murkyintroduction

Olá, meu nome é Fran Molina. Eu sou uma jogadora semi hardcore de Heroes e esse é o meu primeiro MOBA. Eu comprei o Murquinho por conta de uma aposta com alguns amigos, e ao experimentar um pouco com ele, caí de amores pelo personagem. Peguei a skin mestra em menos de uma semana de jogo, e acredito que consegui experiência o bastante com ele para escrever um guia, ao menos para iniciantes.

Vocês devem seguir o que eu digo aqui? Esse é um guia, não uma bíblia! Leia, pegue as informações que achar interessantes, e adapte de acordo com o seu estilo de jogo. Um guia nunca deve ser seguido totalmente às cegas, mas usado como maneira de melhorar como jogador.

I am king of the sea, but I’m not Aquaman! Death will rise, hear our cry, RwlRwlRwlRwl! I AM MURLOC! ~ Elite Tauren Chieftain, I Am Murloc

Murquinho é um Especialista de combate corpo-a-corpo. Sua maior característica é a presença constante em praticamente todo o mapa, por conta de ter um tempo de reviver de apenas 5 segundos. Essa presença constante tem um preço: Murquinho é o herói mais frágil do jogo, facilmente morto pela maioria dos heróis. Ele funciona muito bem para puxar lanes, ou simplesmente ser um pé no saco do time adversário.

Murquinho é um dos heróis mais diferentes do jogo, por conta da sua extrema fragilidade. Junto com Abathur, é um dos heróis que não tem nenhum personagem comparável em outros MOBAs como LoL, DOTA ou Smite, então os veteranos desses jogos também possuem pouca familiaridade com ele.

É um dos heróis mais subestimados do jogo, justamente por conta de ser frágil. Mas por trás do som esquisito dos murlocs e da vida baixíssima, esconde-se um dos heróis com maior capacidade de dano do jogo. Um jogador com experiência capitaliza bastante com esse potencial de dano altíssimo, chegando ao ponto de conseguir matar quem ele quiser, contando que suas habilidades estejam prontas para serem usadas.

É também um dos heróis que eu acho fundamental jogar ao menos um pouco com, pois aprender jogar com ele significa aprender a sobreviver, e cada cantinho de todos os mapas.

  • Um dos melhores laners do jogo, um Murquinho sozinho consegue limpar lacaios com facilidade e destruirá torres rapidamente se ninguém ir cuidar dele;
  • Ótima presença nas team fights, se for ignorado pelo time inimigo ele dá MUITO dano;
  • Tentáculo é ótimo pra gankar, ou parar aquele inimigo fugindo para garantir a kill pro seu time;
  • Tem apenas 5 segundos de tempo para renascer, então pode sempre entrar em ação e encher o saco do time inimigo. Por esse mesmo motivo, também é um dos melhores usuários do Terror do Jardim ou do Cavaleiro Dragão, pois não tem necessidade de recuar quando estiverem perto de morrer ou do fim do tempo deles;
  • Ótimo para solar campos pequenos (sementes em Jardim do Terror, caveiras nas Minas Assombradas, campos de dobrões na Baía do Coração Negro);
  • Não tem mana e a vida dele é mínima, então quase não tem necessidades de fontes ou de voltar pra base para se recuperar;
  • Mgrlglrggrlrggrlgrl!

  • Herói mais frágil do jogo;
  • Por conta da fragilidade, tem que ser cuidado contra inimigos que ataquem rapidamente, especialmente os de longo alcance;
  • Baiacu é facilmente morto por inimigos antes de explodir;
  • Se morrer na Baía do Coração Negro, perderá todas as moedas, mesmo que ressuscite no ovo;
  • Requer atenção e conhecimento de todos os mapas, para saber locais bons para colocar os ovos, e rapidamente reposicionar quando um inimigo estiver perto dele;

 Característica: Botar Ovo

Coloca um ovo no local selecionado, revelando a área ao redor dele. Ao morrer, você renascerá no ovo depois de 5 segundos. Se o ovo for quebrado, você será revelado para os inimigos por 15 segundos, e neste tempo, não poderá colocar um ovo novo. Murquinho concede apenas 25% da experiência de um herói quando morre. Se o Murquinho morrer enquanto seu ovo estiver quebrado, ele terá tempo de renascer de um herói normal.

