C.T.E - o Deus do Rock

Descrição

O Deus do Rock é um guerreiro de linha de frente. A função dele não é causar muito dano, mas trazer o caos para o time inimigo. Ele é extremamente perigoso quando escolhe o Mosh Pit (Roda Punk) e muito útil quando escolhe o Stage Dive (Pulo do Palco). O C.T.E. dificilmente será focado em uma luta 5 vs 5, porém, ele não tem muita capacidade para se curar, de forma que você deve sempre se preocupar em estar com o seu time, pois sozinho você é um alvo bem fácil de derrubar.

Atributo Inicial por level no level 20
Vida 1040 +240 5600
Regeneração 2.168 +0,5 11,668
Mana 500 +10 690
Regeneração 3 +0,098 4,862
Vel. de ataque 1,00 por segundo
Dano básico 47 +9 218

Prós

– Disrupt
– Muitas opções de talentos bons
– Grande quantidade de vida
– Buff para heróis aliados próximos
– Ótimo para times com apenas 1 guerreiro

Contras

– Pouco dano


Habilidades

 Q – Power Slide (Deslizadinha do Rock): Desliza em uma direção, causando dano e atordoando (por 1 segundo) todos os inimigos pelo caminho. Esta é sua habilidade para iniciar uma luta, se o seu time estiver pronto para causar dano, um bom Power Slide pode dar a vantagem inicial que você precisava. Contra alguns heróis, você pode querer guardar o Power Slide para um momento mais apropriado (como quando uma Valla usar Vault para fugir, ou para interromper uma habilidade como Pyroblast do Kael’thas, Triple Tap da Nova e por aí vai).

 W – Face Melt (Solo Sinistroso): Causa dano e empurra todos os inimigos ao seu redor. Essa é uma das habilidades de disrupt mais fortes do jogo. É possível desfazer/parar aquela formação de cinco inimigos, que estão vindo doidos para iniciar uma luta, com apenas um Face Melt.
Também é útil para ajudar naquele body blocking maroto que todo bom Guerreiro deve saber! Mas cuidado! Não use Face Melt simplesmente como uma fonte de dano, ou automaticamente após um Power Slide… Muitas vezes você pode acabar atrapalhando com isso, exemplos: Você usa um Power Slide, atordoando um Thrall, e a Jaina do seu time percebe a chance e usa Blizzard para iniciar um combo mortal nele. Mas, você é um C.T.E. apressadinho e já usou Face Melt. Conclusão: você empurrou o inimigo pra fora da área da Blizzard, fez a Jayna errar o Ice Lance e deu a chance para que o inimigo escapasse.

 E – Guitar Solo (Solo de Guitarra): Esta é a habilidade que você vai utilizar “quase” o tempo todo. Ela é sua forma de regenerar (pouca) vida.

 R – Mosh Pit (Roda Punk): Após um pequeno tempo de carga (0.75 segundo), você atordoa todos os inimigos ao seu redor, por 4 segundos. Este é a Habilidade Heróica que faz o C.T.E. ser temido. Uma boa Roda Punk pode acabar uma luta, sem a menor chance de o inimigo reagir. Por isso é impotantíssimo saber quando usar. Lembre-se que diversos heróis conseguem interromper a Roda Punk: Asaluz com Polymorph ou Emerald Wind, Anub’Arak, Johanna, Tyrande e vários outros. Um dos segredos é você ter paciência para encontrar aquele exato instante em que o time adversário não terá como lhe interromper e/ou o momento em que o time adversário foi desatento e ficou “espremido” em um pequeno espaço, é aí que o Deus do Rock entrará no palco com um lindo Power Slide seguido da Roda Punk!

