Hora de Lutar!

Olá pessoal! Vamos falar um pouco sobre Asaluz, a dragoleta mais sanguinária cuti-cuti do Nexus.

Antes de iniciar o guia, eu gostaria de falar um pouco sobre como foi minha experiência inicial com o herói. O primeiro fato e o mais hilário é: Suporte é minha classe menos preferida em Heroes of the Storm. Mas como assim, você fará um guia sobre um herói de uma classe que não gosta? Exatamente! (Calma, eu vou explicar).

Jogo HotS desde o beta. Testei Malforion, Li Li, Uther… mas com nenhum deles me identifiquei pra jogar. Coloquei eles no nível 5 para aprender um pouco mais sobre os heróis e para ganhar meu lindo gold. Eu precisava achar um suporte. Já tinha bons assassinos, guerreiros e especialistas, o que faltava para minha coleção e começar a me aventurar na liga heroica era pelo menos um suporte que eu conseguisse jogar sem fazer fiasco. Rehgar me soou atrativo, fiz partidas decentes com ele, mas aí Asaluz entrou na rotação semanal. Pensei: Ok, mais um pra por no nível 5 e deu. Só que na primeira partida com o herói eu já dei 10 Mil de gold pra Blizzard e me adonei. Desde lá foram 50 partidas, 34 vitórias e meu segundo maior Win Rate de um personagem no jogo.

Pontos Fortes:

  • Cura Passivamente;
  • Polimorfia é fundamental no controle coletivo;
  • Deslocamento Fásico te dá mobilidade diferenciada e salva o time em diversos casos;
  • Pó Feérico com utilidade muito grande para defender heróis aliados de habilidades e ataques básicos;
  • Baixa recarga da habilidade heroica que cura;
  • Com os talentos certos, tem facilidade em capturar mercenários.
  • Faz muitos amiguinhos pelo Nexus.

Pontos Fracos:

  • Não tem uma habilidade efetiva para escape;
  • Precisa de bom posicionamento para aproveitar 100% da sua cura passiva;
  • Dano modesto se comparado com alguns suportes;
  • Sem habilidades básicas com alta quantidade de cura em uma só vez;
  • Tem pensamentos muito profundos, que fazem a cabeça doer.

Heróis contra qual ele é forte:

  • Zeratul e Nova: O Talento Tô te vendo!, funciona como o um dos melhores counters desses heróis;
  • Açougueiro, Illidan e Sonya: Pelo poder da Polimorfia quando investirem sobre seu time ou começarem a rodopiar;
  • Li Li e C.T.E.: Por possuir fortes habilidades de cura canalizadas, que são interrompidas por Polimorfia;

Heróis que podem “counterar” ele:

  • Chen e Muradin: por serem ótimos “Body Blockers” e possuir habilidades como a Voadora e o Arremesso de anão, que saltam sobre adversários e alcançam Asaluz facilmente;
  • Kerrigan e Suturino: Por conta de  habilidades que “puxam” e pelo CC;

Heróis com quem ele tem boa sinergia:

  • Falstad, Lunara e Dehaka: Pelo deslocamento. Podem ir de um lado para o outro em poucos segundos para uma emboscada, uma tomada de acampamento, objetivo, etc.
  • Xul: Pelo enraizamento que faz Chama Arcana acertar em cheio o herói enraizado, além de garantir mais segurança nas fugas do Necromante e facilitar seus abates polimorfando adversários.
  • Jaina: Pó Feérico dá uma breve fuga para ela com o aumento da velocidade de movimento. Combinado com os desaceleramentos da gelidez e polimorfia, os dois podem virar uma situação adversa em poucos golpes.

Citei cinco nomes em cada caso, poderia citar mais, mas acho que já deu pra entender. Asaluz é um suporte versátil, com uma cura gigantesca se focado unicamente nessa função e com um bom controle. Sua passiva é uma cura em área interessante que com os talentos certos pode decidir o jogo. Outro detalhe importante é que ela também não usa montaria. No lugar disso, se teletransporta a um aliado depois de um curto período.

