X

Olá queridos e queridas desse mundão maluco e bão chamado Nexus! Firmeza, supimpa, trilegal e tudo por demais da conta? Muitos se sentem fantásticos quando um combo acontece. Ainda mais quando surge ali um wombo combo! No entanto, já parou para pensar nas funcionalidades e propósitos dos combos que você deseja fazer?

Para se inspirar! 🙂

Muitos querem repetir as jogadas que acontecem por aí. Tanto no cenário profissional, quanto em vídeos divertidos que há pela internet. Contudo, ao tentar fazer combos deliberadamente e sem um propósito, digamos, além de querer explodir os inimigos tudo, às vezes forçamos situações que não são ideais ou estão “fora de hora”. Daí o tão desejado combo não funciona. E, pior, pode abrir brechas para o time adversário aproveitar e contra-atacar!

contra-ataque

Porém, não se desesperem. Cá com meus mols pensei em um mini-guia serelepe pimpão para você se situacionar e escolher o melhor momento para realizar um belíssimo combo. Só que antes, você deverá estar familiarizado com os seguintes posts:

INTRODUÇÃO

Se leu os posts acima ou está familiarizado com os termos a seguir, vamos para uma breve explicação. Geralmente, os jogadores se comportam e realizam ações diversas nos seguintes modos, durante o gameplay. Os principais comportamentos são:

  • TF (teamfight; enfrentamento entre os times);
  • PICK (foco em eliminar um ou dois inimigos o mais rápido possível);
  • POKE (assediar constantemente o adversário para que ele fique sem vida e mana);
  • SAFE (jogar de maneira segura e não agressiva);
  • ENGAGE (iniciar um evento ou um push-lane e até mesmo TF/PICK, agressivamente);
  • SPLIT (distrair ou manter ocupado o inimigo, enquanto é feita alguma ação em favor ao time, desfavorecendo o posicionamento do adversário).

 

tabela-ameaças-comportamentos

Tabela de níveis de ameaça, uns com os outros do meu post anterior.

As principais utilidades dos heróis durante o jogo são:

  • Controle Coletivo (habilidades voltadas ao auxílio de sua equipe durante combates, que prejudiquem o inimigo e sua movimentação);
  • Iniciação (começar algum evento, comportamento ou objetivo do mapa);
  • Presença de Lane (controlar, assegurar e assistir as lanes do mapa);
  • Domínio de Mapa (desde a conquista ou preservação dos objetivos do mapa, até a captura de Mercenários e Chefes).

DESENVOLVIMENTO DO ROLÊ

O post de hoje ficará limitado para dois jogadores apenas. Entretanto, estejam livres em adaptar como quiserem os exemplos e explicações. Primeiramente, precisamos entender quais as possibilidades existentes, focando as finalidades das combinações entre comportamentoutilidade para cada herói:

tabela utilidade comportamento

Perceba Ivair que a soma da utilidade do herói com seu comportamento abrirá margem para direcionar o tipo de combo que você deseja aplicar. Claro que, podemos ter combos surgindo sem querer querendo e de maneira improvisada. Mas por que não decidir antecipadamente o que você e o seu time quer com isso?

oh-my-glob

Na tabela também, eu indiquei a minha interpretação do que cada aspecto do comportamento com a ação da utilidade resulta. Isso você pode fazer por si mesmo, dando outras denotações e nomes. A seguir, vamos para alguns exemplos práticos para visualizar melhor (clique na galeria):

MAIS UM EXEMPLO PARA DOIS

Para ilustrar ainda mais, vamos imaginar uma partida com o seguinte draft:

Sabe por que a gente sempre fala sobre a boa comunicação entre os jogadores e ética no gameplay? Exatamente por conta da finalidade do combo utilidade + comportamento. Você só vai conseguir realizar as jogadas listadas acima com apoio da sua equipe e parceiro(a).

