

Por certo tempo, a gladiadora Valira Sanguinar serviu obedientemente como uma das guarda-costas pessoais de Varian Wrynn. Hoje, ela emprega suas habilidades furtivas no combate contra a Legião junto com os Destronados, uma ordem secreta de ladinos.

Valira é uma heroína Assassina trazida do universo de Warcraft. Ela é a mestra das Emboscadas, e muitas de suas habilidades serão reconhecidas pelos jogadores da classe Ladino dentro de World of Warcraft. Ela utiliza Energia ao invés de Mana para usar suas habilidades, e sua Energia sobe gradualmente com o tempo. Outra mecânica única de Valira são os Pontos de Combo. Praticamente todas as suas habilidades geram 1 Ponto de Combo, acumulando até 3. Sua habilidade Eviscerar (E) causa dano baseado na quantidade de Pontos de Combo que você gastou, então deve ser usada como um finisher após você sequenciar suas habilidades anteriores corretamente. Sua especialização torna ela Furtiva, e nesse modo as suas habilidades são alteradas de forma a Emboscar o seu inimigo da maneira que melhor te agradar.

Valira é frágil, e deve tomar cuidado com composições com muito CC, pois múltiplos atordoamentos te impedirão de usar a Sumir para escapar. Heróis com dano periódico (como Lunara) também são um belo counter, pois o dano vai te tirar da Furtividade. Seus melhores amigos são os heróis que ajudam a segurar o inimigo no lugar.

Você também pode conferir um pouco do funcionamento prático das habilidades dela nesse vídeo spotlight da Blizzard:

Habilidades Básicas

Golpe Sinistro (Q)

  • Recarga: 5 segundos
  • 30 de Energia
  • Habilidade em linha reta
  • Gera 1 Ponto de Combo

Arremete para a frente, causando 114 (+4% por nível) de dano aos inimigos numa linha reta. Caso atinja um herói inimigo, ela interrompe a investida, e a recarga da habilidade é reduzida para 1 segundo. O Golpe Sinistro vai ser sua habilidade mais usada como forma de causar dano, gerar pontos de combo, e movimentação. Você pode encarar essa habilidade como o Salto da Valla e usá-la também para escapar de uma situação de perigo, caso sua especialização esteja indisponível para uso. No modo Furtivo, essa habilidade se torna Emboscar.

Emboscar (Q) – Modo Furtivo

  • Recarga: 1 segundo
  • 10 de Energia
  • Gera 1 Ponto de Combo

Causa 187 (+4% por nível) de dano ao alvo. Assim como as outras habilidades do Modo Furtivo, é um iniciador de combate. É uma boa maneira de começar o combate já causando muito dano, mas não oferece nenhum tipo de controle para manter seu inimigo no lugar para suas próximas habilidades. Essa também é a habilidade com menor custo de Energia dentro do modo Furtivo.


Rajada de Lâminas (W)

  • Recarga: 4 segundos
  • 40 de Energia
  • Habilidade em área ao redor de Valira
  • Gera 1 Ponto de Combo para cada herói atingido

Valira causa 135 (+4% por nível) de dano aos inimigos ao seu redor. Você vai gerar 1 PdC para cada herói atingido, então usá-lo no meio de uma Teamfight é uma maneira excelente de garantir múltiplos PdC para potencializar seu Eviscerar. Contra alvo único essa habilidade acaba sendo mais um “gastador” de energia do que um ganho de fato. No modo Furtivo essa habilidade se torna Golpe Baixo.

Golpe Baixo (W) – Modo Furtivo

  • Recarga: 1 segundo
  • 30 de Energia
  • Gera 1 Ponto de Combo

Causa 31 (+4% por nível) de dano ao seu alvo, e o atordoa por 1,25 segundo. O Golpe Baixo já prepara o inimigo para receber várias de suas habilidades, além de poder ser usada para interromper habilidades. No entanto, na maior parte das situações, o Garrote é uma alternativa melhor caso queira controlar o inimigo, porque também oferece mais dano.


Eviscerar (E)

  • Recarga: 1 segundo
  • 25 de Energia
  • Consome todos os Pontos de Combo

Causa muito dano ao alvo, que aumenta quanto mais Pontos de Combo você tiver gastado.

  • 1 PdC: 85 (+4% por nível) de dano
  • 2 PdC: 170  (+4% por nível) de dano
  • 3 PdC: 255  (+4% por nível) de dano

O seu grande objetivo dentro do jogo é gerar Pontos de Combo sequenciando corretamente suas habilidades, de forma que você possa usar o Eviscerar com 3 PdC. O ideal é entrar no modo Furtivo, utilizar o iniciador de sua preferência (lembre-se que Emboscar é o que mais causa dano), usar Golpe Sinistro duas vezes (ou uma Rajada de Lâminas no caso de mais de um alvo) e finalizar com o Eviscerar. Você não precisa necessariamente começar a luta furtivo — se começar com Golpe Sinistro/Rajada e utilizar Sumir durante o combate, você pode confundir facilmente seus inimigos, e depois sequenciar seus combos. Eu recomendo nunca usar Eviscerar com menos de 3 PdC, a não ser que o seu inimigo esteja realmente com pouquíssima vida e ele seja seu único recurso. No entanto, em 99% das vezes vai valer mais a pena usar Sumir e Emboscar.

