mariozito

Saudações amigos!

Mariozito aqui trazendo meu primeiro guia para o site: Abathur o Mestre Evolucionário!

Abathur é o meu personagem preferido no jogo, muito embora ele tenha passado um tempo tenebroso na escuridão do nerf, atualmente ele encontra-se balanceado, inclusive vez por outra escolhido no competitivo.  Neste guia, veremos o básico que todo jogador deve saber para aprimorar o seu gameplay de Abathur, vamos considerar que você já está familiarizado com suas habilidades básicas, talentos e habilidades Heroicas.


Titulos

Abathur é um Especialista, seu diferencial é a presença global, todos os aliados estão a distância de um Click. Ele pode absorver XP como qualquer outro personagem, estando perto dos minions quando morrem, seu simbionte tem igual capacidade de absorver xp, o que permite que ele absorva xp em até duas linhas simultaneamente. Em jogo ele atua de forma parecida com um suporte/roaming, prestando assistência defensiva e ofensiva aos aliados em linhas diferentes. Por fim, porém não menos importante, é o poder de Split push, times com baixa mobilidade terão grandes problemas a longo prazo (principalmente se o Abathur focar sua build nesse intuito).

gameplay

Como acabamos de ver, o conceito do Abathur não traz nada de complexo, alias é bem simples… O diferencial é a execução prática desses conceitos. Todos os Abathurs podem coletar xp, ajudar aliados e forçar o Split, a diferença é na velocidade e eficiência que ambos desempenharão estas funções. Vamos agora detalhar algumas dicas para que você consiga extrair o melhor de suas habilidades.

Simbionte

A primeira Habilidade do Abathur trabalha bastante a sua visão de mapa, a capacidade que você tem de ler o minimapa, abstrair suas informações e tomar decisões o mais rápido possível. Isso inclui observar se o próprio Abathur não se encontra em perigo, a pior coisa é um Abathur que morre enquanto usa simbionte, pois deixou o seu corpo desprotegido. 80% do seu jogo será na forma de Simbionte, logo eu recomendo que a maior parte dos seus talentos sejam gastos aprimorando esta habilidade. Como citamos acima, uma grande vantagem da Hablidade é a capacidade de absorver XP como se o Próprio Abathur estivesse fisicamente no lugar, absorvendo xp com segurança. Um erro muito comum de jogadores incitantes é passar muito tempo em minions esperando que os mesmos morram, de fato é vantagem para o time tal coleta de XP, porém isso deve ser feito de forma eficiente. A melhor forma é eliminar rapidamente a onda, para isso alguns talentos são muito valiosos, como aumento de alcance da Erupção de Espinhos (W em forma de Simbionte), talentos de gafanhotos e aprimoramentos de Ninho Tóxico. Por exemplo, antes de aplicar o simbionte no lacaio, plante suas 3 bombas nos arqueiros  e depois aplique o simbionte e concentre seus ataques na linha de frente. Esse processo simples, aumenta a velocidade do push, diminuiu o tempo que você fica preso ao lacaio apenas para xp, podendo correr para assistir um aliado ou pegar XP em outra linha. Outra forma de usar inteligentemente o simbionte é colocar o seu corpo físico próximo dos minions que morrerão, enquanto aplica o simbionte em outro lugar, principalmente para as lutas em grupo! Na pratica você estará ajudando seu time ao mesmo tempo em que continua a abrir vantagem de XP! Fique atento ao mapa para não ser gankado e botar tudo a perder, esse processo é mais simples de ser feito em mapas como Clareira Maldita, Templo Celeste e Jardim do Terror, são mapas grandes que possuem muitos lugares para que você possa se esconder com lutas de pontos que atrairão seus oponentes deixando o canto oposto seguro.

