Tyrande

Alta-Sacerdotisa de Eluna

Sobre a Heroína

“Tyrande Whisperwind instila medo em todos os que desejam o mal aos Kaldorei. Como sentinela de mais alto posto e alta-sacerdotisa de Eluna, ela não só é a guerreira mais letal dos elfos noturnos, mas também sua líder astuta.”

Tyrande é uma heroína de Suporte de combate a distância trazida do universo de Warcraft. Representante maior das elfas noturnas devotadas à deusa da lua Eluna, sua principal característica é ser uma heroína que combina dano e cura consideráveis com outras funções únicas de suporte, como controle do campo de batalha e aumento do potencial ofensivo de seus companheiros. Apesar de todos esse repertório, é necessária muita cautela para se jogar com ela de forma eficiente, pois sua fragilidade e carência de talentos defensivos podem torná-la uma presa extremamente visada se você não souber se posicionar corretamente no campo de batalha.

Considerações Iniciais

Sem enrolação, vou dizer logo de cara que considero Tyrande uma das heroínas mais poderosas do jogo atualmente, se não a mais poderosa de todas. De todos os heróis com os quais costumo jogar, ela é aquela com a qual tenho de longe a maior taxa de vitórias neste exato momento, totalizando nada menos que 50 vitórias em 75 partidas, quase todas jogadas apenas com desconhecidos.

Sua imensa versatilidade permite criar ótimas builds para diversos tipos de composições e mapas diferentes, podendo variar seu teor de dano, suporte e utilidade de acordo com a necessidade do momento. Para saber quais são o melhor conjunto de talentos para você, isso vai depender principalmente do mapa onde está ocorrendo o jogo e das composições dos dois times, além do seu estilo de jogo. Se já tiver outro suporte na sua equipe e ela estiver carente de dano, não hesite em focar nesse aspecto. Por outro lado, se já possuir dano suficiente e precisar mais de uma boa cura, então vale a pena favorecer esse ponto. Conforme direi mais à frente, a escolha da habilidade heróica é um dos elementos mais relevantes para a definição da sua função principal no jogo. Enfim, recomendo testar as possibilidades sem preconceito e descobrir por si mesmo qual é a melhor para você!


Visão Geral

Pontos Fortes

  • Dano considerável contra heróis
  • Habilidade básica de atordoamento
  • Capacidade de impor vulnerabilidade contra inimigos importantes
  • Poder de revelar áreas distantes do mapa
  • Versatilidade de builds
  • Árvore de talentos rica e cheia de boas opções
  • Depois de bater nos inimigos, termina o serviço de forma épica mandando um “Deusa te abençoe”

Pontos Fracos

  • Extremamente frágil e carente de recursos defensivos em early game
  • Pouco potencial para dano de cerco e wave clearing
  • Capacidade de cura limitada em comparação com outros heróis de suporte
  • Se você não tiver um coração de pedra, morrerá de dó das patadas que ela dá no Illidan quando os dois caem no mesmo time


Habilidades Básicas e Especialização

Para ilustrar melhor como funcionam as habilidades de Tyrande, tomei a liberdade de roubar tomar emprestado esse vídeo feito para o guia oficial do site pela minha querida amiga Natalia.

Luz de Eluna (Q): 45 de mana – Recarga de 8 segundos – Tyrande invoca os poderes de Eluna para curar uma pequena quantidade de vida quando usado em si mesma, ou o dobro desse valor quando usado em um aliado.

Dicas: Essa é sua habilidade básica de cura e uma das suas principais ferramentas de combate. Como o potencial de cura é dobrado em seus aliados, é óbvio que eles devem ser priorizados sempre que possível, mas não hesite em curar a si mesmo caso seja necessário para escapar com vida. No fim das contas, o prejuízo de perder um pouco de cura ainda é bem menor que o de morrer.

Sentinela (W): 65 de mana – Recarga de 18 segundos – Tiro em linha reta com alcance global. Tyrande envia uma coruja que atravessa o campo de batalha na direção escolhida, revelando a área ao redor de onde passa. Caso atinja um alvo no caminho, ele sofrerá dano moderado e ficará “revelado” por 5 segundos, e o percurso será interrompido. Caso contrário, a coruja viajará indefinidamente até o fim do mapa.