Entrarei em mais detalhes sobre o ovo e como usá-lo mais pro final do guia!


 

 Visgo – 4 segundos de recarga


Causa dano moderado ao redor do Murquinho e aplica Visgo nos inimigos por 8 segundos. Os alvos afetados com Visgo sofrem desaceleração de 20%, e tomam dano extra de Visgo.

Esta é a habilidade que o Murquinho usará o tempo todo, basicamente. É ótima para limpar lacaios. A desaceleração ajuda com heróis tentando fugir, e a grande maioria dos talentos do Murquinho tem sinergia com ele. Basicamente, no meio de uma luta, sempre use!


 

 Baiacu – 15 segundos de recarga


Lança um Baiacu aonde você apontar. Depois de 3 segundos, o Baiacu explode, dando dano alto. Inimigos podem atacar o peixe, para desarmá-lo.

Baiacu será a habilidade principal que você vai usar na hora de limpar lacaios – um Baiacu bem colocado tira uns 80% de vida de todos os lacaios no começo do jogo, e isso apenas aumenta no decorrer do jogo. Inimigos precisam bater 3 vezes no Baiacu para que ele se desarme, e muitas vezes eles apenas recuam para longe, então também pode ser usado para deixar inimigos em uma posição ruim. Mesmo que eles desarmem o Baiacu antes dele explodir, a vantagem é sua – são 3 ataques que eles não deram em você, ou ninguém do seu time.


 

 Bolha de Segurança – 14 segundos de recarga


Deixa o Murquinho invencível por 2 segundos. Durante esse tempo, o Murquinho não pode atacar, nem usar habilidades.

Basicamente, a garantia para que seu Murquinho não seja transformado em atum pelos inimigos o tempo todo. Uusado primariamente para escapar de inimigos, também pode ser útil para garantir que você chegue perto de um inimigo para atacá-lo. Sempre mantenha um dedo no E para usar na hora certa!


 

Habilidades Heróicas

 Marcha dos Murlocs – 100 segundos de recarga


Cria uma legião de murlocs na direção-alvo, cada um pulando no primeiro herói ou estrutura que encontrar. Cada murloc causa dano moderado, e heróis atingidos andam 15% mais lentamente por 5 segundos. Dá metade do dano contra estruturas.

Demora 1.5 segundos para começar, mas quando vem, vem vários murlocs pra cima dos inimigos. É um visual muito legal. Força os inimigos a se desviarem dele, e a desaceleração de cada murloc se acumula, ou seja, se um inimigo for acertado por vários murlocs ele estará praticamente imobilizado. Porém, os murlocs se movem bem lentamente, então é difícil conseguir aproveitar essa habilidade totalmente sem a ajuda de alguém para manter os inimigos atordoados para você.


 

 Tentáculo do Polvo – 50 segundos de recarga


Evoca um polvo para atordoar o herói inimigo por 3 segundos. Causa dano mínimo. Qualquer CC que o Murquinho tomar enquanto estiver usando o polvo, parará o atordoamento imediatamente.

É uma ótima habilidade para gankar inimigos, ou ao menos garantir que um inimigo não fuja enquanto o seu time mata ele. É ótima para usar junto com Baiacu. Tem dano mínimo (1 por segundo!), mas um atordoamento longo com uma recarga não muito grande certamente é de grande valia.

 


Eu explicarei primeiramente os talentos que acredito serem melhores em cada nível, e depois os talentos que acredito não serem opções tão boas, que estarão na cor cinza. As descrições do que cada talento faz estão em itálico.