Habilidades

Chama Arcana (Q)
35 de mana
Recarga: 6 segundos
Causa dano na área circular alvejada, causando 90 de dano no ponto de impacto da chama (área interna), e 45 ao redor desse ponto (área externa).

Comentários: Essa habilidade serve para dar uma “cutucada” nos heróis inimigos (pra que eles tenham mais raiva ainda de você, claro!), para ajudar a farmar XP nas lanes eliminando lacaios e até para auxiliar os heróis do seu time no ataque a estruturas. É a unica habilidade de dano direto que Asaluz tem e tem uma recarga relativamente baixa, então cuide para não spamar ela com tanta frequência para não se apertar com a mana.

Polimorfia (W)
75 de mana
Recarga: 15 segundos
Transforma o alvo em uma criatura fofinha da floresta durante 1,5 segundos. Enquanto está transformado, o inimigo não pode atacar ou usar habilidades, e tem sua velocidade de movimento reduzida em 20%.

Comentários: Só pra não perder o costume, você vai dar mais um motivo para os inimigos te detestarem: Essa habilidade aqui faz estragos com heróis que dependem muito de habilidades para dar dano e é muito útil para interromper canalizações. Vai ser um auxílio e tanto para o seu time conseguir alguns abates na TF e até vai te salvar em eventuais fugas. Saiba a hora certa de usar, sua recarga é média/alta.

Pó Feérico (E)
60 de mana
Recarga: 10 segundos
Lança pó de fada em um aliado, aumentando sua velocidade de movimento em 20%, e concedendo um escudo que reduz o dano do próximo ataque básico de heróis feito contra ele em 75%. Dura 3 segundos.

Comentários: Para a build focada 100% em suporte, será a habilidade chave. Todo o foco é Pó Feérico + Bruma Calmante. É um excelente talento para auxiliar seu time a se defender do inimigo.

Habilidade de Especialização

Bruma Calmante (Passiva)
A cada 4 segundos, Asaluz cura 30 de vida dos aliados ao seu redor, passivamente.

Comentários: Sim, a cura de Asaluz é passiva. Parece pouco, porém vai progredindo como você avança de nível e com os talentos certos, mantém todo o time “saudável” na TF para o caminho da vitória. É essencial sempre estar com o maior número de heróis aliados possíveis, para aproveitar a cura e manter o time.

Habilidade de Movimentação

Deslocamento Fásico (Z)
Asaluz é diferente dos outros heróis em questão de movimentação: ao invés de usar montarias, ela possui a habilidade Deslocamento Fásico, que a teleporta para o local de um herói aliado após 3 segundos de canalização, tendo alcance de qualquer lugar do mapa onde seu aliado-alvo estiver (!!). Contudo, essa habilidade possui 45 segundos de recarga.

Comentários: É um grande diferencial do herói. Você pode se teletransportar para um aliado que está sendo emboscado, polimorfar um inimigo perigoso, dar um pó feérico pra dar um “up” na fuga e aí sim que eles irão te odiar. Novamente, com os talentos certos, é outra habilidade que irá frustrar seus adversários (Mais abaixo veremos como, relaxa ;D )

Habilidades Heroicas

Cura Lampejante (R)
40 de mana
Contém 2 cargas
Novas cargas a cada 8 segundos
Intervalo entre cargas: 1 segundo
Asaluz pode pular para um aliado próximo, curando-os em 278.

Comentários: A habilidade com maior cura de Asaluz, podendo ser acionada com frequência para deixar a vida do time alta. A recarga é baixa, o custo de mana também. Essa habilidade ainda pode te proporcionar boas fugas, pois você pode se teletransportar para um lacaio aliado e fugir do inimigo em eventuais emboscadas.

