Olá Aventureiros! Daremos continuidade aos guias de Heróis, dessa vez trazendo dicas e comentários sobre uma grande personagem de Warcraft, a atual líder dos Kirin Tor e soberana da cidade caída de Theramore. Abram alas para Jaina Proudmoore!

Última Atualização: 02/02/2017

Sobre a Heroína

Ex-pupila do arquimago Antônidas, Jaina Proudmoore liderou os sobreviventes de Lordaeron rumo a Kalimdor e fundou a cidade de Theramore. Agora, ela serve à Aliança como uma voz poderosa lutando pela racionalidade e diplomacia.

Jaina é uma heroína Assassina trazida do universo de Warcraft. No Nexus, ela está super fofa e sem o rancor profundo pela destruição de sua cidade (ela senta de ladinho na montaria, tem como não amar?). Sua especialização em Heroes é gélido, portanto você terá congelamentos, setas de gelo, elementais, entre outras coisas.

Ela usa Mana para lançar suas habilidades, mas não é uma sanguessuga que faz com que você tenha que voltar toda hora ao altar para se recuperar. No entanto, ela é extremamente frágil, morrendo facilmente se estiver na linha de frente. Posicionamento é a chave para sobreviver com Jaina.

Para dar uma olhada em suas habilidades, confira esse vídeo aqui:

Habilidades Básicas

Seta de Gelo (Q)

  • 30 de Mana
  • Recarga: 4 segundos
  • Habilidade em linha reta

Jaina atira uma seta de gelo na direção escolhida, causando 59 de dano e gelando o primeiro alvo atingido. Possui custo relativamente baixo de mana, recarga curta, desacelera e causa dano considerável. Para aumentar seu potencial, no entanto, é necessário estar bem posicionado, pois a seta é bem estreita e ela pode acabar atingindo um lacaio no lugar do herói fujão que você está tentando atingir.

Nevasca (W)

  • 90 de Mana
  • Recarga: 15 segundos
  • Habilidade em área circular

Bombardeia uma área com três ondas de gelo. Cada uma delas causa 55 de dano e gela os inimigos atingidos. Essa habilidade é ótima para se livrar de uma lane de lacaios inimigos; Como a primeira onda terá gelado os lacaios, a segunda onda causará bem mais dano.

Cone de Frio (E)

  • 40 de Mana
  • Recarga: 10 segundos
  • Habilidade em área cônica

Causa 67 de dano em um uma área cônica, gelando os inimigos atingidos. É praticamente uma versão em área da seta de gelo, devendo ser usada sempre que pelo menos dois inimigos puderem ser atingidos.

Habilidade de Especialização

Queimadura de Frio

Todas as habilidades de Jaina gelam seus alvos (como você já deve ter percebido), reduzindo em 25% sua velocidade de movimento e aumentando em 50% o dano que eles recebem das suas habilidades. O efeito dura 4 segundos.

Habilidades Heroicas

As duas opções de habilidades heróicas situacionais, e dependerá de como o jogo vem se desenrolando, composição de times e qual o foco do seu Herói nessa partida.

Anel de Gelo (R)

  • 70 de Mana
  • Recarga: 80 segundos
  • Habilidade em área anelar

Cria um anel de gelo no local alvo que, após alguns segundos, congela os inimigos que estiverem em cima, causando 440 de dano e enraizando-os durante 3 segundos. O anel dura 3 segundos, e qualquer inimigo que tocá-lo será afetado. Essa habilidade heróica é mais focada em suporte e controle, permitindo que seu time destrua os inimigos enquanto estão congelados. Também é uma ótima habilidade para quebrar o posicionamento inimigo, forçando-os a desviar do anel de gelo.

Evocar Elemental da Água (R)

  • 75 de Mana
  • Recarga: 80 segundos
  • Invocação em área circular

Jaina evoca um elemental de água no local alvo. Os ataques básicos do elemental causam 110 de dano, além de gelarem os inimigos e causarem 25% de dano colateral. Diferente da habilidade heróica anterior, essa é voltada para a agressão, e oferece grande influência em combate (principalmente se os heróis inimigos estiverem juntos). Procure evocá-lo sempre em um local em que atingirá heróis. Apertar a tecla R novamente força seu elemental a se mover ou atacar um inimigo específico. Ele ainda fica vivo mesmo depois que você morrer, portanto é possível finalizar um herói que te matou e ficou com pouca vida se você controlar seu elemental. Ele dura 15 segundos.

Talentos

Não há um talento correto. A escolha de um talento é extremamente situacional, e depende do seu time e do time adversário. Aconselho todos os jogadores a experimentarem a maior parte dos talento dos heróis até encontrar a forma que melhor se encaixa com sua jogabilidade.

Nível 1

  • Território Invernal (Q): Aumenta o alcance da seta de gelo em 30%. É um bom talento se você quiser pressionar heróis inimigos de longe, mas tome cuidado: Se o inimigo puder ver a seta vindo de longe, há mais chances dele conseguir desviar.
  • Gelidez Prolongada (Especialização): Aumenta a duração da Gelidez de 4 para 6 segundos. Esse talento é excelente, pois permite que você combe mais habilidades e mantenha seus inimigos vulneráveis por mais tempo.
  • Calafrio Profundo (Especialização): Aumenta a desaceleração da Gelidez de 25% para 30%.
  • Propósito do Conjurador: Colete Globos de Regeneração para aumentar permanentemente a regeneração de Mana em 0,1 por segundo até um máximo de 2,5 por segundo. Depois de coletar 25 Globos de Regeneração, também aumenta o Mana máximo em 100.