 

Nível 1

Suborno (talento ativo): Ao matar lacaios inimigos, você ganha um stack de Suborno. Ao chegar em 20 stacks, você pode subornar mercenários, derrotando-os na hora. O Murquinho consegue solar gigantes e bruisers com relativa facilidade sem o talento, mas é sempre uma boa opção em mapas com bastante mercenários.

Brisa da Bolha (E): Ganha 20% de velocidade de movimento ao usar Bolha de Segurança. É uma ajuda a mais para escapar de ganks, e é útil contra todos os heróis. Também ajuda a usar a Bolha para iniciar combate, chegar mais perto e usar habilidades sem problemas.

 Bloqueio: Reduz o dano de ataques de heróis em 50%. Pode ter até duas cargas acumuladas. É um talento bom caso time adversário tenha inimigos que ataquem rápido, mas ele não te garantirá sobrevivência contra eles. Também ajuda a sobreviver contra Novas.

Ovo de Assalto (especialização): A vida do ovo do Murquinho e a visão ao redor dele é aumentada em 150%. É, na minha opinião, o talento mais fraco desse nível, pois se acharem o seu ovo, muito provavelmente a vida extra não será o suficiente para salvá-lo. Mas a visão extra o torna uma opção válida para mapas com poucos lugares bons de se esconder, como Condado do Dragão e Minas Assombradas.


 

Nível 4

Envenenar (talento ativo): 60 segundos de recarga. Ao usar em um herói inimigo, causa 350 de dano em 10 segundos. O dano aumenta conforme o nível de seu herói. A habilidade já foi obrigatória para muitos heróis, mas recebeu nerf no patch do Açougueiro, dobrando o tempo em que causa dano, mas sem aumentar o dano da mesma. Ainda é uma habilidade muito boa, mas não tão obrigatória mais.

Vivendo o Sonho: Concede passivamente 5% de poder de habilidade. A cada 5 segundos que Murquinho estiver vivo, ele ganha 1% a mais de poder de habilidade, podendo chegar a 20%. O acúmulo se perde ao morrer. Na minha opinião, é de longe o melhor talento desse nível, embora para ter todo o benefício dele, é necessário aprender a sobreviver. Mas 20% de AP em todas as habilidades é monstruoso para um herói que já tem níveis de dano muito altos. Então, viva o sonho, né gente 🙂

Baiacão (W): Seu Baiacu aguentará mais um ataque antes de ser destruído. É um talento bom, mas inútil contra um inimigo que saiba que o Baiacu pode ser atacado: se ele quiser destruí-lo antes de explodir, ele irá destruí-lo mesmo com esse talento. Se ainda quiser usá-lo mesmo assim, lembre-se de não o pegar contra heróis que ataquem rápido.

 Visgo Maior (Q): Aumenta a área do Visgo em 30%. É um talento bom até, mas comparando com outros talentos desse nível, ele simplesmente é mais fraco. Não recomendo.


 

Nível 7

 Vantagem Visguenta (Q): Os ataques básicos do Murquinho tem 100% de dano bônus contra inimigos cobertos com Visgo. É o melhor talento desse nível no momento, mas não funciona contra estruturas (já que estruturas não ficam cobertas de visgo). Mas é dano extra contra heróis, que ajuda mais pro final do jogo.

Ar Comprimido (W): Aumenta a área do Baiacu em 50%. É um talento bom pois garante que o Baiacu consiga atingir uma wave toda de lacaios, as duas torres ao mesmo tempo, e dá mais trabalho para os inimigos fugirem quando você usa neles. Também é útil para combar 2 Baiacus com o talento Voltar de nível 20, mas com prática, acaba sendo desnecessário. Bom talento para Murquinhos iniciantes.

 Visgo Retardante (Q): Aumenta a desaceleração do Visgo de 20 a 30%. O aumento da desaceleração é pouco, e o benefício é fraco quando comparado a outros talentos do nível.

