X

Antes de mais nada, para entender a natureza deste post, você PRECISA LER esta postagem!

Salve, salve, garotada da tempestade! <3 Como prometido à pedidos, vamos analisar os talentos da Jaina Proudmoore:

INTRODUÇÃO

Jaina é um personagem tipo mage, BURST-DAMAGE e considerada dentro do Nexus na classe assassino (DPS de longo alcance):

Então, as habilidades são:

TALENTOS

LEVEL 01

LEVEL 04

LEVEL 07

LEVEL 10

LEVEL 13

LEVEL 16

LEVEL 20

POSSIBILIDADES

Expostos os talentos e sua classificação diante à AFSC, teremos as seguintes possibilidades:

Analisando por cima, sob minha ótica e opinião, poderemos ter as seguintes vertentes:

  • Diversas builds voltadas para Ferramenta (talentos específicos);
  • Diversas builds voltadas para Agressão (talentos para causar dano);
  • Poucas builds voltadas para Seguro (talentos de segurança);
  • Possibilidade de fazê-a focada em Cerco (mas só recomendado se não houver quem faça);
  • Talentos situacionais, dependendo do gameplay.

Jaina é uma personagem sensacional nas mãos de um player que entende bem suas possibilidades e virtudes. Pelas tabelas acima, percebemos o quanto a sua função está focada bem em manter os inimigos literalmente “numa fria”. Slows e habilidades que atrapalham os adversários para trazer vantagens aos aliados, é o que mais circunda a heroína de Azeroth. Claro também que focada em dano, causará estragos bem relevantes também!

Agora, quero que atentem na build mais usada, segundo o HotsLogs:

BUILD MAIS USADA

COMENTÁRIOS SOBRE

Se parar para analisar friamente (sim, vou usar o máximo de trocadilho possível XD), a build acima é bem híbrida e indicada para todos que queiram treinar e aprender mais sobre a maga do gelo. Pois ela se estende em ser agressiva e útil para atrapalhar os adversários:

Os talentos 07, 10 e 16 são focados em causar o maior estrago aos inimigos. Os talentos 01, 04 e 10 (de novo), são ferramentas úteis para melhorar a vantagem dos aliados nos embates, dando um maior controle no gameplay. Os talentos 13 e 20 são para manter a personagem segura e garantir uma sustentabilidade maior.

Quando ela é indicada? Quando você tiver oportunidade de ser somente BURST-DAMAGE e de quebra tiver uma boa linha de frente (TANK+DPS MELEE). Se você for o alvo do time inimigo, mesmo com os talentos de segurança, terá uma menor chance de escapar. Se não houver essa linha de frente, recomendo uma build que mantém você mais afastado.

Jaina é um personagem no qual gosto muito. Magos (BURST-DAMAGE) e Suportes são os heróis nos quais eu tenho excelência em gameplay. No entanto, ao jogar com e contra ela, percebo escolhas de talentos tão pré-estabelecidos, aleatórios ou não condizentes para o mapa e composições dos times.

Como podemos ver, os talentos da Jaina não são voltados somente para agressividade. Diferente da Li-Ming, ela tem um potencial sinergético de soma e para cerco bem maior do que todos os outros magos. Com isso, primeiro, vamos ver a tabela dos 04 primeiros heróis de sinergias e ameaças, segundo o site HeroesCounters:

Heróis inimigos que te dão silence são seus piores adversários. Você depende muito das suas habilidades para causar dano ou auxiliar nos embates. O ataque básico é bastante baixo para você conseguir sobreviver ao tempo do silêncio das habilidades – somando ainda com a vida baixa que você tem. Não só isso, DPS melees (principalmente AMBUSHER) vão te incomodar pacas, se você não souber se posicionar ou usar habilidades para mantê-los longe (lembre-se que 80% de todos os jogadores de HotS adoram um chase).

Como as habilidades de Jaina é praticamente formada por talentos ferramentas-agressivas, já dá para ter um norte de como ela é importantíssima para os heróis de linha de frente. Também é um auxílio extraordinário  para os aliados de cerco (tanto para push, quanto para defesa). Aprenda a limitação e mecânicas dela para tirar o melhor proveito das builds que for construir conforme as partidas.

DESENVOLVENDO BUILDS

Então, como pensar com toda essa informação?

Primeira coisa é delimitar o que você quer com o personagem. E ver se encaixa com o que deseja:

  • Qual a composição do meu time?
  • Qual a composição do time adversário?
  • Qual mapa será jogado?
  • Quais os heróis inimigos que sou fraco?
  • Quais os heróis inimigos que sou forte?

Respondendo essas perguntas para cada partida, você terá respostas informativas e em forma de dados para pensar melhor na sua build. Recomendo no início, papel e caneta ao lado para ir anotando, já que todo seu pensamento e foco devem estar focados na partida. Vamos exemplificar para melhor ilustrar:

EXEMPLO PRÁTICO

A primeira impressão é surpreender o time adversário. Quando surgem E.T.C. e Jaina, muitos já pensam em Roda PunkAnel de Gelo. Não que seja ruim (na verdade é excelente!), no entanto o TANK do seu time não vai ter espaço algum para sua heroica. A não ser que ele atinja todos em um momento específico ou com os aliados inimigos longe uns dos outros. E outra, o mapa tem um objetivo que força um split maroto dos times. A segunda opção de heroica do E.T.C. é mais em conta, já que é o único aliado que terá uma presença global mínima (contra o Dehaka).