Pensando somente em duplas, temos as seguintes possibilidades:

tabela-exemplo-draft-combo

Com isso (e consultando a primeira tabela), você poderá definir qual a utilidade da dupla e como ela irá se comportar. Se, por exemplo, pegarmos a dupla 08 (Muradin Greymane) e definir para eles INICIAÇÃO+PICK, o restante da equipe saberá o que fará com o restante dos heróis. E melhor ainda, todos sabem que essa dupla tentará gankar algum inimigo, recebendo ajuda de aliados próximos, se possível.

Qual a vantagem desse esquema todo? Vamos para um exemplo. Todos aqui já vivenciaram alguma vez no jogo a seguinte situação:

Torres da Perdição. Somente uma torre no bot. Faltam 10 segundos para o evento começar. Claramente pelo minimapa dá para ver que TODOS os adversários desceram. No entanto, Greymane, Muradin e Rehgar não se atentaram no evento e resolveram fazer os mercenários do lado inimigo. Estão sozinhos, Kael’thas e Tyrande no bot, escondidos ou embaixo da torre aliada, tentando empurrar a lane enquanto isso.

Se os dois jogadores não se comunicarem e escolher qual será o melhor comportamento e utilidade que eles terão naquele momento, o jogo pode desandar dali pra frente. Imagina se, de repente o Muradin sai de lá e pula no meio dos inimigos? Ou pior, o jogador que controla a Tyrande, resolve gritar YOLOOO e começa a usar todas as habilidades para evitar que o inimigo capture o objetivo? O time começa a desbandar e o inimigo, além de ganhar várias brechas para abater os heróis, ainda vão conquistar o objetivo do mapa. O que pode ser feito?

Todos sabem que ali em 2×5, não vão ganhar nem 10 segundos a mais de spawn da torre. Então, o time decide o seguinte: Tyrande e Kael’thas fazem MAPA+POKE até o Muradin e Rehgar descerem e complementar a dupla, diminuindo a desvantagem 4×5 e optando por estar MAPA+SAFE. Greymane continuou nos mercenários até conquistá-los. Daí, ele desce para se unir ao time.

No momento em que o Greymane chegar, a equipe pode escolher duas opções: ou todos mantém a mesma composição, pokeando o inimigo, evitando que peguem o objetivo protegido, procurando uma brecha para PICK; ou as utilidades e comportamentos mudam drasticamente, numa ofensiva arriscada:

No momento em que o Greymane chega, as coisas mudam de figura e o time decide ser bem agressivo. Muradin, Tyrande e Greymane optam por INICIAÇÃO+PICK, Kael’thas e Rehgar suportam o trio com MAPA+ENGAGE, forçando o inimigo a recuar. Se o abate do alvo for um sucesso, imediatamente o equipe inteira opta por MAPA+PICK, assediando cada vez mais o adversário para sair dali.

Claro que a situação descrita é bem hipotética, pois não levamos em conta como o outro time está se composto. Mas para exemplificar, creio que deu para entender a situação.

estrategia-leoas

O mundo animal pode ensinar táticas excelentes!

CONCLUSÃO

Muitos irão se perguntar: caramba, será que eu preciso decorar essas 24 possibilidades? Na verdade, isso é meio que já feito por todos nós quando jogamos, de maneira indireta e intuitiva. O que eu fiz for situacionar comportamento com utilidade dos heróis. Se perceber, até no cenário competitivo, os profissionais se comportam com mais clareza dessa forma. Claro que não devem se comunicar exatamente dessa maneira, falando um pro outro esses termos que inventei por aqui. Contudo, só assistindo uma partida para observar o quão rápido eles transitam de  uma possibilidade para outra.

Espero que esse post ajude vocês! Lembrando que sugestões, críticas e apontamentos são bem-vindos! Outra coisa, todo conteúdo aqui é original e pensado para dividirmos com todo nosso público <3. Não é a verdade absoluta e nem é pego de outros sites ou fóruns sem citarmos a fonte. Se quiser usar nosso conteúdo para fazer um vídeo, uma postagem no seu blog ou mesmo divulgar por aí, não esqueça de creditar a gente! 🙂

Saravá! o>

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0