X

Saudações garotas e garotos da tempestade! Sei que sumi, mas é para dar saudades porque eu estava de férias! Todo mundo merece um descanso, não é? <3

férias

Mas, agora, voltando com tudo, bora voltar pra MG para o que interessa! Na minha última postagem, eu prometi finalizar uma série de textos complementares para ajudar no gameplay de todos vocês. Porém, nesses tempos fora do Nexus, eu percebi que esqueci de falar algo muito importante que é o tema dessa postagem. Por isso vou fazer esse enorme parênteses antes de finalizar aquela série:

Antes de tudo, precisamos falar sobre personagens e suas categorias: melees (corpo-a-corpo) e ranged (ataque à distância). São disponíveis da seguinte forma — seguindo a classificação do HotsLogs:

MELEES

tabelas-melees

RANGED

tabelas-ranged

*personagens que podem atacar de ambas formas

O que isso quer dizer? Além de pensar nas composições fundamentais que existem, você também deverá pensar na maneira que seu personagem causa dano com o ataque básico e se posiciona para lançar suas habilidades. O posicionamento é algo bem óbvio, mas pensar em como compor o time baseando-se também em sua qualidade de ataque pode trazer grandes vantagens para as batalhas no Nexus:

Vídeos sobre estratégias de mapas e posicionamento, sempre é uma boa para aprender!

Atualmente, existem 05 tipos fundamentais e básicos de drafting para pensar nas suas composições:

tabela-drafting

Mas por que somar o pensamento de composição com a qualidade de ataque básico dos personagens? Pois assim, meu querido gafanhoto, minha querida mariposa, após tudo isso, você poderá exercer o comportamento individual e em grupo do seu time!

Há seis tipos de comportamentos atuante no HotS. Lembrando que para cada herói, você dependerá das diversas utilidades para habilidades e funções. Todo time pode (e deve) se comportar das diversas maneiras a seguir, sendo totalmente de uma forma só, híbrida e/ou situacional:

COMPORTAMENTO PARA TF

Atenção nos embates entre as duas equipes. Na maioria das vezes acontece nos eventos que surgem no mapa. Geralmente foca-se em heróis com dano de área (AoE) e habilidades de controle coletivo (CC) bem forte.

COMPORTAMENTO PARA PICK

Atenção no isolamento e na morte dos alvos de maneira bem rápida e prática, para ter um maior controle do mapa e buscar sempre a vantagem numérica para os eventos que surgirão.

COMPORTAMENTO PARA ENGAGE

Atenção em anular, gankar e atrapalhar o adversário e garantir soberania nas lanes e rotações. Até mesmo amedrontar e empurrar o inimigo para fora do alcance de eventos, forçando o outro time a estar sempre recuado, garantindo um maior controle do mapa para equipe aliada.

COMPORTAMENTO PARA SPLIT

Atenção em criar distrações e forçar eventos para os adversários não atrapalharem o herói aliado que se denominará como SOLO LANER — cujo objetivo é absorver XP, fazer um forte push lane, ajudar no PICK e ENGAGE dos inimigos e, ainda, ser follow-up dos aliados.

COMPORTAMENTO PARA POKE

Atenção em causar dano ao inimigo a todo instante e a longo prazo, assediando sua paciência e evitando que eles estejam cheios de vida para ir aos objetivos e embates do mapa, facilitando os abates.

 COMPORTAMENTO PARA SAFE

Atenção em garantir o disengage ou/e dispersão do time adversário, evitando que seu time sofra danos, PICK e POKE, manipulando os embates sempre a favor do seu time.

aplausos

Antes de continuarmos sobre o assunto, vamos ver os níveis de ameaça para cada composição — mas isso não quer dizer que é absoluta ou impossível de lidar. Porém, isso só faz sentido com o estudo dos mapas e muito treino com o tipo de composição escolhida pelo time:

tabela-ameaças-comportamentos

Geralmente as escolhas da composição e quais heróis serão “pickados” depende primordialmente do mapa. Pois ali será decidido o comportamento do time juntamente com seus personagens. A principal forma de estender e melhorar a qualidade do game é lembrar que não importa qual a composição que você fizer A ROTAÇÃO E A CORRIDA DO XP são os pontos mais importantes para um time conseguir se comportar conforme foi dito acima.

Cá pra nós um exemplo que montei neste documento (clique aqui para baixar) para melhor ilustrar tudo isso que postei. E de novo, é apenas um exemplo que montei para esse post. Se são as melhores ou piores estratégias, é de pleno julgamento de vocês!

LEMBRE-SE SEMPRE: Nunca faça uma TF desnecessária no EARLY GAME (até o nível 10). Sempre mantenha a rotação até passar do MID GAME (até o nível 16) – não que ela seja descartada após. E evite o máximo de mortes durante toda a partida após o LATE GAME (depois do nível 20). E o mais importante de tudo: manter as rotas com presença dos heróis é mais importante do que sair se matando nos objetivos.

Se você estiver ganhando na corrida do XP, não há necessidade de buscar embates ou TF. A não ser que seja COMPLETAMENTE FAVORÁVEL ao sua equipe. Pois, abrir vantagem é garantir uma snow ball de problemas para o time adversário. Como eu disse, é um grande parêntese que fiz aqui. Espero ter sanado a dúvida de alguns!

see you space cowboy

Saravá! \o/

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0