 R – Stage Dive (Pulo do Palco): Após um pequeno tempo de cast, você saltará para uma localização escolhida, causando dano e 60% de lentidão por 3 segundos a todos os inimigos na área de impacto. Eu considero esta habilidade como uma “arma psicológica” em uma luta, pois o dano não é muito alto, o tempo que você demora para cair é grande o suficiente para que o time inimigo desvie. Porém, o simples fato de fazê-los se preocupar com você já pode ser uma forma poderosíssima de vencer uma luta. A maior utilidade do Stage Dive, na minha opinião, não é ganhar lutas, mas lhe dar o poder de presença global e isso pode ser bastante decisivo em alguns mapas, como o Templo Celeste e o Condado do Dragão.

 Especialização – Rockstar (Estrela do Rock): Esta é a habilidade passiva do C.T.E.: após cada habilidade, você e seus aliados recebem um buff de 20% de attack speed. Isso significa que, sempre que for possível, usar 1 habilidade a cada 4 segundos aumentará um pouco o dano do seu time.


Talentos

O C.T.E. tem algumas builds viáveis, pois muitos dos talentos dele (após a mudança no patch do Kael) são bem interessantes para algumas situações. Vou comentar sobre os talentos de cada nível e sugerir os que eu considero os melhores.

Verde: mais viável
Laranja: situacional
Cinza: raramente utilizável

– Level 1

 * Rolling like a stone (Metamorfose Ambulante): O seu Power Slide (Q) alcançará uma distância 25% maior.
Eu adoro este talento. Sempre o utilizo quando o time adversário não possui muitos heróis focados em ataque básico e/ou quando pretendo ajudar em ganks no início do jogo.

 * Pwn Shop Guitar (Guitarra de Segunda mão): Reduz o custo de mana do Guitar Solo (E) em 40%.
Esta é uma opção para se fazer uma build focada no (E). Pessoalmente, não acredito que valha a pena, mas talvez seja uma build para um time que não possui um suporte com grande poder de cura, como a Tyrande ou Tassadar.

 * Prog Rock (Rock Progressivo): Cada globo de regeneração aumenta a cura por segundo do Guitar Solo (E) em 2.
Esta é a versão do ETC para aqueles talentos de “pegar o globo de regeneração”. Outra opção interessante para jogos em que você conseguirá farmar estes globos. Em geral, jogos competitivos não lhe permitem se dar ao luxo de farmar isso, de forma que o ganho deste talento tende a ser menor conforme o nível da partida cresce.

 * Block (Bloqueio): Reduz em 50% o dano do próximo ataque básico. 2 cargas.
Talento básico de todos os guerreiros. Especialmente útil contra heróis focados em ataque básico: Illidan, Thrall, variaçoes da Valla, Falstad… Normalmente este talento te dá uma sobrevivência muito boa no início do jogo, enquanto você está farmando, mas perto do final do jogo, as lutas costumam ser decidas com habilidades mágicas, reduzindo muito a capacidade deste talento.

Minha sugestão: Rolling like a stone.
Segunda Opção: Block – Para os casos em que o time adversário tem muito ataque básico ou seu time não tem poder de ganks no início do jogo.

– Level 4

 * Double-Necked Guitar (Guitarra de dois braços): Dobra a largura do seu Power Slide (Q) e aumenta em 30% a velocidade.
É muito difícil não dizer que este é o melhor talento deste nível. Estes 30% a mais na velocidade do Power Slide são suficientes para ser quase impossível que alguém tenha tempo de reação para evitá-lo. Ao mesmo tempo, aumentar a largura significa maiores chances de stunar mais inimigos, ou seja, sua capacidade de iniciar uma luta agora é muito maior, principalmente se você escolheu aumentar a distância do Power Slide no nível 1.

 * Mic Check (Passagem de som): Se você acertar ao menos 3 heróis inimigos, o tempo de recarga do Face Melt (W) é reduzido em 4 segundos.
Este é um dos talentos que eu considero completamente inúteis. Você nunca vai se preocupar em tentar acertar 3 inimigos e mesmo que você faça, ainda vai demorar 8 segundos para poder usar outro Face Melt. Só consigo imaginar que este talento possa ser usado em uma situação em que você está querendo fugir e aí você acerta 3 inimigos, torcendo para sobreviver outros 8 segundos para usá-lo novamente. Outra possibilidade remota (e não testada) é se o talento do level 16 funciona com este, mas ainda assim, não consigo ver uma utilidade muito grande.