No modo furtivo essa habilidade se torna Garrote.

Garrote (E) – Modo Furtivo

  • Recarga: 1 segundo
  • 30 de Energia
  • Gera 1 Ponto de Combo

Causa 20 (+4% por nível) de dano ao alvo, e mais 140 (+4% por nível) de dano ao longo de 7 segundos. A vítima é silenciada por 2,25 segundos. Para iniciação, eu acho o Garrote mais vantajoso do que o Golpe Baixo, porque também funciona como uma maneira de prevenir escapes e causa mais dano. É a habilidade “padrão” para emboscar o inimigo.

Habilidade de Especialização

Sumir (D)

  • Recarga: 8 segundos

Valira desaparece da vista, ganhando Furtividade e 10% a mais de velocidade de movimento. Durante o primeiro segundo, Valira fica irrefreável (imune a habilidades de controle) e pode atravessar outras unidades. Receber dano ou usar habilidades cancela a Furtividade.

Essa é sua habilidade tanto para emboscadas quanto para escapes, tornando Valira uma heroína extremamente chata de matar. Como eu mencionei anteriormente, você não precisa necessariamente iniciar a luta com a Furtividade (embora seja bom para já começar a rodar a recarga), pois Sumir no meio da Teamfight vai confundir seus inimigos, e permite que você use Golpe Baixo ou Garrote para isolar um herói da backline.

Habilidades Heroicas

Bomba de Fumaça (R)

  • Recarga: 60 segundos
  • Habilidade em área ao redor de Valira

Valira cria uma cortina de fumaça ao seu redor. Enquanto estiver na fumaça, Valira fica irrevelável, pode atravessar outras unidades e ganha 25 de armadura (25% de redução de dano). Usar a Bomba de Fumaça não cancela a Furtividade, e você pode atacar e utilizar suas habilidades sem ser revelada. Dura 5 segundos.

É importante ressaltar que, mesmo não cancelando a Furtividade, utilizar qualquer uma das habilidades furtivas vai te “retornar” às habilidades do modo normal. A única diferença é que você continua invisível. Eu recomendo entrar furtivo, usar a Bomba de Fumaça bem em cima do inimigo e utilizar o Golpe Baixo para atordoá-lo dentro da fumaça. Em seguida, continue com sua sequência normal de habilidades, porque ninguém poderá te atacar diretamente. Você também pode usar a Bomba de Fumaça defensivamente. Malditos ninjas.

Manto das Sombras (R)

  • Recarga: 15 segundos

Valira envolve-se nas sombras, removendo instantaneamente efeitos de dano periódico e ficando irrefreável (imune a habilidades de controle) por 1,5 segundo. Além disso, ela ganha um Escudo que reduz 75% do dano recebido por habilidades por 1,5 segundo. Usar o Manto das Sombras não cancela Sumir.

Essa é uma habilidade puramente defensiva, e que é atraente por sua recarga baixíssima. É uma alternativa perfeitamente viável à Bomba de Fumaça, principalmente se você não estiver conseguindo manter o inimigo dentro da Bomba. Se estiver contra composições pesadas de controle, essa é a melhor opção.

Talentos

Não existe um “talento certo”. Sua escolha deverá levar em consideração uma série de fatores: a composição do seu time, do time inimigo, o mapa em que se encontram, e, é claro, seu foco na partida. Recomendo testar diversos talentos antes de encontrar a build que mais se encaixe em seu estilo de jogo.

Nível 1

  • Vigor (Passiva)Valira regenera mais 2 de Energia por segundo. Recompensa: Após coletar 20 Globos de Regeneração, aumenta em 20 o máximo de Energia de Valira.
  • Subterfúgio (Especialização D)Após permanecer Furtiva por pelo menos 4 segundos, o próximo Emboscar, Golpe Baixo ou Garrote fará com que Valira regenere mais 10 de Energia por segundo durante 5 segundos. Eu acho esse talento incrivelmente forte, e não entendo porque as pessoas costumam preferir o Vigor. Mesmo após completar a missão, você ainda precisa esperar mais do que 5 segundos para regenerar os 50 de Energia.
  • Prontidão de Combate (Passivo)Cada Ponto de Combo gasto concede 50 de Armadura Física contra o próximo Ataque Básico de Herói Inimigo, reduzindo o dano em 50%. Acumula até 3 cargas. Talento puramente defensivo.
  • Veneno Debilitante (Talento Ativo): Recarga: 15 segundos. Ative para que a próxima habilidade de Valira desacelere o inimigo em 25% por 5 segundos. Ativar Veneno Debilitante não cancela Sumir. É uma fonte de controle eficiente, caso esteja em falta na sua equipe.

