X

Saudações! Como vai você que está se empanturrando de roupas, porque perguntou se elas te emagrecem e sua mãe educadamente respondeu: “não sei… come ela para gente ver!”? Bora continuar nosso papo supimpa, serelepe pimpão e batuta por demais da conta? VA-MOS!

Quem já passou por isso, levante a mão! o/

No post anterior, comentei sobre os DEDICATED HEROES (onde chamamos de A Tríade). Se quiser conferir esse post, é só clicar aqui. Mas se você for como eu, um cara muito preguiçoso ocupado, irei resumir:

São heróis que compõe a base fundamental para o time criar possibilidades de estratégias, composições de comportamento nos mapas e combos. Geralmente formados por TANK, HEALER e BURST DAMAGE — sejam eles primários ou secundários.

Galera, pensemos no seguinte: em níveis mais elevados do jogo, quando estamos naquele time sintonizado ou fechado, alguma consideração também deve ser dada ao tipo de composição da draft que sua equipe está montando, correto? Ou seja, quando temos a chance de escolher os cinco heróis para a partida, criamos caminhos para ter vantagens pelas habilidades de cada personagem. E é, exatamente aí que reside a oportunidade de pensar qual é o tipo de composição que o time pode seguir. Vamos as fundamentais:

  • Composições de Poke (ranged team);
  • Composições de Investida (ganks e off-picks);
  • Composições de Combo (basicamente a combinação de habilidades);
  • Composições de Cerco (domínio das lanes).

Sempre tenha em mente que cada uma é adequada para um tipo muito particular de jogabilidade que não combina com todos os heróis. Simbora falar de cada uma delas:

Composições de Poke

fundo poke

As Composições de Poke são para equipes que irão escolher heróis com habilidades e ataques de longo alcance, em sua maioria. Não confundir em compor o time inteiro sem algum tipo de melee, por favor! O foco não é matar de uma vez e sim, assediar, provocar e causar dano ao inimigo de uma distância segura e aos poucos. A seleção do TANK para essa composição é a questão mais importante aqui, pois será responsável em atrapalhar a equipe adversária, mantendo-os longe da sua equipe e criando oportunidades para o time cumprir a função da composição. Exemplo, A Tríade foi composta por:

Os outros heróis disponíveis para os dois slots vazios foram:

Estratégia Escolhida

Enquanto o Muradin e a Asaluz mantém o time adversário ocupado, atrapalhando o máximo possível em algum EVENTO que estiverem, Greymane focará no herói mais low hp ou fora de posição (suas habilidades permitem uma ótima transição melee/ranged), Li-Ming nos demais jogadores e a Zagara ajudará todos — peça chave, rotacionando e prestando atenção para auxiliar na fuga do TANK e do HEALER, nos kills do SUSTAINED DAMAGE e no compartilhamento de danos do BURST DAMAGE. Sempre atacando de maneira segura e abatendo com eficiência.

NOTA: essa é só uma das diversas estratégias que podem ser usada nas Composições de Poke.

Composições de Investida

fundo investida

As Composições de Investida são para equipes que tem apenas o objetivo de eliminar a equipe adversária a todo instante disponível, seja nos eventos durante o game ou em ganks. Agressividade é o lema! Sempre focando em, no máximo, dois heróis por abate. Geralmente há heróis que saltam, iniciam, dão investidas e causam muito dano com as habilidades. Contudo, precisa-se tomar muito cuidado com inimigos com dano em área, CC e canalizadores. A seleção do HEALER para essa composição é a questão mais importante aqui, pois será responsável em salvar os heróis de uma má investida ou de assegurá-los sob um contra-ataque do time adversário. Exemplo, A Tríade foi composta por:

Os outros dois heróis foram:

Estratégia Escolhida

Primeiramente, o herói no qual precisa se posicionar de maneira mais inteligente é o Uther, pois suas habilidades podem auxiliar tanto para o abate, quanto para a fuga do time. Enquanto a Jaina fizer seus danos em área, para afastar o foco adversário do evento em questão e aplicar zoning (prática de criar áreas de dano que obriguem um ou mais inimigos a se moverem para outra direção e forçar o reposicionamento, na esperança de alguém cometer um erro e ser abatido) nos alvos do time inimigo, o restante da equipe fará os abates um a um, evitando que cada membro aliado ataque um herói diferente do que foi escolhido (já que o propósito dessa composição é destruir o adversário). Chen é a chave central dessa estratégia. Ele evitará fuga dos adversários ao mesmo tempo que absorve a maior quantidade de dano praticável.