Clarividência (talento ativo): 45 segundos de recarga. Concede visão em sua área de efeito, revelando inimigos durante 4 segundos, também cancelando camuflagens. Tem seus usos, como garantir que seu time não seja encurralado enquanto fazem um golem chefe. Eu pessoalmente não sacrificaria outros talentos desse nível por esse, mas é útil contra Novas e Zeratuls.


 

Nível 10

Aqui você escolhe suas habilidades heróicas, que já foram explicadas anteriormente. Mas vou falar um pouquinho mais de cada uma.

Marcha dos Murlocs: É uma habilidade heróica muito boa. Demora um pouco pra se acostumar com ela, já que tem um pequeno tempo de carga (1.5 segundos), e os murlocs não são muito rápidos. Mas provavelmente vai atingir algum herói e dá pra ter um bom uso dela mesmo assim. Tem uma área bem grande.

Tentáculo do Polvo: Na minha opinião, muito melhor que marcha na maioria dos jogos, por te dar um baita potencial de gank. A maioria das suas kills vai acontecer por conta dele. Tentáculo tem um alcance bem maior do que você espera, e dá para utilizá-lo ofensivamente, por exemplo, para defender tributos de alguém que o esteja pegando na Clareira Maldita, ou pagando moedas na Baía do Coração Negro.

Combo para gankar com Tentáculo (esse é o combo completo com todos os talentos, pode-se diminuir botões para prática):

Visgo > Envenenar (se tiver pego) > Sangue por Sangue (se tiver pego) > Baiacu > (Voltar > Baiacu para dano extra) > Tentáculo do Polvo > Visgo


 

Nível 13

Máquina de Bolhas (E): Diminui o tempo de recarga da Bolha de Segurança em 5 segundos. Corta a recarga da sua bolha em um terço do tempo. Te permite jogar bem mais ofensivamente, e funciona muito bem em conjunção com Brisa da Bolha no nível 1 e Bolha de Rejuvenescimento no 16. É um talento muito subestimado por jogadores, recomendo dar uma tentada nele.

Ira do Bacalhau (W): O dano do Baiacu é aumentado em 35% contra inimigos cobertos com Visgo. Aumenta consideravelmente o potencial de dano do Murquinho, e indispensável para combar com Tentáculo.

 Visgo Contínuo (Q): Reduz a recarga do Visgo de 4 para 3 segundos. É um talento bom, mas novamente, tem opções melhores no nível.

Ataque Surpresa (especialização): Concede invisibilidade durante 10 segundos após renascer do ovo, além de aumentar sua velocidade de movimento em 20% por 5 segundos. É um talento extremamente situacional, útil apenas se você colocar seu ovo perto de um lugar com bastante ação, uma prática extremamente arriscada.


 

Nível 16

Baiacu Visguento (W): Baiacu solta visgo no local em que aterrisar. Deixa combos com Tentáculo mais fáceis de executar (já que você não precisa usar Visgo primeiro se não quiser), e faz com que o Baiacu dê algum dano mesmo que não não exploda em ninguém, ou seja desarmado antes de explodir. Pegando esse talento, você sacrifica bastante sobrevivência, por conta das outras opções desse nível, mas é um talento bom ainda assim.

Bolha de Rejuvenescimento (E): A Bolha de Segurança restaura 50% de sua vida durante sua duração. É o melhor talento desse nível, caso você não esteja focando nos Baiacus. 50% da sua vida a cada 14 segundos? Sim, obrigada.

Sangue por Sangue (talento ativo): 60 segundos de recarga. Ao usar em um inimigo, rouba 15% da vida dele para você, e diminuirá seu movimento em 30% durante 3 segundos. Para sobrevivência, eu considero Bolha de Rejuvenescimento melhor (por ter uma recarga bem menor e curar a mesma coisa), mas te dá um pouco mais de dano para gankar. Se não quiser a sobrevivência extra da Bolha, e não estiver focando nos Baiacus, esse é o talento que eu pegaria.

 Fim Visguento (Q): Murquinho solta Visgo automaticamente ao morrer. Esse não é um talento bom, por só ter efeito quando você morrer.