Vento Esmeralda (R)
90 de mana
Recarga: 60 segundos
Cria uma onda de vento ao seu redor que se expande, empurrando os inimigos e causando 400 de dano.

Comentários: Focada mais em builds ofensivas ou híbridas. Recentemente ganhou um buff que também aumenta passivamente 8% da cura dada pela Bruma Calmante, o que deixou ela mais interessante. Essa habilidade é complicada, pois pode ferrar com os combos da sua equipe ou ajudar os inimigos a fugir. É interessante para tentar “roubar” um chefe do time adversário, ou afastá-los de um objetivo. O dano é considerável, mas deve ser muito bem praticada. Mesmo em builds mais ofensivas as vezes prefiro Cura Lampejante, porém é interessante para se testar e pode ser bem útil, basta praticar.

Bom, vamos ao que interessa!
Costumo jogar com ela em 3 builds diferentes que vou citar aqui: Benção “ProzAmigos”; “Entranhas, Delícia!” e Bombril (1001 utilidades). Obviamente o que vou falar aqui não é lei, aconselho vocês a testar diversas builds, apenas quero compartilhar minha experiência com Asaluz e espero ajudar a quem necessite.

Uma Benção “ProzAmigos”!

Build1

Uma frase marcante de Asaluz com sua irritante doce voz, é como decidi chamar a build focada 100% no suporte ao time. Vamos aos talentos:

Nível 1:

  • Jato Desenrolante (Especialização): Aumenta o alcance de Bruma Calmante em 33%.
  • Hiperdeslocamento (Z): Sempre que Bruma Calmante cura um Herói aliado, a recarga de Deslocamento Fásico é reduzida em 2 segundos.

Aqui é questão de gosto. Em mapas grandes pego sempre Hiperdeslocamento, pra auxiliar mais o time e ir de um objetivo até o outro com mais facilidade. Combina MUITO bem com o talento do Nível 7 escudo fásico. Porém, minha escolha quase sempre para composições mistas é Jato Desenrolante. Te permite um posicionamento mais seguro, curando em uma área maior e vai combinar mais com essa build. São dois ótimos talentos para se usar defensivamente, sugiro testar ambos e ver qual se encaixa melhor.

Nível 4:

  • Fada Maníaca (E): Quando Bruma Calmante cura um aliado afetado por Pó Feérico, esse aliado é curado em um adicional de 30 pontos de Vida durante 4 segundos.

Talento muito bom, aumentando a cura de um aliado que você proteger com Pó Feérrico. Te proporciona uma cura extra ao longo do tempo que é muito bemvinda.

Nível 7:

  • Escudo Fásico (Z): Após o Deslocamento Fásico, o alvo de seu teleporte recebe um escudo que absorve 525 de dano durante 20 segundos.

Pode começar o mimimi do adversário. É um talento fantástico. Imagina só, o inimigo perseguindo seu aliado com um terço de vida e derrepente você se teletransporta pra ele e PUM! escudo de 20 segundos + Po Feérico + Bruma Calmante + Polimorfia nele. Pense o quão feliz ele deve ficar!
Dica importante: Não deixe de usar em TF’s, mesmo quando seu time está próximo de você. É um escudo com alta duração e proteção, pode ser crucial para manter a vida do time durante o embate. Combinado com Hiperdeslocamento (Nível 1), você pode dar mais escudos consecutivos!

Nível 10:

  • Cura Lampejante (R)

Como já citei, é uma boa habilidade pra manter a vida do seu time em bons níveis e também fugir dos adversários. Sempre fique atento, não deixe a vida do seu amiguinho ficar MUITO baixa. Asaluz não tem uma habilidade de alta cura em uma só vez, por isso a chave desse personagem é sempre manter o time com boa vida. Eu gosto de trabalhar com algo em torno de 1/3 ou 1/4 de vida para começar a pular entre os aliados e curá-los.

