Olá pessoal! Hoje, continuando os guias de heróis, falarei um pouquinho do meu herói favorito, Zeratul, o Prelado das Trevas. <3 Esse Protoss que samba invisível na sua cara, te mata e foge blinkando é puro amor. Quando está no seu time, é claro.

Última atualização: 30/10/2017

Sobre o Herói

O enigmático Templário das Trevas Zeratul serve aos Xel’Naga. Além de empunhar com maestria os poderes do Vazio, sua sabedoria angariou-lhe o respeito dos maiores líderes do setor Koprulu — apesar de sua inclinação para entradas dramáticas

Zeratul é um herói com a função de Assassino do universo de Starcraft. O Prelado das Trevas é um matador eficiente, destruindo seus inimigos e desaparecendo nas sombras em seguida. Além disso, Zeratul é extremamente evasivo, e não é incomum vê-lo escapar do combate com pouquíssima vida, rindo enquanto seus inimigos lambem suas feridas. Apesar de seu imenso poder destrutivo, ele é um herói frágil, e o fato de ser um combatente corpo-a-corpo não ajuda muito. Você deve saber balancear seus talentos para atingir um certo grau de sobrevivência e ao mesmo tempo potencializar seu dano.

Zeratul usa mana para lançar suas habilidades. Não costumo ter problemas de mana com ele, pois a única habilidade que realmente spammo é a de menor custo de mana.

Confira o nosso vídeo demonstrativo das habilidades de Zeratul:

Habilidades Básicas

Cutilada (Q)

  • 40 de mana
  • Recarga: 6 segundos
  • Área de efeito circular em torno do herói

Zeratul causa dano em uma pequena área ao seu redor, causando 92 de dano aos inimigos atingidos. É uma excelente habilidade para usar contra tropas, destruindo-as rapidamente. Se você estiver camuflado, pode de quebra atingir aquele herói inimigo corpo-a-corpo que estiver próximo.

Espinho de Singularidade (W)

  • 80 de mana
  • Recarga: 12 segundos
  • Tiro de habilidade

Zeratul atira na direção do alvo um espinho que gruda no primeiro inimigo atingido. Após 1 segundo o espinho explode, causando 120 de dano e desacelerando o alvo em 40% durante 3 segundos. Essa habilidade é fantástica para perseguir inimigos, mas na lane é bem difícil de acertar devido à quantidade de tropas inimigas que entram na frente.

Translação (E)

  • 50 de mana
  • Recarga: 10 segundos

Zeratul teleporta-se para o local-alvo, e usar essa habilidade não cancela a camuflagem. Essa habilidade é a sua melhor amiga, e você deve aprender a usá-la nos momentos certos para não desperdiçar sua recarga. É extremamente útil para escapar do combate ou para alcançar seu inimigo fujão. A Translação permite que você atravesse obstáculos do mapa como pedras ou estruturas.

Habilidade de Especialização

Camuflagem Permanente

Você se camufla automaticamente após permanecer 2 segundos fora de combate. Se receber dano (de habilidades em área, por exemplo), atacar ou canalizar alguma habilidade, a camuflagem é quebrada. Os inimigos ainda podem ver sua sombra e uma leve “distorção”, então não pense que você está seguro sambando na cara do inimigo. As estruturas inimigas também não te enxergam camuflado.

Habilidades Heroicas

As duas habilidades heróicas de Zeratul são úteis. Porém, a primeira é mais voltada para agressividade, e a segunda, para controle e evasão.

Ataque Sombrio (R)

  • 50 de mana
  • Recarga: 45 segundos

Seus ataques básicos fazem com que você invista contra os inimigos e ganhe 20% de velocidade de ataque. Dura 4 segundos. Se você usar essa habilidade e seu inimigo estiver próximo, você pulará nas costas dele e o atacará como se não houvesse amanhã, perseguindo-o implacavelmente. Com essa habilidade ligada, você aumenta sua capacidade de dano e pode solar heróis frágeis. Vale lembrar que você ainda pode usar suas habilidades básicas enquanto ataca seu inimigo.

Prisão Destruidora (R)

  • 100 de mana
  • Recarga: 100 segundos
  • Área de efeito circular

Aprisiona todos os alvos (todos mesmo, até seus aliados) em uma área, tornando-os invulneráveis durante 5 segundos. Você não é afetado. É uma habilidade para se usar defensivamente e para controlar o inimigo (prenda-os e fuja, ou prenda seu amigo enquanto mata aquele herói que o perseguia), ou para preparar os inimigos para uma armadilha enquanto seus aliados se aproximam. Já vi também um Zeratul usando essa habilidade em torno de um tributo na Clareira Maldita, impedindo que os heróis combatentes corpo-a-corpo o atingissem e cancelassem a canalização. Ela também pausa Pontos de Captura (Acampamentos de Mercenários, Torres de observação, Santuários do Dragão). Enquanto estiverem pausados, esses pontos não podem ser capturados.