 

Nível 20

Voltar (talento ativo): 60 segundos de recarga. Ao usar, reseta a recarga de todas as suas habilidades básicas. É simplesmente o melhor talento desse nível. Poder soltar 2 Baiacus no time, e prender alguém garantindo a morte dele? Sim, por favor! Também é bom defensivamente para usar Bolha duas vezes em seguida, caso aquele herói não pare de te caçar.

… Um tubarão também! (R): Disponível caso você escolha Tentáculo do Polvo como habilidade heróica. Ao invés de usar o seu peixe de sempre, Murquinho usa um tubarão para bater no inimigo durante o Tentáculo, aumentando o dano em 30000%. Com isso, você dará um total de 900 de dano durante o Tentáculo. É um talento bom, mas como o dano será sempre 900, Voltar costuma ser uma opção melhor. É viável caso você esteja se acostumando ao Murquinho e não quer mais botões extras.

Murlocs Infinitos (R): Disponível caso você escolha Marcha dos Murlocs como habilidade heróica. Seus murlocs irão mais longe, e se prendem ao alvo por mais 2 segundos. Um bom talento, mas tem o mesmo problema da Marcha em si: é bom apenas se o inimigo não desviar, ou tiver ccs coordenados o bastante para os murlocs conseguirem chegar nos alvos. Mas não é de todo ruim.

Raio das Tempestades (talento ativo): 40 segundos de recarga. Ao ativá-la, você se teleportará para uma área próxima. É uma escolha boa (e talvez até padrão) para boa parte dos heróis do jogo, mas talvez seja o talento mais fraco do nível para o Murquinho, que já tem uma excelente fuga com a Bolha de Segurança.

 

Lembrando que essas são apenas sugestões testadas e aprovadas por mim, você pode e deve variar de acordo com o time adversário e o mapa!


Queria eu ter uma dessas quando criança! (Build de Bolha): Clique Aqui!

Essa build se foca em sobrevivência, para você aprender a se adaptar com o Murquinho. Com Vantagem Visguenta, você ainda dá um dano bem considerável. Mesmo sem talentos focando no Baiacu, dá pra puxar lanes bem tranquilamente. Trocando Brisa da Bolha por Suborno, você ainda será ótimo em limpar campos de mercenários. Também funciona muito bem caso você não queira depender de Baiacu para dar um dano alto e queira só ficar enchendo o saco do time adversário o jogo todo.


 

Cê manja do peixe? (build de Baiacu): Clique Aqui!

Minha build favorita, geralmente é essa que eu faço quando jogo. Totalmente focada no Baiacu, ela começa um pouquinho fraca, mas depois de pegar o Tentáculo, você vira uma máquina de destruição, garantindo kills pro seu time em praticamente todos os Tentáculos. Você pode trocar Vantagem Visguenta por Ar Comprimido, se não tiver muita prática pra combar o Tentáculo.

 


Começo do jogo – 1 a 10

Tente sempre mirar seu Baiacu para que ele pegue todos os lacaios inimigos. Use Visgo em conjunto para puxar heróis para as torres deles. Se o seu Baiacu explodir nos lacaios, você praticamente ganha a vantagem. Jogue com bastante cuidado contra heróis de longo alcance, já que eles podem te deixar bem perto da morte antes mesmo de você chegar perto deles. Caso esteja contra um herói que ataque rápido (Valla, Tychus) ou tenha um alcance maior (Sgt. Marreta, Raynor), é melhor você ao menos pedir para alguém do seu time vir te ajudar, ou trocar de lane.

Baiacu pode ser usado para dar um bom dano nas torres também. É interessante aprender a usá-lo para que exploda no momento que os lacaios estiverem atravessando o portão, para dar dano tanto na torre quanto neles.