Dicas: Essa é a habilidade assinatura de Tyrande e a razão de ela ser uma scout extremamente eficiente. Com ela, você poderá manter seu time constantemente informado sobre o que os inimigos estão aprontando, sem a necessidade de se arriscar para descobrir. Suspeita que eles estão matando o boss e pretende ganká-los? Quer saber o que está acontecendo ao redor daquele tributo? Simples, basta mandar sua corujinha pra lá! Alternativamente, essa habilidade também pode ser usada para finalizar inimigos que escapam com pouca vida, mas vou logo avisando que atingir o alvo a longa distância é muito, mas muito difícil caso ele não esteja parado. E, por fim, a Sentinela também pode ser usada para revelar um inimigo (ou seja, impedir que ele se esconda) por alguns segundos, mas creio que a Marca da Caçadora (ver adiante) seja muito mais recomendada para isso.

Labareda Lunar (E): 60 de mana – Recarga de 12 segundos – Tyrande atira uma flecha que cai sobre a área alvejada após um curto intervalo, causando alto dano e atordoando por 1 segundo os alvos atingidos.

Dicas: Essa é uma das minhas habilidades favoritas em todo o jogo, mas exige um pouco de destreza e prática para ser usada com eficácia. Como a seta demora um pouquinho para cair e tem uma área bem pequena, muitas vezes é necessário que se alveje o “ponto futuro”, ou seja, o lugar onde você crê que o alvo vai estar quando a seta cair e não onde ele está no momento em que ela é disparada. Use-a para interromper fugas, atrasar perseguidores, interromper habilidades canalizadas e, claro, ajudar o seu time em team fights.

Marca da Caçadora (D): Habilidade de Especialização. Recarga de 20 segundos. Tyrande coloca uma marca sobre o alvo escolhido, aumentando em 25% todo o dano recebido por ele por 4 segundos e revelando-o durante esse mesmo período. Não pode ser usada contra estruturas.

Dicas: Essa é uma das melhores habilidades de especialização do jogo, e outro motivo pelo qual Tyrande é uma heroína tão especial (<3). Sério, se tiver um assassino com bom burst pra combar com você, o estrago pode ser enorme! Use a marca contra alvos prioritários como Morales e Zeratul e combine com seu time de atacarem todos juntos para tirar o máximo proveito dessa habilidade. Outra função que não pode ser deixada de lado é a de auxiliar em ganks. Um combo de Marca da Caçadora com um ataque surpresa de uma Nova, por exemplo, pode eliminar um inimigo antes mesmo que ele tenha qualquer chance de reação.


Talentos

Como costumo dizer em todos os guias, não existe escolha correta de talentos. Para saber qual é a melhor opção, é preciso avaliar diversos fatores, sendo o principal deles a preferência pessoal do jogador e a necessidade do seu time. Nos parágrafos a seguir, tentarei analisar os talentos de forma imparcial, dando minha opinião sobre cada um deles com base em testes que eu mesmo fiz enquanto jogava e coisas que li em guias estrangeiros.

Nível 1

Marca da Patrulheira (Especialização): Reduz em 8 segundos o tempo de recarga de Marca da Caçadora.

Harmonização Celestial (Q): Reduz em 15 o custo de mana de Luz de Eluna.

Potencializar (W): Quando a Sentinela atinge um alvo, o tempo de recarga de suas habilidades é reduzido em 2 segundos.

Atirador Experiente (Passiva): Para cada 6 minions ou mercenários mortos perto de você, o dano de seu ataque básico é aumentado em 1 ponto. Heróis mortos contam como 3 minions.

Análise: Nesse tier, a melhor escolha quase sempre é a Marca da Patrulheira. Com esse talento, você reduz em um terço o tempo de recarga dessa maravilhosa habilidade de especialização, permitindo que ela seja usada com mais frequência para ajudar seus amigos assassinos a eliminar alvos inconvenientes. Harmonia Celestial não é ruim de tudo, uma vez que Tyrande tem alguns problemas com mana, mas o fato de não ajudar em combate faz dela uma escolha inferior, na minha opinião. Potencializar é uma alternativa bastante questionável, uma vez que seu efeito é muito modesto e que a Sentinela tem um custo de mana e tempo de recarga altíssimos para compensar seu uso de forma tão vulgar. A única exceção seria no caso de uma build de Sentinela, como falarei mais adiante. E, por fim, Atirador Experiente é um talento até razoável, mas muito mais apropriado para heróis assassinos focados em ataques básicos do que para um suporte. Alguém pode até argumentar que é possível fazer uma build desse tipo com a Tyrande, mas recomendo que você opte por Raynor ou Valla se for esse o seu objetivo.


Nível 4

Perfurar (W): Sua Sentinela não é mais interrompida quando atinge seus inimigos, podendo prosseguir até o fim do mapa mesmo que seja interceptada pelo caminho.