Ainda, em questão de sustain o seu time é bem melhor. Com dois suportes, um em cada lane dos altares do Sol e da Lua, o controle do mapa se torna mais plausível. E mais:

  • Com os talentos certos, dificilmente VallaDehakaAlarak se aproximarão;
  • Kerrigan é excelente contra SylvanasMalfurion;
  • TassadarKerrigan podem fazer builds mais híbridas entre siege e heal;
  • E.T.C. é um excelente TANK para esse mapa.

No entanto, o time adversário pode usar o “combo do silêncio mortal” com as habilidades da Sylvanas Malfurion Alarak Dehaka (que provavelmente será na Jaina):

  • Como dito antes, diversos heróis inimigos que vão silenciar as habilidades;
  • VallaAlarakSylvanas são excelentes contra o E.T.C.;
  • Kerrigan não é boa contra AlarakDehaka;
  • Tyrande é péssima contra AlarakValla.

O Alarak e a Sylvanas serão as maiores ameaças do jogo. É por isso que se o time adversário sacar isso o quanto antes, provavelmente a maga do gelo vai entrar no forno! (praçality) Então como proceder? Primeiro é entender qual vai ser o comportamento do seu time e, principalmente, o seu:

BUILD VOLTADA PARA SAFE-CERCO

Se você e seu time preferir focar em XP, nas lanes e no objetivo do dragão (o que recomendo muito contra o time adversário que, com certeza, irá focar em ENGAGE e PICK), a build abaixo pode ser uma opção:

Dificuldade: média

Por que? O Condado do Dragão é um mapa que depende muito do avanço das lanes aliadas. E a primeira coisa que precisa é  ter uma melhor leitura do que acontece no mini-mapa. Quanto mais as suas tropas estiverem avançadas, maior a probabilidade de ver os inimigos zanzando pelo mapa.

Os talentos 07 e 13 são para aumentar a quantidade de armadura que ela virá a ganhar no level treze – que somada com o talento 04, garante mais sustain contra inimigos diretos. Os talentos 01, 10 e 20 é para um maior controle dos inimigos enfrentados, atrapalhando mais do que focar na eliminação efetiva (a não ser que você esteja acompanhado pela Kerrigan). E o talento 16 é para o AoE ser mais efetivo em todo mapa (podendo ser substituído, caso esteja em vantagem de XP e estruturas, pela segunda opção: Northen Exposure) – ainda mais que o elemental vai copiar suas habilidades no 20, tendo 06 ondas da habilidade W!

Segundo, jogar SAFE garante menos TFs para um time que depende mais dos abates do que ficar pushando lane. O time inimigo vai jogar toda a responsabilidade de XP para Sylvanas, que pode ser anulada facilmente com 2top (ex: TyrandeKerrigan), 1mid (ex: E.T.C.) e 2bot (ex: Jaina e Tassadar). Mesmo com uma Sylvanas no mid contra o E.T.C., a rotação auxiliar dos suportes garantem a anulação da heroína. O importante é não afobar no jogo.

Claro, novamente dizendo: não é a única estratégia e escolhas de talentos. Vamos para uma segunda possibilidade:

BUILD FODA-SE DANE-SE O MUNDO, QUERO CONGELÁ-LO!

Se você é do tipo mais agressivo, não tem paciência para jogar mais safe e quer sair matando todo mundo, você pode tentar essa build:

Dificuldade: complicado, se você não tiver familiarizado com vários atalhos

Digamos que o E.T.C. quer pegar Roda Punk. Nada mais justo do que ajudar o front line do seu time. Se você quer sair matando geral, então vamos considerar o seguinte: concentre em causar o maior dano possível em Valla > Malfurion > Alarak > SylvanasDehaka.

Por que? O Dehaka e a Sylvanas serão poucos efetivos de longe contra você. A não ser que você seja bem descuidado e ficar avançando desnecessariamente, pois se o TANK inimigo te pegar, pode ter certeza que virá um combo feroz pra cima de você. MalfurionAlarakDehaka têm um ótimo combo juntos.

Sobre os talentos: o segredo da build é causar o maior dano possível, com uma reserva máxima de mana e a possibilidade de ter as habilidades recarregadas o mais rápido possível. Os dois primeiros talentos (01 e 04) são para garantir que você consiga completar a missão antes de pegar a heroica no 10 (que será imprescindível para combar com os talentos 07 e 16). Agora, o trunfo virá da soma do talento 13 com o 20! Pra você ter uma ideia, bem posicionado, sabendo usar as habilidades no momento certo (primeiro combo das habilidades com o ATIVO 01 + heroica + segundo combo das habilidades com o ATIVO 02), Jaina causará +ou- 7K de dano/lvl20.

CONCLUSÃO

Claro que as situações citadas acima podem seguir diferentes gameplays com situações opostas do que eu falei. Por isso a importância de conhecer os talentos e possibilidades do herói! Tenha sempre um bloquinho ou anote no celular as situações e composições para treinar a leitura da árvore de talentos que você julgar necessário. A vantagem é que não precisa ter uma build fechada. Você pode começar de um jeito e adaptar de outro – mas de maneira inteligente!

Além de analisar vídeos e replays de partidas, você deve treinar contra I.A.. Minha dica de estudo e treino com ela é primeiro jogar sozinho contra I.A., tentando interpretar cada mapa e cada composição. Depois, jogar o contra I.A. com jogadores. Mas ainda não é nem 60% do cenário real.

Assim que estiver acostumado com os comandos, talentos e gameplayjogue QM! E sim, você vai ficar nervoso, passar raiva e estresse. No entanto, esse é o treino! Para jogar com a Jaina, você precisa muito de auto-controle, paciência e posicionamento!

Qual será o próximo que farei? Ragnaros ou Xul?

Saravá! 😛

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook19Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0