 * Hammer-on (Quebradeira): Rockstar dura 2 segundos a mais (6 segundos no total) e reduz em 10 o custo de mana das habilidades enquanto está ativo.
Opção muito interessante para uma build de sobrevivência, junto com os talentos Pwn Shop Guitar ou Prog Rock do level 1. Você passa a poder spammar suas magias e estar sempre pronto para uma luta (com vida cheia e mana suficiente para lutar).

 * Pinball Wizard (Tabelinha): Face Melt (W) causa 50% de dano adicional em inimigos que foram afetados pelo Power Slide (Q).
Não é muito comum, mas já ví builds com esse talento. A função primária do C.T.E. não é causar dano, e o Face Melt pode tanto ajudar quanto atrapalhar o seu time, mas com treino, você pode fazer um Power Slide seguido de um Face Melt causando um dano considerável e (com um talento do level 7) empurrando o adversário para mais longe, facilitando abates. Ao mesmo tempo, ampliando sua capacidade de escapar de ciladas e o farm no início do jogo.

Minha sugestão: Double-Necked Guitar.
Segunda Opção: Sinceramente, não tenho.

– Level 7

 * Loud Speakers (Amplificadores no talo): Aumenta em 50% a área e a distância do empurrão do Face Melt (W).
Como disse, este talento é raramente utilizado e normalmente em conjunto com o Rolling like a Stone do level 1 e o Pinball Wizard do level 4. É uma opção pouco usada para uma build mais “disruptiva” mas que também dependerá do seu time saber fazer uso deste range aumentado do Face Melt, que pode tanto ajudar, quanto atrapalhar.

 * Guitar Hero (Deus da Guitarra): Enquanto Guitar Solo (E) esta ativo, você recebe 50% do seu dano de ataques básicos como cura.
Talento bastante utilizado, que aumenta muito sua sobrevivência e sua capacidade de fazer mercenários.

 * Just Keep Rockin’ (Dia de Rock): Enquanto Guitar Solo (E) esta ativo, reduz em 50% a duração de Silence, Stun, Slow, Roots e Polymorphs.
É a versão do C.T.E. para o talento Relentless. Muito útil quando você está enfrentando um time que possui uma capacidade enorme de Crowd Control (CC), por exemplo: Muradin, Anub’Arak, Brighwing + 2 Assassins. Numa situação dessas, é muito provável que você morra logo após o Power Slide.
Obs.: Após o patch do Kael, C.T.E. e Diablo possuem um talento deste tipo no level 7, enquanto os outros heróis que possuem Relentless só conseguem tê-lo no level 16 e são heróis com capacidade de CC quase nula: Arthas, Azmodan, Chen, Suturino e Tychus.

 * Follow Through (Sequência): Após usar uma habilidade, o próximo ataque básico causa 40% de dano extra.
Ótimo talento para uma build ofensiva e, junto com outros talentos de redução do custo de mana, pode realmente aumentar muito o seu dano. Porém, acho que há outros guerreiros mais capazes no quesito dano, portanto não vejo este talento como prioridade.

Minha sugestão: Just Keep Rockin’ ou Guitar Hero. Dependendo do time adversário.
Segunda Opção: Follow Through.

– Level 10

 * Mosh Pit (Roda Punk): Prefira este sempre que seu time tiver capacidade de causar bastante dano em área e/ou quando você está seguro de que o time adversário não tem facilidade em te interromper.

 * Stage Dive (Pulo do Palco): Prefira este quando o seu time está pensando em fazer uso de posicionamento global como vantagem e quando seus aliados possuem baixa capacidade de causar dano em área rapidamente.