Escudo Protetor (Ativo): Recarga de 60 segundos. Concede um escudo equivalente a 15% da vida total por 5 segundos a um herói aliado.

Ataque Concentrado (Passivo): A cada 10 segundos, seu próximo ataque básico contra um herói inimigo causa 75% de dano adicional. Seus ataques básicos reduzem a recarga deste efeito em 1 segundo.

Flechas Calcinantes (Ativo): Recarga de 25 segundos. Ative para aumentar o dano de seus ataques básicos em 50% por 5 segundos. Durante esse período, cada ataque básico consumirá 10 de mana.

Manancial de Cura (Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para colocar um totem no chão que cura os aliados dentro da área em seu entorno em 2% por segundo por 10 segundos.

Análise: Esse é o tier onde acredito que há a maior divergência de opiniões. Temos aqui dois talentos voltados a suporte, dois a dano e um a utilidade. Perfurar é um talento que, na minha opinião, serve apenas para builds de Sentinela. A linha de tiro dessa habilidade é tão estreita que a probabilidade de ela atingir alguém acidentalmente é tão pequena quanto a de o Illidan conseguir alguma coisa com a Tyrande algum dia. Ok, sem piadinhas cruéis com o pobre coitado. Sei que corro sério risco de ser alvejado por um bombardeio aéreo de uma coruja por dizer isso, mas não sou um grande fã desse tipo de build por considerá-la extremamente situacional, embora reconheça seu valor nas mãos de um jogador que realmente sabe o que está fazendo. Se quiser testar, faça-o por sua conta e risco. Quanto aos talentos de dano, tanto Ataque Concentrado quanto Flechas Calcinantes funcionam melhor para heróis de ataques básicos, mas não deixam de ser escolhas viáveis caso seu time precise bater um pouco mais forte. Se tivesse que escolher um, seria Ataque Concentrado pelo fato de não consumir mana, um recurso que costuma ser escasso para Tyrande. Quanto aos talentos de suporte, confesso que acho ambos bastante medíocres, embora ainda recomendáveis para uma build totalmente voltada a essa função. Para um cooldown de 60 segundos, os 15% de escudo em alvo único de Escudo Protetor são bem modestos, assim como os 2% de cura por segundo do Manancial de Cura. Caso esteja num mapa onde haja lutas por objetivos que forçam os times a ficarem parados numa mesma área, acredito ser a segunda opção a melhor escolha, e o contrário em qualquer outra circunstância. Outra função do Escudo Protetor é a de fornecer maior sobrevivência a um herói do seu time que esteja sendo focado pelos inimigos ou precise de proteção na hora de dar seus dives, como Illidan e Sonya.


Nível 7

Benção da Celeridade (Q): Se usada em um aliado, Luz de Eluna aumenta a velocidade do mesmo em 25% por 3 segundos.

Chama Lunar (E): Aumenta em 50% o alcance de Labareda Lunar.

Calor da Batalha (Passivo): A cada ataque básico de Tyrande, o tempo de recarga de suas habilidades é reduzido em 0,5 segundo.

Chamada: MULE (Ativo): Recarga de 60 segundos. Ao ser ativada, invoca uma unidade que conserta suas estruturas próximas por 40 segundos, uma de cada vez. Restaura 100 de vida por segundo e uma munição a cada 3 segundos.

Análise: Esse é um tier recheado de boas opções, embora duas dela sejam quase sempre as escolhidas, sendo elas Chama Lunar e Calor da Batalha. A primeira fornece uma melhoria muito boa à sua principal habilidade de controle coletivo, permitindo que você se mantenha em uma posição mais segura ou pegue inimigos fujões com mais facilidade. A segunda, por sua vez, oferece uma excelente redução no tempo de recarga de suas habilidades, inclusive da heróica. Como Tyrande tem uma boa velocidade de ataque e cooldowns altos em suas habilidades básicas, considero Calor da Batalha uma opção um pouco superior entre essas duas, embora reitere que não há consenso. No mais, tanto Benção da Celeridade quando Chamada: MULE cumprem bem suas funções de ajudar em fugas e restaurar estruturas danificadas (algo que pode ser extremamente irritante em certos mapas), mas, embora sejam opções viáveis e respeitáveis, considero-as ainda um pouco inferior às suas alternativas.


Nível 10: Habilidades Heróicas

Chuva Estelar(R): 100 de mana – Recarga de 100 segundos – Tyrande cria uma chuva de estrelas que causa dano moderado por segundo e desacelera em 20% os inimigos na área alvejada.

