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Conforme havia sido anunciado há algumas semanas, a Blizzard planeja implementar mudanças de escalonamento e nos tempos de morte.

As mudanças no tempo de morte são relativamente simples, mas muita gente ainda não entendeu o que vai acontecer no escalonamento de atributos, e como isso vai prevenir o efeito snowball. O usuário piousflea84 postou um texto no Reddit explicando o que acontece de fato: com o aumento de poder sendo feito de forma multiplicativa ao invés de aditiva, a disparidade nos atributos é reduzida em níveis mais baixos.

Você pode ver o post original em inglês aqui. Confira a tradução, feita de forma livre:

O jogo atualmente usa escalonamento aditivo. Então, se um C.T.E. ganha 220 de vida ao passar do nível 1 para o 2, ele ganhará 220 de vida passando do nível 20 para o 21. Isso torna os níveis iniciais desproporcionalmente importantes, pois 220 de vida é muita coisa quando seu nível ainda é baixo. Esse tipo de coisa contribui muito para o snowballing, e eu vejo por que a Blizzard quer fazer uma mudança.

Além disso, atualmente no jogo, todos os heróis começam com atributos relativamente similares, com as diferenças se tornando mais evidentes conforme sobem de nível. Por exemplo, um C.T.E. nível 1 só tem 27% a mais de vida que um Zeratul nível 1… enquanto que um C.T.E. nível 20 tem 65% a mais de vida que um Zeratul no mesmo nível.

O PTR mudou as coisas para se livrar de ambos os tipos de ocorrência. Vida, Dano de Ataque, Dano de Habilidade/Cura, todos seguem exatamente a mesma curva, que é:

  • No nível 20, todos os atributos serão exatamente como são hoje em dia;
  • Todos os atributos são escalonados em 4% (multiplicativo) para cada nível acima ou abaixo de 20. Por exemplo, um herói nível 10 tem todos os atributos multiplicados por (1.04)-10.

Em tabela, os atributos por nível são:

Nível Escalonamento
1 47.46%
2 49.36%
3 51.34%
4 53.39%
5 55.53%
6 57.75%
7 60.06%
8 62.46%
9 64.96%
10 67.56%
11 70.26%
12 73.07%
13 75.99%
14 79.03%
15 82.19%
16 85.48%
17 88.90%
18 92.46%
19 96.15%
20 100.00%
21 104.00%
22 108.16%
23 112.49%
24 116.99%
25 121.67%

Depois de ler esse texto, tudo ficou muito mais claro para mim. De fato, devemos ver jogos mais equilibrados, com uma possibilidade de viradas bem maior. O que acharam das mudanças?

/kiss, vejo vocês no Nexus!

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