X

Saudações queridos e queridas! Tenho recebido alguns pedidos sobre como se tornar um PRO nos paranauês do Nexus. Bem, eu mesmo não sou um PRO e nunca joguei competitivo. Me encaixo mais no perfil teórico-prático. Porém, posso ajudar você, mariposa e gafanhoto perdido, encontrar um dos caminhos para isso. Então, vou trazer uma série sobre algumas mecânicas e dicas para jogar de uma maneira mais inteligente e, quem sabe, brilhar como um PRO?

this is best

E qual é a boa do post? Vamos focar sobre como controlar eficientemente os seus heróis. Principalmente antes de sair entrando em jogos ranqueados, por favor! É necessário desenvolver confiança e precisão nas jogadas que formos participar. Se você não sente que joga bem com aquele personagem, treine até seus dedos caírem da mão muito com ele ou ela antes. Partidas contra I.A. e Partidas Rápidas auxiliam na maturidade e experiência do herói e do player.

Confira também as outras etapas:

Um bom jogador, independente do game, precisa PRATICAR. Consequentemente, desenvolver habilidades adequadas para ter desempenhos positivos em cada partida. E, logicamente, estudar cada personagem que você possuir — gotta catch ‘em all! Se, por exemplo, não conseguir usar a Cura Ancestral do Rehgar ou Palma Divina do Kharazim no momento ideal, e/ou mesmo usar os atordoamentos e escudos corretamente, você precisará repensar seu modo de jogar, antes que caia no limbo do TILT (explicarei em um futuro post). Isso vale principalmente para as habilidades heroicas! E se rolou uma identificação com essas situações, caro gafanhoto, cara mariposa: está na hora de dedicar um tempo para estudar os personagens!

talentos

Primeira coisa: descubra as possibilidades dos talentos (mesmo que você tenha sua build favorita) e tente outras formas de conduzir seu herói na partida. Sim, escolher aquela build no qual temos confiança e sabemos que é imbatível, sempre nos deixa com segurança na hora de jogar. Porém, nada em Heroes of the Storm é suficientemente infalível que vá funcionar em todas as partidas. Cá há uma postagem recente sobre o assunto!

Jogadores adversários que utilizam do recurso da tecla TAB e conferem a cadeia de escolha dos inimigos, terá uma vantagem imensa se, além de entender o caminho da composição dos talentos, vir pensar em uma estratégia para anular os benefícios ampliados pelos bônus que os talentos oferecem. Ou seja, de nada adianta montar Sgt. Hammer focada em range, se o inimigo prever esse tipo de comportamento e bolar estratégias para anular a SIEGE. Ainda mais se for um jogador experiente que conhece as possibilidades fortes e secundárias que o personagem oferece. Vencer batalhas é vencer a estratégia do adversário.

Aprender a estar em prontidão e se adaptar em cenários desfavoráveis é ser pró-ativo nas circunstâncias que poderão levar seu time à vitória. Abra a mente e esteja em harmonia com seus heróis favoritos e os que não são também! Já vi muito TANK e BRUISER morrer para os Vikings Perdidos achando que eles iam se comportar somente daquela maneira padrão (split-soak de experiência). Tolo engano! Se buildar secundariamente como damage hero, é possível causar tanto dano quanto muitos AMBUSHER e SUSTAINED DAMAGE por aí.

limites

Outro ponto, que muitos jogadores ignoram: saiba os limites do seu personagem e de todos os mapas disponíveis! 

Estar em vantagem é poder aproveitar a hora que os objetivos aparecem, noção do tempo de cooldown (tanto para adversários, quanto dos aliados) e o alcance possíveis de todas as habilidades. Se não fazer ideia de nada disso, é hora de rever seus conceitos e procurar melhorar seu conhecimento sobre o jogo e gameplays.