Espreitadora Sombria (R): 75 de mana – Recarga de 50 segundos – Esconde todos os heróis aliados na área ao redor de Tyrande e os cura em uma grande quantidade de vida ao longo de 8 segundos. Ao fim deste tempo, eles recebem de uma só vez mais uma quantidade moderada de cura.

Análise: Duas habilidades heróicas de altíssimo nível para duas funções distintas. Ambas exigem do jogador razoável nível de habilidade e capacidade de julgamento para serem usadas de forma eficiente, mas fazem toda a diferença se bem utilizadas. Se posicionada no momento correto sobre o local de uma team fight, Chuva Estelar pode vencer a batalha para o seu time e ainda colocar você num lugar de honra nas tabelas de dano de herói. Caso esteja num time carente de dano ou que já tenha outro herói focado em cura, não hesite em pegá-la. Embora não necessite dessa condição para ser uma boa escolha, essa habilidade é especialmente poderosa em mapas onde haja pontos de estrangulamento (o spot dos chefes de mapa, por exemplo) e/ou se faz importante o controle de determinadas áreas do campo de batalha, como é o caso do Templo Celeste. Da mesma forma, Espreitadora Sombria tornou-se uma habilidade extremamente respeitável após o recente rework que recebeu. Além de conceder uma boa quantidade de cura em área, o efeito de esconder seus aliados pode ser usado de forma estratégica para armar emboscadas ou ajudar em fugas de emergência. Então, reiterando o que disse anteriormente, a escolha aqui é bem simples, dependendo somente da necessidade maior de seu time. Se for cura e invisibilidade, vá de Espreitadora Sombria. Se for dano, vá de Chuva Estelar.

Ah, e antes que eu me esqueça, um recado da Tyrande para uma ~certa pessoa~ que também está no Nexus: CHUPA, DEFUNTA, VOCÊ SÓ TEM UMA ULT QUE PRESTA RSRSRSRSRS BEIJOS NOCTIELFICOS NESSA SUA CARCAÇA MORIBUNDA.


Nível 13

Luz Resplandecente (Q): Quando sua própria vida está cima de 50%, o efeito de cura de Luz de Eluna sobre aliados é aumentado em 35%.

Raio Encolhedor (Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para reduzir em 50% o dano e a velocidade de movimento do inimigo alvejado por 4 segundos.

Disparada (Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para ganhar aumento de 75% na velocidade de movimento por 3 segundos.

Fúria da Caçadora (Especialização): Aumenta sua velocidade de ataque em 40% por 4 segundos após utilizar a Marca da Caçadora.

Análise: Eis aqui mais um belíssimo tier de talentos. Luz Resplandecente é uma escolha obviamente sensacional para uma build voltada a cura, imagino que nem preciso explicar o motivo. Raio Encolhedor é um bom talento para dar counter em heróis com alto burst ou que tenham facilidade para penetrar nas linhas de defesa adversárias, como Tyrael e Illidan, por exemplo. Considero-o uma escolha ligeiramente inferior às demais pelo fato de seu alcance limitado exigir que você chegue perigosamente perto para utilizá-lo, mas ainda assim é uma alternativa bastante respeitável nas circunstâncias corretas. Disparada é particularmente um dos meus favoritos, pois resolve um problema sério de Tyrande, que é a falta de mecanismos de fuga. Sério, sabe quando você cai contra aquele Zeratul ou Açougueiro que não cansa de te perseguir? Eis aqui a solução! Embora não ajude diretamente na função de suporte, esse talento será uma mão na roda para mantê-lo em segurança. E, como disse Sun Tzu na Arte da Guerra, “O melhor Healer é aquele que fica vivo para curar seus amigos”. Mentira, gente, ele não disse isso, mas com certeza teria dito se já existissem MOBAs e MMORPGS naquela época. Por fim, Fúria da Caçadora é a única opção que considero descartável nesse tier, pelo motivo já mencionado de que Tyrande não é a escolha mais adequada para builds de ataques básicos.


Nível 16

Patrulheiro (W): Dobra a largura do tiro da Sentinela e aumenta o dano causado por ela com base na distância percorrida, até um limite de 200% de dano extra.

Estrela Cadente (E): Aumenta em 50% o dano de Labareda Lunar. Se essa habilidade atingir um herói inimigo, a mana consumida será restaurada.

Marca da Recomposição (Especialização): Seus ataques básicos contra alvos afetados pela Marca da Caçadora recuperam 2,5% de sua vida máxima.

Aura de Tiro Certo (Passivo): Aumenta em 15% o dano do ataque básico dos aliados próximos.

