Olá, aventureiros! Lunara, a primogênita de Cenarius, é uma dríade que chegou ao Nexus para causar suspiros aos saudosistas de W3!
Sobre a heroína
Enquanto suas irmãs mais jovens saltitavam em florestas idílicas, Lunara observava os mortais explorarem o esplendor da natureza. Em Azeroth, Cenarius, seu pai, a proibiu de retaliar. Mas aqui é o Nexus, e está na hora da natureza ter sua vingança.
Lunara é uma heroína com função de assassina trazida do universo de Warcraft. Lunara ataca de longe, debilitando os inimigos com toxinas e venenos. Ela é extremamente frágil, e não possui habilidade de montaria — sua velocidade de movimento é superior à de um herói comum, passivamente. O problema disso é que lhe faltam recursos para escapar do combate, então um bom posicionamento com a heroína é crucial.
Fora suas habilidades heroicas, Lunara não é uma assassina de burst como Kael’thas ou Jaina. Como seus ataques básicos envenenam, ela acaba sendo uma heroína de poke, “cutucando” os inimigos na fase de lanes e forçando o recuo. Você deve ficar atento para mudar de alvo periodicamente, garantindo que todos os inimigos estejam afetados pela sua toxina — isso é especialmente importante no início do jogo.
Confira como funcionam suas habilidades nesse vídeo:
Habilidades Básicas
Florescimento Nóxio (Q)
- Recarga: 8 segundos
- Mana: 60
- Habilidade de Área
Depois de 0,5 segundo, explode uma área com pólen causando 166 de dano. Apesar da área não ser lá essas coisas, é uma boa ferramenta para espalhar sua toxina rapidamente.
Esporos Incapacitantes (W)
- Recarga: 10 segundos
- Mana: 40
Inimigos sob efeito de toxina da Natureza têm a duração aumentada em 3 segundos e são desacelerados em 40%. A desaceleração decai ao longo de 3 segundos. Muitas pessoas spammam essa habilidade para manter a toxina no inimigo o tempo todo. Não faça isso. Você vai ficar sem mana muito depressa. Use como recurso de controle e em teamfights após o Florescimento Nóxio.
Fogo-fátuo (E)
- Recarga: 30 segundos
- Mana: 30
Gera um Fogo-fátuo para reconhecer uma área, fornecendo visão ao redor do local. Depois de ativado, ele pode ser redirecionado. Dura 45 segundos. É um drone de obsevação móvel, basicamente. Posicione bem, pois o fogo fátuo morre em 2 ataques. É ótimo para prevenir ganks e para monitorar os objetivos do mapa. Lembre-se que você pode ter múltiplos Fogos-fátuos por vez.
Habilidade de Especialização
Toxina da Natureza (Passiva)
Seus ataques básicos e habilidades que causam dano envenenam o alvo, causando 34 de dano por segundo durante 3 segundos. Cada aplicação subsequente aumenta a duração em 3 segundos, até um máximo de 9.
Habilidades Heroicas
Gavinha de Madeira Espinhenta (R)
- Recarga: 15 segundos
- Mana: 35
- 3 cargas
Lança cipós que causam 171 de dano a todos os inimigos em linha reta. É uma maneira rápida de espalhar seu veneno, sem contar o custo baixíssimo de mana. É uma escolha boa quando você não tem muitos heróis com controle no outro time, ou se sente inseguro de escolher o Golpe no Ar.
Golpe no Ar (R)
- Recarga: 20 segundos
- Mana: 50
- 2 cargas
Salta sobre o inimigo, desacelerando-o em 80% por 0,35 segundo e causando 271 de dano. Essa habilidade heroica é excelente, mas pode te colocar em situações horríveis se usada em um momento ruim. Saltar em cima de 5 inimigos cheios de habilidade de controle não é uma opção. Lembre-se que você pode saltar em cima de lacaios inimigos para escapar, se for necessário.