– Level 13

 * Groupies (Tietes): cura os aliados próximos enquanto o Guitar Solo (E) está ativo.
Este talento pode ser muito bem utilizado quando você tem um time com muitos melees.

 * Face Smelt (Esmerilhança): Face Melt (W) também causa 80% de lentidão por 2 segundos.
Dois segundos parece pouco, porém, 80% de lentidão é absurdo! Quando o time adversário não tem muitas habilidades para escapar (como o Vault da Valla, Barrel Roll do Falstad, etc…) causar 80% de lentidão, ainda que você empurre o adversário pra “longe” pode significar um abate a mais.

 * Show Stopper (Show lendário): Reduz em 25% todo o dano recebido nos 4 segundos após usar Power Slide (Q).
Adoro este talento! Considerando que você praticamente sempre inicia uma luta com Power Slide, entrar na luta com redução de dano é uma ótima ideia. Da mesma forma, fugir com oPower Slide é a melhor opção de um C.T.E. e adicionar uma redução de dano na fuga nunca é ruim, né?

 * Spell Shield (Escudo Mágico): Após receber um dano de habilidade, reduz em 50% aquele dano e os danos de habilidade nos próximos 2 segundos. Recarga interna de 30 segundos.
Talento básico de todos os guerreiros. Normalmente utilizado contra times com muito burst (Jaina, Nova, Kael, Falstad…).

Minha Sugestão?
Neste level 13 você pode, de fato, escolher qualquer um dos talentos, dependendo completamente de cada jogo. Em geral, escolhe-se o Show Stopper, pois é um talento que você ganha muita sobrevivência. Mas ter a capacidade de reduzir a velocidade do inimigo em 80% é muito tentador em alguns jogos, assim como curar os aliados ou reduzir aquele combo inimigo para apenas 50%.

– Level 16

 * Speed Metal (Metal Brutal): Rockstar também dá 20% de velocidade de movimento por 2 segundos.
Talento situacional. Dependendo da partida, seu time pode estar precisando de um aumento na velocidade para garantir abates ou sair de uma cilada com segurança.

 * Echo pedal (Pedal de Reverb): Usar uma habilidade causa dois pulsos de dano ao seu redor. O primeiro é instantâneo e o segundo corre 2 segundos depois.
Com isso, finalmente você deixará de ser lento para limpar uma wave de minions. É… eu sei… já está meio tarde pra isso, né? Mas mesmo assim, esse talento vai de dar uma quantidade gigantesca de dano geral. Lembre-se que você está sempre no meio da luta, atordoando, empurrando, fazendo um body blocking… Muitas vezes, os 200-300 pontos de dano a mais que você causará ao seu redor (a cada habilidade utilizada) fará a diferença entre um inimigo assustado que pensará em correr e um inimigo confiante que continuará lutando.

 * Encore (Bis): Face Melt (W) deixa um amplificador no chão, que vai empurrar os inimigos novamente 2 segundos depois.
Um talento esquisito. Consigo ver alguns usos bastante situacionais para mapas com objetivos apertados. A clarerira maldita por exemplo. Mas a menos que este talento também combe com todos os outros talentos que modificam o Face Melt, ou seja: a menos que o empurrão do amplificador conte como um outro Face Melt, não vejo sentido em utilizá-lo.

 * Imposing Presence (Imponência): Inimigos que atacam você, atacam com 50% da velocidade normal.
Outro talento padrão de guerreiros. Útil contra inimigos focados em ataque básico, porém, lembre-se que raramente você será o foco dos ataques, caso seu time consiga se posicionar de forma a você ser o único alvo disponível, este talento torna-se perfeito.

Minha sugestão: Echo pedal.
Segunda Opção: Speed Metal.

