X

Olá, aventureiros! O Gorejaws, jogador #10 no placar da pré-temporada de Fevereiro e desafiante em múltiplas temporadas no League of Legends, fez um post no Reddit dando algumas dicas para melhorar o seu Rank na Solo Queue. Confira a tradução, feita de forma livre e adaptada.

Introdução

Estou escrevendo esse guia porque já vi muitos tópicos nesse Sub-Reddit que não necessariamente ajudam na tomada de decisões, e apenas apresentam alguns pontos chaves. Por exemplo: “Não esqueça de dar soak”, “Soak é a coisa mais importante a se fazer”, “Sempre dê soak antes do nível 10”, ou qualquer outra variação disso. Me deixe começar esse guia com uma história minha na Solo Queue:

O mapa era Santuários Infernais, era o early game (nós estavamos no nível 2 ou 3), nós tínhamos um cara no top e os outros quatro limpando o bot e o mid (eu não lembro exatamente da composição, mas não é relevante para o ponto em que quero chegar). Nós limpamos os lacaios no bot e nos direcionamos para o mid, quando nós esbarramos em três dos inimigos indo dar soak no bot. Naturalmente nós começamos uma luta e vencemos com facilidade deixando os três com realmente pouca vida. A outra pessoa que estava no mid agora se junta à luta, mas está tudo bem; nós tínhamos uma vantagem clara de vida, ele só estava tentando dar bodyblock para salvar o seu time ou tentar conseguir um abate em alguns dos nossos jogadores. A luta durou o suficiente para que o jogador deles que estava no top percorresse todo o caminho até lá e nos destruísse. Eu disse para o nosso top que se ele tivesse vindo nós teríamos conseguido vários abates, ou até mesmo ter derrotado todo o time, e tudo que ele tinha que fazer era acompanhar o seu oponente de lane. Leve em consideração que ele tinha a mesma quantidade de tempo que o inimigo que também estava no top para chegar lá. A resposta dele foi “sempre dê soak antes do 10”, como se ele estivesse seguindo algum tipo de roteiro. Esse é o problema com esse tipo de guia. Ele não faz com que você tome boas decisões, eles só te dão uma espécie de algoritmo ou roteiro que você supostamente deve seguir e rezar para o melhor.

Custo de oportunidade

Toda ação que você faz no jogo tem um custo de oportunidade. Seja essa ação dar soak em uma lane, fazer um acampamento mercenário, uma escolha de talento, se recuperar com a fonte, voltar para a base, etc., não importa, todas elas têm um custo de oportunidade. O custo de oportunidade de uma ação é o que você sacrifica para escolher uma ação ao invés de outra (por exemplo, dar soak vs. lutar).

Na história acima, eu tenho certeza que se nosso jogador do top se juntasse a nós teríamos conseguido pelo menos três abates com a possibilidade de abater todos eles. Vamos pressupor que nós conseguíssemos três abates com zero perdas. Nesse caso, o custo de oportunidade dele dar soak no top foi no mínimo: +3 abates – 4 mortes – 1 onda de lacaios em experiência. Então o custo de oportunidade de dar soak naquele única onda de lacaios  se revirou em uma perda de 7 mortes de experiência (já que nós estávamos no mesmo nível). Eu acho que é claro que a melhor escolha aqui era se juntar a luta. É lógico que isso foi só uma história, mas eu tenho certeza que você vai encontrar casos similares em vários dos seus jogos em que você vai ter que tomar decisões como essa. O ponto a ser feito aqui é que você precisa calcular o valor de cada decisão que você faz independente do que aconteceu em outro jogo. Você precisa levar em consideração o mapa em que você está jogando, a composição dos times, algumas vezes até a atitude de algum jogador, e um monte de outros fatores antes de você tomar uma decisão. “Sempre dê soak antes do 10” e “só lute nos objetivos” são geralmente bons guias de decisão para iniciantes, mas se você realmente quer melhorar você precisa ser capaz de punir os erros dos seus inimigos ou fazer uma jogada proativamente, o que as vezes envolve sacrificar o soak ou lutar fora de um objetivo.

Lutar fora de um objetivo ou “lutar por nada”

Conseguir abates é um objetivo. Salvo mapas como Templo Celeste onde o próprio objetivo destrói as estruturas inimigas, a maior parte dos objetivos do mapa só te dão a capacidade de destruir elas com mais facilidade. Abates são também uma forma de destruir a base inimiga com mais facilidade. Seja pela vantagem de experiência que te permite conseguir o objetivo do mapa, ou conseguir abates suficientes pra poder empurrar lanes com facilidade com os seus próprios heróis.