É importante notar que o salto não acaba no local do inimigo. Você salta por cima, e aterrissa um pouco mais adiante. Cuidado para não se jogar dentro dos portões (ou pelo menos esteja preparado para usar a outra carga para fugir)!
Talentos
Não existe um “talento certo”. Sua escolha deverá levar em consideração uma série de fatores: a composição do seu time, do time inimigo, o mapa em que se encontram, e, é claro, seu foco na partida.
Nível 1
- Gérmen de Florescimento (Q): Aumenta o raio de Florescimento Nóxio em 20%. Esse talento pode parecer bom, mas o aumento é tão insignificante que não vale a pena.
- Fotossíntese (W): Esporos Incapacitantes restaura 10 de Mana por inimigo atingido, até um máximo de 40 de Mana. A não ser que você esteja spammando os Esporos como eu disse para não fazer, você não terá problemas de mana.
- Perspectiva Natural (Especialização): Toxina da Natureza revela os inimigos enquanto dura. Esse talento é especialmente útil para monitorar o posicionamento dos inimigos no mapa se eles tentarem fugir ou te atrair para uma armadilha. Contra heróis como Nova ou Zeratul, é mandatório.
- Esporos Cruéis (W): Quando Esporos incapacitantes atingem apenas Lacaios ou Mercenários, sua recarga é reduzida em 80% e 20 do seu custo de Mana é recuperado. Eu acredito que o foco de Lunara deve ser afastar os heróis da lane. Se você ficar mirando apenas Lacaios ou Mercenários, você atrasa esse processo.
Nível 4
- Fogo-fátuo Célere (E): Aumenta em 100% a velocidade de movimento e em 50% o campo de visão dos Fogos-fátuos. É o talento mais “multiuso” desse nível, pois é bom em todas as situações.
- Fogo-fátuo Perdido no Tempo (E): Fogo-fátuo não custa Mana e sua recarga é regenerada 125% mais rápido quando não há nenhum Fogo-fátuo ativo. Esse talento é o mais “meh” desse nível, só é útil se os inimigos estiverem encontrando e destruindo seu Fogo-fátuo o tempo todo.
- Fogo-fátuo Celeste (E): O Fogo-fátuo pode ver através de obstáculos e revela a área por 4 segundos ao morrer. Ótimo em mapas que possuem muitos obstáculos que atrapalham a visão, como Campo de Batalha da Eternidade, Jardim do Terror e Tumba da Aranha Rainha.
- Fogo-fátuo Divisor (E): A primeira vez que você reloca um Fogo-fátuo, ele deixa uma cópia de si mesmo no local anterior. Só um Fogo-fátuo pode estar ativo por vez. Eu gosto bastante desse talento na Clareira Maldita e Templo Celeste, onde o inimigo pode vir contestar os objetivos de mais de um lado diferente.
Nível 7
- Toxina Sifonante (Especialização): Enquanto Toxina da Natureza estiver ativa num inimigo, você receberá uma cura de 19 de Vida por segundo. Lunara é, sim, um heroína frágil, mas esse talento só vale a pena se você não tiver heróis de suporte em seu time.
- Vigor Selvagem (W): Usar Esporos Incapacitantes aumenta em 50% o dano dos seus próximos 4 ataques básicos. Eu amo esse talento, pois o dano de ataque básico de Lunara é fraquinho. Isso ajuda, e muito.
- Lança Farpada (Q): Usar Florescimento Nóxio faz seu Ataque Básico seguinte atingir até 4 inimigos. Útil para espalhar seu veneno, mas menos útil que o Vigor Selvagem.
- Abate da Natureza (Especialização): Aumenta em 150% o dano de Toxina da Natureza a inimigos não Heroicos. O dano que isso causa em mercenários e lacaios é bem alto. Se você quiser dar um pouco mais de wave clear à sua build, isso ajuda bastante. É útil se você estiver na Tumba da Aranha Rainha e não tiver nenhuma forma de dano em área eficiente em seu time.