Aqui abro um parêntese da importância da opção Treino ou Testar, dentro do HotS. Querer se tornar um PRO, é procurar SEMPRE testar as mudanças dos patches, personagens novos e desconhecidos para você. E o mais importante: calcular o tempo e a distância dos personagens! Saber o raio e dano de ataque das torres, fortes, bastilhas; o que significa os tracinhos verticais na barra de energia (HP); usar a tecla “c” para conferir e entender os status do seu personagem (regeneração, velocidade de movimento, relação dano de hero/siege, etc…); tempos de recargas; tamanho do raio de visão; ler as informações oferecidas na tecla TAB; entre outros diversos limites calculáveis que podemos obter. Pesquise, anote, treine e aplique sempre que for jogar!

the best bestNão é virar um robô decorando tudo que o jogo oferecer, sem levar em conta a diversão. Porém usar do bom senso das informações que podemos adquirir com gameplay! Exemplo: buscar confronto, debaixo da um forte, com herói melee, sendo 2×1, perto do level 10 é uma boa jogada? Claro que não! Mas, quando estamos no calor da batalha e abre uma oportunidade de abate, mesmo com a probabilidade inferior de 50% de chance, lá vamos nós levar dano de torre, fortes, inimigos e, por incrível que pareça, dos lacaios. Pouquíssimos jogadores lembram que os lacaios também machucam o seu herói.

Um cálculo bem besta e fictício para exemplificar (não são valores reais do jogo):

Se o herói tem 3000 de vida, o inimigo (02) tira 150/ataque, uma torre e uma bastilha 300/ataque cada e os lacaios (que sejam 03) 50/ataque cada, então em um único ataque em conjunto: 300+600+150=1050 de dano por ataque. Isso sem contar danos de habilidades, só ataque básico. Em 03 conjunto de ataques, o herói é abatido.

carry

Não ache que o time deve estar à mercê da função do seu personagem, só porque ele ou ela é a chave principal da composição do seu time. Sim, é muito bom quando você está de Illidan e tem um AbathurRehgar para deixar você saltitante e feliz. No entanto, tanto o Abby quanto o Rehgar não podem ficar exclusivamente à suas vontades. HEALER têm suas prioridades para o time, tanto quanto o UTILITY. Se você têm sede de matança e quer sair matando todo mundo a rodo e torto, espere o momento certo para isso. Sempre é bom lembrar que HotS é um MOBA de equipes, não de gameplay individual.

Há um post excelente nosso, aqui, explicando sobre a Arte do Carry que recomendo a leitura.

minimap

Saiba ler o minimapa! De novo: saiba ler o minimapa!

Sempre esteja atento o que acontece na partida. A leitura e a interpretação do que ocorre lá, dará uma vantagem gigantesca nas principais áreas do mapa, especialmente nos mercenários, objetivos e locais de tocaias.

Então, vou melhorar a frase: Aprenda a ler o minimapa. Existe um método eficiente para isso? Ainda não descobri. Mas o que vem me ajudando a ter um feeling melhor no que já existe em jogos de MOBA — o map awareness — é ver partidas em stream, rever os próprios replays e assistir campeonatos. Teste ficar focado apenas no minimapa e compreender a partida que está assistindo. É um ótimo exercício!

MVP Black campeã.

Quem sabe, futuramente, será seu time e você na comemoração? 🙂

Uma dica que sempre faço quando jogo: pergunte pra si questões óbvias durante o game, o tempo todo, e tente ter sempre respostas positivas e sinceras. Exemplos: consigo usar a Marca do Caçador da Tyrande corretamente? Consigo aproveitar eficientemente a visão e a lane do campo inimigo quando aciono a habilidade Sentinela? Será que vou acertar a Roda Punk no momento ideal? Consigo me entender quando tento combar minhas habilidades com meus colegas de time?

Se as respostas forem negativas, não fique triste e nem desanimado. Cometer erros faz parte de todo crescimento. Você deverá treinar e estudar bastante para evitar equívocos e dúvidas. Se não souber definir a oportunidade certa para investir com segurança no time inimigo quando joga com Greymane ou se posicionar corretamente e estrategicamente nos mapas com a Crona, então não jogue com esses heróis em ranqueadas até ter a confiança de sambar na cara dos adversários!

gif-solo-team-kael-rehgar-butcher-sylvanas-heroes-of-the-storm-girls-of-the-storm-yuuko-kitsune

Não percam o próximo post da etapa 02, nesse mesmo canal, não se sei será no mesmo horário! Dúvidas, sugestões e críticas, sempre serão bem-vindas!

Saravá! XD

Compartilhe este post!
Share on Facebook25Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0