Nível 13:

  • Poeira Protetora (E): Pó Feérico agora reduz o dano recebido de Habilidades em 50%

Aquela Li-Ming chata tá matando seu assasino? Aquele Kael’Thas não para de lançar Ignimpacto no lombo de um herói aliado? Aquela nova com a ult de covarde Tiro Triplo está causando estragos? Seus problemas acabaram (ou au menos diminuiram em 50% hehe)! Usando o Pó Feérico na hora certa, no impacto daquela bola de fogo do Kael ou no instante da Ult da nova, você diminui 50% do dano causado! Aí é só dar uma cura lampejante e seu amiguinho estará inteiro para massacrar o adversário impiedosamente.

Nível 16:

  • Pó Quicante (E): Pó Feérico se propaga para outro aliado próximo com o impacto. Peraí, além de reduzir o dano do primeiro ataque básico, reduzir o dano de habilidades em 50% por três segundos, aumentar a cura da Bruma Calmante, ainda vai colocar pó feérico em outro aliado? SIM! Agora vocês entendem porque eu digo que os inimigos irão te odiar? Esse talento aqui faz um estrago medonho. Sério. É cura aumentada, é menos dano recebido e velocidade aumentada para DOIS heróis do time.

Se o seu time já tiver cura que chega, mas falta dano pra abater os inimigos, se as TF’s estão meio travadas, você pode escolher esse outro talento:

  • Animalizar (W): Alvos polimorfados recebem 25% a mais de dano.
    Assim a polimorfia vai gerar mais dano contra o adversário e você ajuda seu time nos abates. Mas eu aconselho essa escolha apenas se você está conseguindo manter seu time bem inteiro. Caso falte um pouco de cura, acho o outro talento melhor. Vai da situação em que o time se encontra.

Se o time estiver na frente da partida e você quer gerar mais ódio no coração dos adversários e tomar banho com as lágrimas inimigas, ou se faltar CC no time a escolha interessante é:

  • Polimorfia Maior(w): Aumenta em 1 segundo a duração da polimorfia. Seu inimigo passa um segundo a mais na forma de um adorável castor, ou esquilo, ou qualquer animal fofinho da floresta. Ele vai adorar, não vai? haha É um bom talento para dar mais CC, mas situacional. Geralmente é minha terceira opção.

Nível 20:

  • Escudo de Tempestade (talento ativo): Possui 45 segundos de recarga. Ative para criar um escudo que protege você e aliados próximos, absorvendo dano equivalente a 20% da vida máxima respectiva de cada herói durante 3 segundos.

Aquele momento crucial que um herói inimigo ulta em área e você protege o time com escudos. É um talento muito forte, costuma ser bem decisivo para manter o time inteiro.
Buraco de Serpente Duplo e Bruma Revitalizante são boas opções situacionais, uma dando uma cura lampejante sem custo até 2 segundos depois de lançar a habilidade heroica e a outra aumentando a cura da passiva.

Essa build é minha preferida, segura muito bem o time nas TF’s, faz você virar combates e emboscadas do time inimigo de forma sensacional. Certamente é a escolha padrão para suporte!
Agora abaixo vou citar de forma mais breve duas opções que gosto de testar ou quando estou em um time com duo suporte (mesmo que for Tassadar ou Tyrande, desde que ajude na cura/sustain do time) e outra que uso com times que tem heróis com vida alta mas falta um pouco de utilidade ou dano.

Entranhas, Delícia!

Build2

Essa build, com outra frase clássica da nossa sanguinária adorável Dragoleta, é para composição de dois suportes, onde você vai focar mais em dano do que em cura.

Nível 1:

  • Hiperdeslocamento (Z): Sempre que Bruma Calmante cura um herói aliado, a recarga de Deslocamento Fásico é reduzida em 2 segundos.
  • Suborno: Mate tropas inimigas para ganhar aplicações de suborno. Use 20 aplicações para subornar mercenários, derrotando-os instantaneamente.