Nível 4

  • Fragmentos Gélidos (Q): A seta de gelo agora perfura o primeiro inimigo atingido, podendo atingir um alvo adicional que esteja atrás. Para poder aproveitar 100% desse talento, é necessário que você esteja sempre bem posicionado.
  • Intelecto Arcano (Especialização): Causar dano a um alvo gelado recupera a mana de Jaina. Ataques básicos recuperam 5 de mana, e habilidades recuperam 20. Com esse talento, seus problemas de mana com Jaina estarão acabados! Se combado com o talento de Nível 1 Gelidez Prolongada, você otimiza ainda mais sua regeneração.
  • Armadura de Gelo: Heróis inimigos que atacam você ficam gelados. Além disso, a cada 10 segundos você pode bloquear um ataque básico de um herói inimigo, reduzindo em 50% o dano. É um talento defensivo, mas que pode te oferecer propósitos ofensivos significativos, afinal você gelará os inimigos sem precisar gastar habilidades.

Nível 7

  • Banquisas (E): Dobra a largura do Cone de Frio e reduz a recarga em 1 segundo para cada alvo atingido, até um máximo de 5 segundos. Se você quiser empurrar lanes com eficiência, basta ficar spammando essa habilidade nos lacaios inimigos. No entanto, sua mana será drenada rapidamente, e o custo-benefício pode não ser tão alto.
  • Enregelado (Especialização): Aumenta o bônus de dano da Queimadura de Frio de 50% para 65%. Para builds agressivas, é um ótimo talento, principalmente se combado com o talento de Nível 1 Gelidez Prolongada.
  • Lança de Gelo (Q): A recarga da seta de gelo é reduzida em 2 segundos ao atingir um alvo gelado, e você restaura 10 de mana. Se você tem confiança nas suas habilidades para poder acertar a seta de gelo repetidas vezes, você vai moer o inimigo com sua fúria gelada, usando uma após a outra. É interessante se combada com o talento de Nível 4 Fragmentos Gélidos.

Nível 10

No nível 10 você escolherá uma das duas habilidades heróicas explicadas anteriormente.

Nível 13

  • Frente Tempestuosa (W): Aumenta o alcance de Nevasca em 100%. É bem interessante para mapas como a Clareira Maldita, em que você pode interromper a canalização do tributo adversário enquanto ainda estiver longe. É útil também para pressionar estruturas inimigas de uma distância segura.
  • Veias Gélidas (talento ativo): Possui 60 segundos de recarga. Ative para triplicar a velocidade de recarga de suas habilidades básicas e reduzir seu custo de mana em 50% durante 5 segundos.
  • Barreira de Gelo (Especialização): Quando Jaina causa dano aumentado pela Queimadura de Frio, ela é protegida em 25% do dano total causado. O escudo dura 4 segundos. Essa é uma habilidade que aumenta imensamente a sobrevivência de Jaina, e costuma ser minha escolha padrão.

Nível 16

  • Tempestade Branca (W): Aumenta o raio da nevasca em 30%. Se o seu foco é empurrar lanes, esse talentos é muito interessante por ajudar a se livrar de vários lacaios ao mesmo tempo, além de acertar mais heróis.
  • No Fim do Mundo (E): Inimigos atingidos pelo cone de frio também são afetados por vulnerabilidade, recebendo 25% a mais de dano durante 2 segundos. Esse tempinho é o necessário para um belo estrago.
  • Explosão Entorpecente (E): Cone de Frio também enraíza os alvos atingidos durante 1 segundo. Apesar de ser apenas um segundo, esse tempo muitas vezes é o necessário para você escapar ou finalizar seu inimigo. Oferece ainda mais utilidade para o Cone de Frio, sendo assim uma ótima escolha.

Nível 20

  • Poder Arcano (talento ativo): Possui 60 segundos de recarga. Ative para aumentar seu dano mágico em 15% e restaurar 400 de mana ao longo de 10 segundos.
  • Bloco de Gelo Aprimorado (talento ativo): Possui 20 segundos de recarga. Ao ativá-lo, você se refugia em um bloco de gelo, ficando invulnerável durante 2,5 segundos. Dentro do bloco de gelo, você não pode se mover, atacar ou usar habilidades. Quando o efeito expira, os inimigos próximos são gelados. Usar a habilidade novamente cancela o bloco. É uma das poucas formas que Jaina tem para se defender contra burst, e é praticamente essencial.
  • Frente Fria (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a habilidade heróica Anel de Gelo. O centro do anel de gelo explode depois que o círculo principal expira, causando uma quantidade considerável de dano.
  • Mímica Invernal (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a habilidade heróica Evocar Elemental da Água. Seu elemental agora copia as habilidades básicas que você usar, causando 50% do dano. Aumenta o alcance dele em 50%. Se você começar a spammar suas habilidades, ele vai spammar com você. Portanto, se você escolher esse talento, fique atento para evocar seu elemental apenas quando suas habilidades básicas estiverem com as recargas zeradas. Dessa forma, você aproveita melhor a duração do elemental.

Sugestão de Build


Se você tem alguma sugestão de build, envie para nossa seção de Guias do Leitor!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0