Análise: Lembra que eu disse lá atrás que Tyrande tinha uma ótima árvore de talentos? Pois é. Patrulheiro é a cereja no bolo de uma build de Sentinela, o fator que a torna viável e potencialmente perigosa em mapas como a Baía do Coração Negro, o Jardim do Terror e outros onde os inimigos tendem a se aglomerar para cumprir certos objetivos. Como já citei as particularidades desse tipo de build, vou poupá-los de dizer isso mais uma vez, mas recomendo usá-la com sabedoria. Estrela Cadente mata dois coelhos numa flechada só, tornando sua Labareda Lunar uma poderosa arma contra heróis da backline e diminuindo um pouco seus problemas com consumo de mana. Essa costuma ser minha escolha padrão, a menos que meu time possua em suas fileiras heróis focados em ataques básicos, tais como Raynor, Valla, Illidan, entre outros. Nesse caso, meu amigo, a Aura de Tiro Certo vai transformá-los em verdadeiras máquinas de causar dano, mais ainda do que já são naturalmente. E, por fim, considero Marca da Recomposição o único abacaxi desse tier. Levando-se em conta que o uptime da Marca da Caçadora é relativamente baixo e que a vida máxima de Tyrande não é grandes coisas, esse talento é gritantemente inferior em relação às suas alternativas.


Nível 20

Frenesi do Nexus (Passivo): Aumenta a velocidade de ataque e o alcance dos mesmos em 20%.

Escudo da Tempestade (Ativo): Recarga de 45 segundos. Ative para conceder aos aliados ao redor um escudo de 20% de suas vidas máximas pelos próximos 3 segundos.

Voltar (Ativo): Recarga de 60 segundos. Ative para concluir imediatamente a recarga de suas habilidades básicas.

Ira Celestial (R): Chuva Estelar passa a ter alcance global. Adicionalmente, o dano dessa habilidade é aumentado em 30%. Esse talento só estará disponível se você tiver escolhido Chuva Estelar como habilidade heróica no nível 10.

Rapidez do Caçador (R): Ao utilizar Espreitadora Sombria, você e seus heróis aliados ganharão 40% de velocidade de movimento por 8 segundos. Esse talento só estará disponível se você tiver escolhido Espreitadora Sombria como habilidade heróica no nível 10.

Análise: Sem cerimônias, meu favorito aqui costuma ser Escudo da Tempestade, por seu baixo tempo de recarga e grande potencial para mudar a história de uma team fight, se usado no tempo certo. Especialmente contra times com heróis de burst ou dano em área, esse talento pode ajudar a manter vivo aquele suporte ou assassino que sempre recebe o “carinho” do time inimigo tão cedo começa a luta, ou aquele guerreiro que está prestes a tombar em combate mas ainda pode ser útil para a equipe. Confesso que nunca experimentei Voltar, pois nunca achei que valesse a pena um cooldown de 60 segundos para reduzir outros de alguns segundos, especialmente quando já se tem Calor da Batalha para ajudar nessa tarefa. Se quiserem argumentar a favor desse talento, fiquem à vontade, mas eu honestamente nunca senti desejo de pegá-lo. Frenesi do Nexus sofre de problema similar a outros talentos de níveis anteriores, que é o de se encaixar melhor em heróis mais voltados para ataques básicos. Não é totalmente descartável, mas só deve ser considerado na hipótese de o seu time já estar com o jogo dominado e você sentir que um pouquinho de dano extra pode ser útil para ajudar no push das últimas estruturas. Quanto aos talentos Ira Celestial e Rapidez do Caçador, considero-os ambos muito bons e capazes de melhorar ainda mais o potencial dessas duas habilidades já naturalmente poderosas. Caso já tenha pegado o jeito de tirar o melhor proveito de suas habilidades heróicas e sinta que não precisa do poder de suporte de Escudo da Tempestade, não hesite em experimentar essas opções!


Builds Sugeridas

Caçadora da Lua

Sacerdotisa da Lua

Guardiã da Sabedoria


Considerações Finais

Espero que esse guia ajude aqueles de vocês que tiverem interesse em jogar com a poderosa líder dos Kaldorei. Tyrande é minha segunda heroína com mais partidas jogadas e também a única cuja Master Skin eu possuo, além de Tyrael. Apesar de não gostar muito de heróis de suporte, sua versatilidade e poder de fogo fora dos padrões tornaram essa experiência bem mais agradável do que eu costumo ter com personagens puramente voltados a cura.

Bom, é isso. Se você também curte jogar com heróis híbridos e poderosos, recomendo que não deixe de testá-la, pois ela é uma das melhores heroínas do jogo atualmente, sem qualquer sombra de dúvida!

Saudações e até a próxima, aventureiro!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0