– Level 20

 * Tour Bus (Ônibus da turnê): Mosh Pit (Roda Punk) renova a carga do Power Slide (Q) e você pode usá-lo durante uma Roda Punk, aumentando a duração em 2 segundos.
Se você já acertou boas Rodas Punk na partida, ou se o time adversário está ficando um pouco separado, apenas o suficiente para que alguém consiga lhe interromper, Tour Bus vai garantir que você consiga uma Roda Punk de 6 segundos pra alegria da galera (do seu time, claro).

 * Crowd Pleaser (Presença de palco): Aumenta a área de impacto do Stage Dive (Pulo do Palco) em 50% e reduz a recarga em 15 segundos para cada herói inimigo acertado.
Com este talento, você praticamente não tem como errar um Pulo do Palco mais: a área é absurdamente grande! Se você acertar 5 inimigos, você simplesmente pode pular denovo. Se o seu time souber aproveitar a lentidão aplicada pelo Pulo, você vai se divertir muito com isso.

 * Death metal: Ao morrer, seu fantasma faz uma Roda Punk.
Esse é um daqueles talentos que exigem que você morra para fazer efeito. Normalente você não deve morrer primeiro e, muitas vezes, quando isso está acontecendo, é por um destes motivos: você se posicionou mal numa luta, ou o time adversário está tão confiante que não importa o alvo, todos do seu time vão morrer.
A única forma de usar, efetivamente este efeito é que o seu time esteja ciente de que você realmente vai se suicidar e, logo em seguida, eles devem aproveitar. Isso tudo só vai ser útil se o time adversário não perceber sua estratégia.

 * Storm Shield (Escudo da tempestade): Dá um escudo para os heróis aliados próximos de você, de 20% da vida máxima deles, por 3 segundos.
Este é um talento que quando bem utilizado, pode decidir aquela luta 5 vs 5 apertada no final do jogo.

 * Bolt of Storm (Raio da tempestade): Teleporta para uma localização próxima.
É o famoso “blink” ou “flash“, usado tanto para escapar quanto para garantir um abate.

Agora é o momento final da partida:
Se você está vencendo tranquilamente, provavelmente basta você pegar o Tour Bus ou o Crowd Pleaser e continuar fazendo um bom trabalho.
Se você está perdendo ou o jogo está muito empatado e chegou ao level 20, deve-se considerar o que fará mais diferença na próxima luta, pois, em geral, a próxima luta após o level 20 decide o jogo.


Algumas builds possíveis:

Padrão (mais utilizada): http://www.heroesfire.com/hots/talent-calculator/elite-tauren-chieftain#gRAf
Sobrevivência: http://www.heroesfire.com/hots/talent-calculator/elite-tauren-chieftain#oqHY
Mais dano: http://www.heroesfire.com/hots/talent-calculator/elite-tauren-chieftain#hH6E
Face Melt: http://www.heroesfire.com/hots/talent-calculator/elite-tauren-chieftain#gn7V


Early Game (Início do jogo – nível 1 ao 7)

Você não é bom para farmar os lacaios sozinho. Idealmente faça dupla com alguem que consiga dar um bom follow-up quando você quiser avançar com um Power Slide (Q). Se você precisar ficar sozinho numa lane, jogue defensivamente, você até consegue causar um bom dano em alguns heróis corpo a corpo, mas normalmente não vale a pena arriscar.
Com o talento de aumentar a distância do seu Power Slide, é possível fazer alguns ganks legais, basta ter um assassino com burst, normalmente seu alvo morrerá atordoado ou logo depois, com seu Face Melt e body blocking.

Late Game (fim do jogo – nível 10 +)

Procure ficar sempre com seu time, abuse da sua Rockstar, ajude seus aliados sempre que possível e esteja atento à inimigos fora de posição. Não tente usar um Roda Punk sem saber se o seu time consegue aproveitá-lo, informe seu time sobre o tempo de recarga da Roda Punk ou se você pretende usar Pulo do Palco em algum lugar


Em breve: dicas para cada mapa.

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0