Hiperdeslocamento irá te deixar mais sagaz, podendo se deslocar de lane pra lane com facilidade. Já Suborno é uma ótima opção se não tiver no time heróis com facilidade para solar mercenários. Os Gigantes de pedra, por exemplo, você facilmente captura sem sofrer um arranhão ou lançar uma habilidade sequer. Se seu time tiver alguém com boa capacidade de levar acampamentos, escolha Hiperdeslocamento.

Nível 4:

  • Tô te vendo! (Z): Teleportar-se até um aliado usando Deslocamento Fásico concede visão e revela uso de Camuflagem em uma grande área por 6 segundos.
  • Anomalia Instável (W): Quando Polimorfia termina, causa 60 de dano ao alvo e a todos os inimigos próximos.

Se o time adversário tem uma Nova ou um Zeratul e o seu time não tem nenhum Tassadar, Tyrande ou Lunara (com o talento do LVL 1 que revela heróis afetados pela Toxina) pegue Tô te vendo! sem dó nem piedade. É muito útil para tirar a passiva deles. Caso contrário, Anomalia Instável te dá um bom dano ou, no mínimo irá isolar o alvo da polimorfia. É como se ele ficasse com uma mini-bomba viva do Kael, vai explodir ao redor dele e dar dano em todo mundo. Se ele fugir para debaixo das torres, elas levam dano. Se tem lacaios ao redor dele, elas também levam dano. Se ele se isolar, você e seu time abatem ele. É util para controle e dano!

Nível 7:

  • Escudo Fásico (Z): Após o Deslocamento Fásico, o alvo de seu teleporte recebe um escudo que absorve 525 de dano durante 20 segundos.
  • Disparo Onírico (Q): Reduz a recarga de Chama Arcana em 1 segundo para cada Herói inimigo atingido pelo raio exterior e em 3 segundos para cada Herói inimigo atingido pelo raio interior.

Escudo Fásico sempre é útil, se o outro suporte não tiver tanta cura pegue ele sem pensar. Já se o seu suporte aliado estiver segurando bem as pontas e curando a galera, Disparo Onírico irá te dar um leve Burst para spam da sua única habilidade de dano.

Nível 10:

  • Vento Esmeralda (R)


Com duo sup, o escudo fásico já vai ajudar mais o time a se segurar, então vá para uma boa melhoria de dano e controle com Vento Esmeralda. Apenas tenha cuidado para não salvar o inimigo ou atrapalhar os combos do time ao lançar essa heroica!

Nível 13:

Sinalizador Grudento (Q): A Chama Arcana desacelera os alvos atingidos em 40% durante 3 segundos.

É uma desaceleração considerável e vai ajudar no abate.

Nível 16:

  • Animalizar (W): Alvos polimorfados recebem 25% a mais de dano.

Para builds ofensivas é certamente a melhor escolha.

Nível 20:

  • Ventos Contínuos (R): Esse talento só fica disponível se você tiver escolhido a habilidade heróica Vento Esmeralda. O vento solta duas ondas adicionais, que causam 25% do dano inicial cada.

Para finalizar, mais dano por favor! É um aumento de dano interessante e vai ajudar nos abates.

Bombril

Build3

O nome já diz tudo: 1001 utilidades. Essa build é híbrida, para auxiliar o time nas mais diversas situações e pode ser usada tanto com Duo-Suporte (se o outro suporte tiver bom dano também, como Kharazim, Tassadar, Tyrande, Rehgar e etc.) ou com um time com heróis que tem a vida mais alta ou auto-cura.Não é aconselhável em composições com 2 ou mais heróis “fogo fátuo” como Li-Ming, Jaina, Nova, Murky, Valla, Greymane, Sylvanas e etc.

