X

Que a Blizzard fez um trabalho fantástico na dublagem em PT-BR dos heróis em Heroes of the Storm nós sabemos. Mas vocês já prestaram a atenção nas falas?
Quando eu estudava tradução, uma coisa muito discutida em sala era a questão da adaptação de referências culturais nas traduções, por exemplo, existem muitos jogos por aí que fazem a tradução/dublagem para o português e mesmo assim não conseguimos assimilar muitas coisas devido ao fato de que as referências vêm do lugar de origem do jogo, correto?

Às vezes os personagens citam coisas que não fazemos ideia do que sejam. Se você, assim como eu, se liga muito nas falas dos personagens, com certeza se sentiu próximo dos nossos heróis do Nexus e isso se deve ao fato de que a Blizzard com certeza pesquisa sobre o que está em alta na cultura brasileira. Quando digo cultura brasileira é tudo, tudo mesmo! Quais virais que estão rolando por aqui, quais cantores estão bombando, ou seja: nossos famosíssimos memes.

gif-kael-post-dublagem-cultura-CTE

(parte do meu trabalho é enaltecer diva kael)

Dito isso, vou escolher (ou podemos deixar que vocês escolham) um herói e mostrar algumas falas que fazem referência à nossa cultura. As falas são muitas, por isso selecionei as que achei mais legais e cheias de referências! O primeiro herói escolhido foi o nosso rockeiro C.T.E.
Dá só uma olhada:

Êh, oô, vida de gado!


Acredito que os mais velhos pegaram a referência, né?! A referência vem da música “Admirável Gado Novo”, do cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho. Essa música ficou muito conhecida em 1996 por causa da icônica novela O Rei do Gado, cujo cenário retratava a questão da reforma agrária e a vida dos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST) que lutavam, e ainda lutam, pela reforma na distribuição de terras.

C.T.E., toda criança tem que ler e escrever!


Mais uma fala que traz referência lááá dos anos 90. Aqui acontece um trocadilho com o “Melô do ABC” cantado pelo ex-jogador Pelé, um dos maiores ícones do futebol brasileiro, em uma campanha do Ministério da Educação. Essa campanha tinha como premissa incentivar a permanência das crianças nas escolas. A questão da educação no Brasil sempre é um tema muito discutido entre os brasileiros e é considerado um ponto fraco do nosso país. A título de curiosidade, atualmente o Brasil ocupa o 53° lugar em educação entre 65 países avaliados. Parece que é um problema desde muito tempo na nossa cultura brasileira, né?

Ah, sim! Sou um grande fã dos Muuuuutantes!


E aí, quem também é fã dos Muuuuutantes? Para os que não conhecem, a banda Os Mutantes é uma referência quando se trata do rock brasileiro. Formada durante o Tropicalismo, que foi um movimento musical dos anos 60, Os Mutantes inovaram o conceito da música brasileira. É interessante essa referência aos Mutantes pelo fato de que a década de 60 é conhecida como a década dos anos rebeldes, do golpe militar no Brasil e do Tropicalismo. Foi uma década importantíssima para a cultura e vida dos brasileiros.

Eles vão apanhar mais que boi ladrão!


Aqui temos referência à uma expressão gaúcha! Como todo sabemos, nosso amigo C.T.E. é um boi (duh!) e podemos dizer que essa referência remete a uma das bases econômicas dos gaúchos: a pecuária. Além, é claro, da sua famosa cultura do churrasco – dizem até que é o melhor do Brasil!

Hoje é dia de rock, bebê!


Eu gosto muito dessa fala! Ela faz referência a uma frase de 2011 que teve uma enorme repercussão na internet e, até mesmo, se tornou um meme! Essa frase foi dita por Christiane Torloni durante uma entrevista no Rock in Rio. Depois da viralização do vídeo, a atriz contou em uma outra entrevista que essa frase era uma referência dela por causa de um espetáculo que se chamava “Hoje é dia de rock”, o qual ela diz ter assistido pelo menos 17 vezes e que, por isso, foi natural soltar essa frase. Pra quem não viu o vídeo, é só fazer uma busca no google por “hoje é dia de rock, bebê”!

BÔNUS:

Essa frase foge do nosso tema da cultura brasileira, mas faz referência a outro mundo que os fanáticos pela Blizz devem conhecer.

Onde eu estiver, vira o nível da vaca!


E aí, você sabe a quê o C.T.E.está se referindo? Ahá! Essa frase se refere à um nível secreto das franquias de Diablo! Nos anos 90, quando o primeiro Diablo da série foi lançado, surgiram muitos boatos e especulações sobre “níveis secretos” e um dos rumores era de que, se um jogador clicasse sobre uma vaca específica na cidade de Tristam, um portal para o “Secret Cow Level” era aberto. Esse rumor se concretizou em Diablo 2 e como nós sabemos que a Blizzard sempre tenta interagir com os fãs, ela resolveu fazer essa brincadeira com o pessoal no Diablo 3, onde você poderia entrar em um nível secreto que fazia referência ao famoso “Cow Level”.


Bem legal o trabalho da Blizzard nas adaptações das dublagens, não é mesmo? Espero ver vocês em breve com mais curiosidades sobre nossos heróis tempestuosos!

E não se esqueçam:

gif-evil-post-dublagem-cultura-CTE

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0