Nível 4

  • Golpes Implacáveis (Q)Reduz o custo de Energia do Golpe Sinistro em 10. Essa é uma maneira de preservar sua energia, e para isso eu acredito que a Iniciativa seja melhor.
  • Hemorragia (E): Os Ataques Básicos de Valira causam mais 25% de dano aos inimigos afetados por Garrote. Como em 90% das vezes você vai quebrar sua Furtividade usando Garrote, esse talento fornece um excelente incremento ao seu dano. 7 segundos de dano aumentado é muita coisa.
  • Iniciativa (Especialização D)Emboscar, Golpe Baixo e Garrote concedem 2 Pontos de Combo. Esse é um dos talentos mais populares desse nível, com razão. Para combates 1×1, é o mais forte, porque requer apenas um Golpe Sinistro, preservando sua energia.
  • Veneno Ferino (Talento Ativo): Recarga: 15 segundos. Ative para que o próxima fonte de dano Mágico de Valira também reduza a cura recebida pela vítima em 50% por 5 segundos. Ativar Veneno Ferino não cancela Sumir.

Nível 7

  • Mutilar (Q)Golpe Sinistro atinge com as duas lâminas. Causa mais 100% de dano, mas o alcance é reduzido em 1. Esse talento é uma faca de dois gumes, porque ficará mais difícil de usar o Golpe Sinistro para escapar ou para perseguir.
  • Requinte Fatal (W): Missão: Sempre que Rajada de Lâminas causar dano a um Herói Inimigo, o dano aumentará em 3, até 60. Recompensa: Após causar dano a 20 heróis com Rajada de Lâminas, reduz permanentemente o custo de Energia em 20. Bom talento caso esteja em mapas com bastante exigência de dano em área — como Tumba da Rainha Aranha.
  • Retalhar (W)Eviscerar um inimigo com 3 Pontos de Combo faz com que as próximos 3 Ataques Básicos de valira tenham 150% a mais de Velocidade de Ataque. Dura 3 segundos. Se você tiver escolhido Hemorragia no nível 4, esse talento é absurdamente forte.
  • Assassinar (W): Emboscar causa 200% a mais de dano caso não haja outros heróis inimigos a 4 de alcance da vítima. Com esse talento, usar Emboscar para quebrar a furtividade se torna mais vantajoso em caso de combates 1×1. No entanto, é situacional.

Nível 10

Nesse nível, você escolherá entre as habilidades heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Escorregadia (Especialização D)Aumenta a Velocidade de Movimento enquanto Valira estiver Furtiva em mais 10%. Ótimo para aumentar sua mobilidade, facilitando escapes e emboscadas.
  • A Morte Vem de Cima (Q)Emboscar passa a ter 7 de alcance e teleporta Valira para trás do alvo. Essa é uma habilidade que pode ser usada ofensivamente (para finalizar um inimigo distante) ou para escapar (se teleportando para uma tropa ou unidade inimiga distante).
  • Cegar (W)Quando Golpe Baixo acaba, o alvo fica cego por 2,5 segundos. Se estiver contra heróis fortes no ataque básico, e que serão pouco afetados pelo Garrote, essa é uma boa escolha.
  • Estrangular (E): Garrote reduz o dano que a vítima causa com Habilidades em 25% por 7 segundos. Essa é a versão “counter de magos” do talento anterior.

Nível 16

  • Selar o Destino (Q)Golpe Sinistro causa mais 50% de dano e gera um Ponto de Combo a mais se for usado contra Heróis inimigos Silenciados, Enraizados ou Atordoados. Esse talento tem grande sinergia com a abertura de Garrote/Golpe Baixo.
  • Ruptura (E)Os Ataques Básicos de Valira renovam o efeito periódico do Garrote, e também aumentam o efeito de dano periódico em 5%, acumulando até 30%. Só é bom caso você consiga manter-se atacando o mesmo alvo por muito tempo. Mesmo assim, há talentos melhores.
  • Expor Armadura (E)Eviscerar um inimigo com 3 Pontos de Combo fará com que ele perca 25 de Armadura por 2 segundos, aumentando todo o dano recebido em 25%. Se você escolheu Hemorragia no nível 4 e Retalhar no nível 7, você se torna um verdadeiro monstro com esse talento.
  • Chá de Cardo (Talento Ativo): Recarga: 60 segundos. Ative para restaurar 100 de Energia instantaneamente. Ativar Chá de Cardo não cancela Sumir. Eu não acredito que Energia seja um problema nesse ponto da partida, então eu desconsidero esse talento.

Nível 20

  • Adrenalina (R): Requer Bomba de Fumaça como Habilidade HeroicaEnquanto estiver na área da Bomba de Fumaça, Valira recupera mais 30 de Energia por segundo. Um bom upgrade para a heroica, desde que você consiga manter o inimigo na bomba por pelo menos 70% da duração.
  • Invólucro das Sombras (R): Requer Manto das Sombras como Habilidade Heroica. Sempre que Valira Sumir, ela ganhará Manto das Sombras. Totalmente defensivo.
  • Matadora Noturna (Especialização D)Reduz a recarga de Sumir em 3 segundos. Excelente talento, porque além de propiciar mais sobrevivência, habilita mais dos seus combos.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0