Ninho Tóxico

A utilização desta habilidade está diretamente relacionada com o poder estratégico do Jogador bem como sua busca pela eficiência. Mesmo sem os aprimoramentos, esta habilidade o ajudará em todos os aspectos do Abathur. Já citamos como ela pode ajuda-lo a empurrar uma linha e coletar XP mais rapidamente, você também pode utiliza-la próximo de torres e portão, quando elas estão sem munição ou atacando minions, aplicando o dano as construções além dos lacaios, bem como plantar ninhos pouco antes dos aliados iniciarem um acampamento mercenário de forma a causar a todos. Outro aspecto pouco usado é o jogo campo minado, pode ser usado desde para conceder visão e denunciar a posição inimiga (muito útil quando o Abathur quer ser proteger de personagens camuflados), ou mesmo como forma de poke (pequenos danos aplicados aos inimigos apenas para reduzir lentamente os seus pontos de vida), como em Condado do Dragão para ajudar na defesa do altar. Uma build voltada para o Ninho Tóxico pode ser muito eficiente, mas com certeza é mais difícil de ser usada corretamente, logo não recomendo para iniciantes, porém o talento Dispersão Prolifica (level 4) pode ser uma mão na roda para qualquer jogador aumentando suas cargas e reduzindo o seu tempo de recarga, desde que você esteja disposto a abrir mão do bônus de velocidade de ataque no simbionte.

Gafanhotos

Especialização do Abathur, de forma passiva ele já puxa a linha desde que esteja nas proximidades. Uma pedra no sapato inimigo quando o Abathur dominou a técnica de ficar próximo para absorver XP. Uma forma pouco utilizada dos gafanhotos é assistência para fazer os mercenários. Se o Abathur estiver próximo ao acampamento enquanto ele é feito (possivelmente assistindo o aliado com Simbionte) o gafanhoto irá a auxílio aumentando o dano e diminuindo a perda de vida empreendida no objetivo. Com aprimoramentos (principalmente da Cutilada) esta técnica é ainda mais eficiente, no nível 16 um Abathur pode até mesmo solar um acampamento de Ogros de Cerco (utilizando seu ninho tóxico e simbionte). No passado seus aprimoramentos faziam o personagem ser implacável nos quesitos Split Push e Backdoor. Hoje com as duas variantes nerfadas (Talentos Ataque Intenso e Bombardeio Intenso) a maioria dos jogadores experientes prefere foca-se nos talentos de Simbionte, porém é um erro subestimar estas pragas. Uma build voltada para os gafanhotos fará pressão contínua no time inimigo, mas qual das variantes escolher, cutiladas ou ataques à distancia? O proposito de ambas é diferente, com cutiladas faz com que a onda de minions inimiga morra muito mais rápido sem que o Abathur precise fazer nada, forçando o avanço da Linha, mesmo quando são mortos eles explodem causando dano a tudo, incluindo as construções. Já o Bombardeio causa muito mais dano as construções, logo o Abathur terá que trabalhar um pouco o Push para que eles cheguem rapidamente ao seu objetivo.


habilidades

Vamos detalhar os Ultimates para que sejam escolhidas da forma mais racional possível, uma vez que elas terão impacto direto sobre a jogabilidade do personagem até o final do jogo.

Monstruosidade

Monstruosidade é a ultima palavra em Split push. Quanto mais tempo ela fica ativa, mais cargas ela absorve e fica mais forte, por isso é muito importante que o Abathur zele para que ela não seja morta facilmente pelas torres ou por tankar uma onda de minions sozinha. Uma forma simples de fazer isso é recuando a monstruosidade para trás da próxima de seus lacaios, assim eles chegarão primeiro e a monstruosidade não tomará dano desnecessário. Evite perder muito tempo na monstruosidade, uma build de monstruosidade deveria se focar em Simbionte e talvez gafanhotos no 13 e 16 (sendo o rei do Split push). Agora tenha em mente que você será um personagem sem Ultimate para teamfights, e isso é um preço caro para o seu time, para funcionar você deve deixar sempre o seu time em vantagem forçando Split para tentar mover um oponente antes da teamfight, captar mais xp que o time inimigo para deixa-los com um talento de vantagem, em outra palavras, deve ser muito eficiente. Baía do Coração Negro, Templo Celeste, Jardim do Terror são os mapas grandes onde esta estratégia é muito boa.