Nível 10
Nesse nível você escolherá entre as habilidades heroicas explicadas anteriormente.
Nível 13
- Florescer Irritante (Q): Aumenta o alcance de Florescimento Nóxio em 50%. Não é um talento ruim, mas há opções melhores.
- Vantagem Injusta (Especialização): Toxina da Natureza causa 50% mais dano a Heróis desacelerados. Se você por acaso possuir um Arthas ou Jaina em sua equipe, é um ótimo recurso para burst de dano. Você também pode ativar por conta própria com os Esporos.
- Matador de Gigantes (Passivo): Ataques Básicos contra Heróis inimigos têm bônus de dano equivalente a 1,5% da Vida máxima do Herói. Esse talento é absurdo quando combinado aos Esporos Revigorantes no nível 16, confie em mim.
- Escudo Mágico Maior (Passivo): Ao receber dano de uma habilidade, reduz o dano e o dano das habilidades seguintes em 75% por 3 segundos. Só pode ser ativado uma vez a cada 30 segundos. Se você estiver sendo focado por heróis e não consegue sequer reagir (como uma Nova ou Zeratul), é uma ótima opção defensiva. Tenha em mente que você vai sacrificar bastante dano por isso.
Nível 16
- Pólen Asfixiante (Q): Aumenta em 125% o dano que Florescimento Nóxio causa a inimigos afetados por Toxina da Natureza. É um bom talento, mas há opções melhores.
- Lança de Madeira Estelar (W): Usar Esporos incapacitantes aumenta em 50% o alcance do seu Ataque Básico por 6 segundos. É bom se você estiver com dificuldades para atingir os inimigos de uma distância segura.
- Esporos Revigorantes (W): Usar Esporos Incapacitantes aumenta em 50% a velocidade de ataque por 6 segundos. SIM. Esse é o grande talento, e combinado ao Matador de Gigantes você se torna um perigo real.
- Que Ressequem (W): Aumenta a desaceleração de Esporos Incapacitantes em 50%. A quantidade de Desaceleração aplicada por Esporos Incapacitantes não decai mais ao longo da duração de 3 segundos.
Nível 20
- Ira da Floresta (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a Gavinha de Madeira Espinhenta como habilidade heroica. Aumenta o alcance de Gavinha de Madeira Espinhenta em 30%. A Velocidade em 20% e seu campo de visão em 35%. É um upgrade até que OK, mas há opções melhores.
- Passo Largo (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido Golpe no Ar como habilidade heroica. Todas as cargas de Golpe no Ar são devolvidas a cada 20 segundos. Você também pode usar Golpe no Ar nos aliados. Essa é uma escolha excelente se você tiver escolhido essa heroica. Torna a habilidade mais potente e mais segura, pois você quase sempre terá um herói na backline de braços abertos.
- Marcha Galopante (Z): Ative para aumentar o bônus de velocidade de movimento da Celeridade da Dríade em 80% por 6 segundos. Esse talento compensa a falta de escape de Lunara, mas se o problema forem as habilidades de controle em excesso do inimigo, escolha o próximo talento.
- Abolir Magia (Talento Ativo): Recarga: 35 segundos. Ative para remover de si e de um aliado todos os efeitos de atordoamento, enraizamento, silêncio, desaceleração e dano ao longo do tempo. Durante 2 segundos, a duração dos atordoamentos, enraizamentos, silêncios e desaceleração é reduzida em 50%.
Sugestão de Build
- Nível 1: Perspectiva Natural (Especialização)
- Nível 4: Fogo-fátuo Celeste (E)
- Nível 7: Vigor Selvagem (W)
- Habilidade Heroica: Golpe no Ar
- Nível 13: Matador de Gigantes (Passivo)
- Nível 16: Esporos Revigorantes (W)
- Nível 20: Passo Largo (R)
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