É uma heroica totalmente voltada ao combate em equipe, e é a escolha padrão em praticamente toda composição.

Talentos

Não existe uma escolha correta de talentos. Muitos deles dependem da composição do seu time, do time inimigo e do campo de batalha. Zeratul em especial possui níveis em que _todos_ os talentos são maravilhosos, e a escolha pode ser bem difícil (T_T). Recomendo testar todos os talentos para escolher o que melhor se encaixa no seu estilo de jogo.

Nível 1

  • Cutilada Maior (Q): Aumenta o raio de Cutilada em 33%. Esse aumento é bem considerável, tornando esse um ótimo talento.
  • Caçador SombrioColete Globos de Regeneração para reduzir em 2 o custo de Mana de Translação.  Após coletar 20 Globos de Regeneração, seus Ataques Básicos reduzirão em 1 segundo a recarga de Translação.
  • Lâmina Vorpal (talento ativo): Possui 15 segundos de recarga. Ao ativá-la, você se teleporta para o último alvo não-estrutural atacado por você nos últimos 3 segundos. Estava atacando aquele herói inimigo e ele saiu do seu campo de visão com nada de vida? Ative a Lâmina Vorpal e alcance-o!

Nível 4

Esse é o nível do capeta. Praticamente todos os talentos são ótimos, o que torna sua escolha bem difícil.

  • Incumbência SinistraAbates de Heróis aumentam em 5% o Poder de Habilidade, até um máximo de 50%.  O Poder de Habilidade extra é perdido ao morrer.
  • Golpes à EspreitaApós usar uma Habilidade, seu próximo Ataque Automático dentro de 6 segundos causará 40% a mais de dano.
  • Cutilada Retalhadora (Q): Cutilada agora causa 40% de dano adicional ao longo de 3 segundos. Considerando que a recarga da Cutilada é de 6 segundos, se você conseguir reaplicar no seu inimigo enquanto o persegue, você terá 100% de aproveitamento.

Nível 7

  • Buraco de Minhoca (E): Por 2 segundos após usar Translação, você pode reativá-la, sem custo de mana, e retornar para o local de onde veio.
  • Translação Dupla (E)Sua Translação tem 2 cargas, mas a recarga dela aumenta em 8 segundos.
  • Perseguição Sombria (W)Seu Espinho de Singularidade demora 50% a mais para explodir, e você pode reativá-lo enquanto ele estiver preso em um inimigo para teleportar-se até ele.  Ao ser reativado, a sua Velocidade de Movimento aumentará em 30% por 3 segundos.

Nível 10

Nesse nível você escolherá entre as duas habilidades heroicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Camuflagem do VazioVocê ganha um escudo equivalente a 15% do seu Máximo de Vida ao longo de 5 segundos enquanto permanecer com Camuflagem Permanente.
  • Golpes da Recomposição: Seus ataques básicos te curam em 35% do dano causado. Esse talento é maravilhoso para aumentar sua sobrevivência, e possibilita que você sole mercenários já nesse nível.
  • Escudo Mágico: Ao receber dano de habilidade, reduz todo o dano de habilidade em 50% por 3 segundos. Só pode ser ativado uma vez a cada 30 segundos, mas pode ser ligado/desligado, para mais controle sobre a ativação. Se você quiser priorizar sua sobrevivência, esse é um bom talento.

Nível 16

  • Furor do Prelado (W)Você causa 40% a mais de dano aos inimigos enquanto eles tiverem um Espinho de Singularidade preso a eles.
  • Mestre da Lâmina do VazioCada terceiro ataque básico consecutivo contra o mesmo Herói causa 125% de dano extra. Como Zeratul é um herói com boas habilidades para manter o inimigo perto, é um talento que vale a pena.
  • Talho do Caos (Q)Se acertar mais de 1 Herói inimigo, Cutilada causará 50% a mais de dano e terá a recarga reduzida em 3 segundos.

Nível 20

  • Voltar (talento ativo): Ative para resetar as recargas de suas habilidades básicas; possui 60 segundos de recarga.
  • Lâminas do NexusConcede 20% de aumento no Dano de Ataque, e Ataques Básicos desaceleram inimigos em 20% durante 1 segundo, tudo de forma passiva. Excelente para manter o inimigo perto de você.
  • Fúria dos Nerazim (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a habilidade heroica Ataque Sombrio. O Ataque Sombrio agora dura 50% mais, e concede 30% de roubo de vida no seu período de duração. Com isso + Berserk, você pode solar praticamente qualquer um.
  • Prisão Protetora (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a habilidade heroica Prisão Destruidora. Quando Prisão Destruidora acabar, os inimigos serão desacelerados em 50% por 3 segundos.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0