O problema é que as vezes os jogadores subestimam o valor de um abate, ou das suas próprias capacidades. Novamente nós vamos para o custo de oportunidade e jogadas proativas. Se você pode conseguir um abate ou vários sem custo algum, então o faça. Seja proativo com as suas jogadas, procure e aproveite os erros dos seus inimigos. E confie em mim, terá muitas jogadas e abates em que você pode se aproveitar. Até em jogos com 4k+ de MMR terão várias oportunidades.

Proatividade vs. Jogadas Reativas

Acho que nós podemos concordar que jogadas proativas são melhores do que jogadas reativas. A não ser que você esteja constantemente cometendo erros (que é um problema diferente), então você terá vantagem se a sua equipe se agrupa primeiro e força as lutas e objetivos. Na história que contei, o inimigo no top transformou uma luta que estava perdida para eles em uma vitória, por ter sido proativo e descido até lá. Mesmo que nosso jogador tivesse seguido ele, é possível que tivéssemos perdido de qualquer forma porque ele estaria alguns segundos atrasado.

Pensamento Crítico

Não siga os guias como se fossem infográficos.

“Você está no nível 10? > Não > Faça o Soak”

“Tem algum objetivo ativo? > Não > Evite lutar”

Não é assim que você deve tomar suas decisões. Pergunte-se: “Por que?”. Toda vez que você ler um guia, pare por um momento e tente entender os motivos por trás dele, até mesmo para esse. Reflita constantemente sobre os custos de oportunidade de suas decisões, não importa o quão pequenas sejam. Até mesmo utilizar sua mana para limpar uma wave de lacaios possui um custo de oportunidade.

Tudo o que for verdadeiro para sua equipe provavelmente também será para o inimigo

A maioria dos guias diz “não morra” e “não lute por nada”. Se você morreu fora de um objetivo, então tecnicamente o inimigo estava “lutando por nada”, não é mesmo? A menos que você vá para o meio da equipe inimiga e largue o teclado, então você não estava “lutando por nada”.

“Sempre caio com jogadores ruins na minha equipe”

Há grandes chances da equipe inimiga também ter jogadores ruins; Só que eles também têm jogadores que são melhores do que você em punir os jogadores ruins.

Sim, há partidas que você vai perder e que estarão completamente fora de suas mãos. Até os melhores jogadores do mundo perdem partidas às vezes. Isso inclui trolls, jogadores que se desconectam, jogadores que fazem você perder porque eles são muito piores do que todos na partida, atitudes ruins, ou qualquer outra coisa. Falando estatisticamente, isso não deve ocorrer com muita frequência — exceto se você for o elo fraco e não conseguir enxergar isso.

Shotcalling

Para quem não conhece o termo, significa guiar as ações da sua equipe.

Se você acha que toma boas decisões com constância e sua equipe não, então dê os calls para eles através do chat e pings. Eles não te escutam? Então seja um pouco mais agressivo — e eu quero deixar claro que não estou falando da linguagem. Você acha que sua equipe deve fazer o boss mas sua equipe está pingando para voltar? Então inicie o boss. Você acha que devem forçar a bastilha do bot ao invés do mid? Então suba na montaria, mande um ping para recuar do mid, e vá para a bastilha do bot. Esses são apenas alguns exemplos.

Sua equipe ainda não está seguindo seus calls? Então comece a guiar desde o início da partida. Se você está constantemente dando bons calls e ajudando sua equipe a avançar, eles seguirão você com mais facilidade. Mesmo assim, você terá jogadores que não te escutarão. Até em partidas com os 200 melhores jogadores. Porém, se sua tomada de decisões for tão boa quanto você pensa, sua equipe vai te seguir eventualmente.

Conclusão (TL;DR)

  • Toda ação que você fizer no jogo tem um custo de oportunidade. Seja fazer o soak de uma lane, um acampamento mercenário, uma escolha de talentos, se curar na fonte, voltar para a base, etc;
  • Não siga os guias como um algoritmo e/ou infográfico. Aplique seu pensamento crítico e encontre as razões por trás das dicas que você lê nos guias (inclusive esse);
  • De vez em quando não tem problema abrir mão do soak para um abate. Você precisa analisar todas as decisões e/ou lutas independente de outros eventos. Analise todos os fatores para definir o custo de oportunidade de sua decisão e avaliar se fazer o soak ou lutar terá mais valor;
  • Pode ser que você seja o elo fraco da equipe;
  • Seja proativo;
  • Dê os calls.

Traduzido e Adaptado por Natalia e Bruna

Fonte: Link

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0