Evolução Final

Está é a habilidade mais icónica do Abathur. A cópia criada não possui talentos ou Habilidade Heroica do Original, porém recebe 20% de Poder de Habilidade, 20% Bônus de dano e 10% de Velocidade de Movimento. A melhor forma de utilizar esta habilidade é copiando um alvo perigoso demais para ser ignorado (geralmente um assassino ou bruiser), forçando o oponente a ter que gastar recursos como habilidades ou dano na cópia até que ela morra, porém com a vantagem de que você retorna à luta na forma de Simbionte! Como exemplo de bons personagens para fazer cópia temos Anubarak, Sonya, Illidan (sim já vi alguns times profissionais usarem a cópia de chamariz para deixar o Original livre), Jaina, Kael’thas, Arthas, Fastad e Valla. Caso tenha a estratégia de fazer uma copia de personagem corpo a corpo, o talento do 16 Erupção Volátil pode causar um bom estrago na retaguarda inimiga. O mais importante quando usar esta heroica é o Timing para ativa-la. Isso pode precisar de um pouco mais de visão de jogo, se for tarde demais a teamfight pode estar perdida, se for cedo demais, os oponentes podem simplesmente recuar até acabar o tempo da Evolução, ou simplesmente perder precisos segundos do ultimate. Isso justifica o fato de jogadores iniciante preferirem Monstruosidade em peso, porém em Mapas como Minas Assombradas e Tumba da Aranha Rainha que são muito pequenos, os oponentes podem facilmente lidar com a Monstruosidade e depois forçar uma teamfight deixando o Abathur um personagem sem Ultimate. O mesmo raciocínio pode ser aplicado em mapas de Teamfight constante como Templo Celeste ou Clareira Maldita, apesar do split ser muito eficiente, você também pode optar pela evolução final para deixar suas lutas por templos ou tributo mais forte.

Sugestões de Build

Finalizamos este guia com sugestões de builds e seus objetivos, lembrando que talentos são situacionais e que não deveriam ser seguidos como uma receita pronta. Clique nas imagens para visualizar as builds no Heroes Nexus:

build1

Esta Build tem foco em aprimorar a eficiência do Simbionte, com uma pitada de Split Push. Para essa build você precisa de hospedeiros que fiquem na linha de frente, um Illidan por exemplo, mas também funciona bem com guerreiros em geral. Fique de olho em talentos como Mule ou Transferência de Soma no nível 13, são talentos situacionais muito bons!

build2

Esta build usa Evolução final para ter uma teamfight mais forte, enquanto aprimora os gafanhotos para fazer splitpush. Neste caso eu escolhi ataque intenso para o push ocorra rápido sem que o Abathur tenha que ficar atento a ele.

build3

Foco exclusivo para Teamfight. Mesmo quando estiver fora da evolução final, você será de grande ajuda para o seu time.

build4

Foco exclusivo em Split push, acumular XP e distrair os inimigos. Não recomendo competitivamente, mas é divertida de jogar.


considerações

Abathur é um personagem muito complexo, único e extremamente divertido de jogar. Possui um level cap altíssimo, porém é muito gratificante. Espero humildemente que estas dicas possam ajudar a você que busca trilhar o caminho do evolucionário a conquistar o Nexus. É claro que com tantas possibilidades poderíamos falar mais sobre o personagem, mas por hora vamos ficando por aqui.

Quero agradecer a Camila “Hellenquin” Chimello bem como a equipe do blog pelo convite, e a você que como eu se amarra no zerg-mestre! Até a próxima!

Siga-me no facebook para novidades e temas relacionadas ao Heroes: facebook.com/mariozitostorm

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0