NOTA: novamente, é só uma das diversas estratégias que podem ser usada nas Composições de Investida.

Composições de Cerco

fundo cerco

As Composições de Cerco são para equipes que têm como objetivo empurrar as lanes fortemente de maneira dominadora e agressiva. Nas TFs evitarão confrontos diretos na maior parte do tempo disponível, assegurando mais a separação do time adversário e coletando a todo instante a EXP do mapa. Essas composições são bem assimétricas, pois visa o controle do mapa, dos objetivos e mercenários, causando crises nas lanes inimigas, dividindo o time adversário para desestruturar e trazer desvantagem entre os seus jogadores. Rotas de fugas são importantíssimas e também na seleção do SIEGE. Exemplo, A Tríade foi composta: 

Os outros heróis foram:

Estratégia Escolhida

A presença de um UTILITY como o Murquinho é exatamente para atrapalhar o outro time, ajudar nos objetivos, absorver o máximo de EXP e fazer o viável para ter controle e presença em TODAS as lane contra os inimigos. Enquanto isso, o SIEGE pode avançar, aos poucos, nas três lanes também, quando cada uma estiver propícia para isso, onde em cada rotação, um campo mercenário poderá ser feito se disponível. O BURST DAMAGE também fará seu papel nas push-lanes, pois a Fênix e as habilidades do Kael’thas ajudam na derrubada dos fortes e limpeza nos minions. Leoric (aqui buildado para ser FULL-TANK) e Malfurion serão os “pau pra toda obra” do time, ajudando na rotação das lanes, salvando os companheiros de TFs e ganks, participando dos objetivos, aproveitando pick-offs e assegurando as lanes também (viva o MULE!).

NOTA: mais uma vez, é só uma das diversas estratégias que podem ser usada nas Composições de Investida.

Composições de Combo

fundo combo

As Composições de Combo são para equipes que querem combinar suas utilidades de Controle Coletivo (CC), mais as habilidades disponíveis para debilitar o time adversário inteiro. Será o momento mágico onde os heróis irão descarregar todas as habilidades possíveis naquele instante de embate, conseguindo o maior número de abates possíveis num curto tempo. É uma composição difícil, já que não há foco em apenas uma função e, sim, a sintonia do time todo. Geralmente exige treinos árduos, estudos de replays e ótima comunicação entre os membros do grupo. Exemplo, A Tríade foi composta por:

Os outros heróis foram:

Estratégia Escolhida

O HEALER será o herói mais dinâmico do mapa, auxiliando o Cho’Gall sempre que possível. O combo treinado se dará da seguinte maneira: o Cho inicia juntando o máximo de gente do time adversário com a Fissura, na oportunidade ideal (geralmente, na captura ou resolução do objetivo do mapa); Gall, logo em seguida, já utiliza a Espiral Etérea (para dar slow nos inimigos), juntamente com o Anel de Gelo da Jaina; enquanto isso, Kael’thas já canaliza o Ignimpacto no alvo mais central; e, ao final de tudo, Gall explode a Espiral Etérea. Rehgar ficará de prontidão para assegurar o combo do time com suas habilidades e/ou capturar algum inimigo que sobreviver ou escapar do combo.

NOTA: para deixar beeeeem claro: é só uma das diversas estratégias que podem ser usada nas Composições de Investida.

Atenção, caro gafanhoto, cara mariposa!

As possibilidades são imensas para compor seu time. Quando pensamos em estratégias, devemos levar em consideração todas as ferramentas disponíveis para o jogador. O mesmo quando, entre seu time, você decide uma composição megaboga de foda eficiente, nada vai adiantar se você não levar em consideração outros fatores (exemplo o counter-pick).

Outra coisa importante: estamos discutindo as possibilidades das Composições Fundamentais. Com tempo e experiência, você poderá criar sua própria combinação! E mais: não só porque são fundamentais que você limitaria sua capacidade de gameplay!  As estratégias são inúmeras, já que as variações entre os heróis — tanto como em A Tríade citada, como nos heróis que irão complementar a draft – podem ser pensadas, elaboradas e executadas de diversas maneiras. Mesmo que funcionam ou não.

O bacana é tentar. Experimente o máximo!

Never Gonna Give You Up!

Saravá! \o/

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0