Se um objetivo aparecer perto de você, vá ajudar seu time! Mesmo no começo do jogo, o Murquinho já tem um dano bem alto e servirá, ao menos, para fazer seus inimigos recuarem. Caso você esteja muito longe de um objetivo (você está no topo e o tributo aparecer na parte de baixo do mapa, por exemplo), é mais vantagem ficar na lane e aproveitar os inimigos saindo para destruir a torre. Claro, não faça isso caso esse seja o terceiro deles.

Não feede sem motivo, especialmente no começo do jogo. Murquinho sempre tem presença em team fights e dá apenas 25% de experiência na morte. É um herói feito pra morrer, sim. Mas se você morrer muito, vai acumulando e sendo cada vez menos vantagem para o seu time. Se você TIVER que morrer, morra por um bom motivo, e tente ao menos garantir uma kill (ou faça o time recuar) antes de morrer. No começo, vai ser um balanço difícil de encontrar, mas com prática você aprenderá isso logo.


 

Metade do jogo – 11 a 20

O jogo não muda muita coisa, ajude seu time sempre que necessário. Depois do 13, o Murquinho pode tranquilamente solar campos de mercenários. O potencial de split push fica ainda mais forte, já que o time adversário começa a ignorar lanes. Tenha sempre presença em team fights, e capitalize suas habilidades heróicas para conseguir kills. Tentáculo é muito forte para atordoar inimigos chave, mas tome cuidado porque qualquer CC irá pará-lo.


 

Final do jogo – 20+

O potencial de encheção de saco do Murquinho realmente se mostra aqui. Você consegue facilmente solar inimigos mais frágeis com um bom Baiacu, e deve aproveitar qualquer chance para obter vantagens para seu time.

 

Primeira coisa que você deve fazer é colocar o seu ovo. O seu ovo estará automaticamente ativo na fonte no começo do jogo, e é o lugar mais seguro para colocá-lo, mas assim você não estará aproveitando totalmente o potencial do Murquinho de ter presença constante no jogo. O único motivo para o seu ovo estar na fonte do começo é se o time inimigo estiver dentro de sua base.

Um lugar popular no começo do jogo é perto da lane que você irá puxar com o Murquinho. Mude o ovo de posição quando achar seguro e necessário (coloque-o perto de um arbusto quando uma team fight estiver pra acontecer, por exemplo). Caso o time tenha Zeratul ou Nova, preste ainda mais atenção no seu ovo, já que eles podem passar por você e matá-lo (e alguns provavelmente passarão o jogo todo caçando seu ovo). Lembre-se que o ovo garante visão ao redor dele para o seu time, então dá tempo de ver o inimigo chegando perto para reagir de acordo.

É bom você tentar mudar o ovo de posição ANTES do inimigo matá-lo, pois caso ele morra, você será visível para todo o time inimigo por 15 segundos! Sempre esteja pronto para mudar o ovo de posição quando um inimigo estiver perto dele.

Uma boa maneira de pensar quando posicionar o ovo é a seguinte: “aonde eu posso colocar o ovo de uma maneira que eles não descubram automaticamente quando eu reviver e voltar para a team fight?”

Se tiver alguém caçando seu ovo o jogo todo, seja mais esperto, alterne o lugar do seu ovo constantemente, faça o inimigo perder tempo procurando seu ovo. Um inimigo procurando seu ovo é um inimigo que não está na team fight 😉 uma boa maneira de lidar com eles é, quando você morrer, imediatamente corra na direção do inimigo. Isso dará a ele uma idéia geral de onde o seu ovo possa estar. Daí, só ir para um lugar bem longe, e mudar o ovo de posição. Isso pode ser um pouco demorado, mas os deixarão bem atordoados.

E chegamos no fim do guia 🙂 baseado em experiências minhas com o Murquinho. Espero que ele ajude vocês a montar o personagem. Agora que o preço dele diminuiu para 7k de Gold, acredito que verei mais Murquinhos por aí. Caso tenha alguma dúvida, mande um comentário aqui, ou me adicione na Battle Tag Nery#1406 que eu responderei qualquer dúvida de vocês.

Nos vemos no Nexus!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0