Nível 1:

  • Hiperdeslocamento (Z): Sempre que Bruma Calmante cura um herói aliado, a recarga de Deslocamento Fásico é reduzida em 2 segundos.
  • Suborno: Mate tropas inimigas para ganhar aplicações de suborno. Use 20 aplicações para subornar mercenários, derrotando-os instantaneamente.

Mesma idéia da build acima. Hiperdeslocamento para ajudar defensivamente e te dar mais mobilidade ou Suborno se o time ter falta de alguém para levar os acampamentos.

Nível 4:

  • Tô te vendo! (Z): Teleportar-se até um aliado usando Deslocamento Fásico concede visão e revela uso de Camuflagem em uma grande área por 6 segundos.
  • Fada Maníaca (E): Quando Bruma Calmante cura um aliado afetado por Pó Feérico, esse aliado é curado em um adicional de 30 pontos de Vida durante 4 segundos.

Fada Maníaca para ajudar na defesa, ou Tô te vendo! para emboscar aqueles adversários invisíveis chatos. Escolha Fada Maníaca caso seu time já tenha um herói para “counterar” invisíveis.

Nível 7:

  • Escudo Fásico (Z): Após o Deslocamento Fásico, o alvo de seu teleporte recebe um escudo que absorve 525 de dano durante 20 segundos.

Aqui nem precisa de explicação, já falamos bastante sobre esse belo talento.

Nível 10:

  • Cura Lampejante (R)

Mantém a cura do time, mais útil nessas composições.

Nível 13:

  • Poeira Protetora (E): Pó Feérico agora reduz o dano recebido de Habilidades em 50%.

Contra times com alto Burst, é essencial.

Nível 16:

  • Animalizar (W): Alvos polimorfados recebem 25% a mais de dano.
  • Polimorfia Maior (W): Aumenta a duração de Polimorfia em 1 segundo.

Se o time precisar de dano, escolha Animalizar. Se faltar CC, pode optar por Polimorfia Maior. Ambos funcionam bem nessa composição!

Nível 20:

  • Escudo de Tempestade (talento ativo): Possui 45 segundos de recarga. Ative para criar um escudo que protege você e aliados próximos, absorvendo dano equivalente a 20% da vida máxima respectiva de cada herói durante 3 segundos.

Vai manter o time “inteiro” na TF, muito bom contra habilidades heroicas de dano em área de heróis como Li-Ming, Jaina, Kael’Thas, Tyrande, Raynor entre outros.

Para tirar 100% dessa build é essencial se comunicar com o outro suporte do time constantemente. O ideal é os dois equilibrem dano, utilidade e cura.

Considerações Finais

Posicionamento é essencial com Asaluz. Nas TF’s, você precisa se posicionar de forma mais central, para curar os heróis tanto da linha de frente quanto da linha de trás da sua equipe. Por esse motivo o talento do nível 1 Jato Desenrolante é minha escolha padrão. Você pode ficar mais recuado e evitando surpresas daquele gancho desagradável do Suturino.

Cuidado em emboscadas, Asaluz não tem nenhum escape efetivo. Em caso de perseguições dos adversários, tente se aproximar de lacaios e dar uma cura lampejante para se distanciar. Também é interessante usar pó feérico para ganhar velocidade de movimento.
Não ande sozinho! Um Asaluz que anda só é um desastre. A passiva dele é fenomenal, mas precisa de heróis por perto. Quanto mais junto você está do time, mais proveito eles irão tirar da sua cura!

Fique atento no mapa. Evite emboscadas contra seus aliados, usando deslocamento fásico, curando e ajudando ele a escapar ou inverter a perseguição a favor de vocês.

Use deslocamento fásico mesmo estando próximo dos aliados. Tanto para alcançar a cura da bruma calmante no herói mais a frente ou mais atrás, quando para aproveitar o talento do nível 7, suprimindo a falta de uma habilidade com alta taxa de cura em uma só vez.

Isso é tudo pessoal, espero que tenham gostado!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0