X

Olá meus queridos amigos do Nexus! Como prometido, hoje estarei trazendo um estudo um pouco mais aprofundado e breve sobre a especialista mais linda de todos os universos da Blizzard: Sylvanas Correventos! 

sylvannas_yuuko_kitsune_mapa1

Nossa Rainha Banshee é uma especialista com vantagens de alta mobilidade com um certo gostinho para abates rápidos, um bom potencial de outplay (ser superior numa jogada em relação a outro oponente) e com uma grande capacidade de ditar o ritmo do jogo tanto em estratégia quanto em teamfights. Mas como nem tudo são flores, sua atenção em relação ao seu posicionamento deve ser infinitamente maior do que o costumeiro, e pode causar aborrecimentos para o time caso não os siga os pings, mesmo com razões plausíveis. Pode ser facilmente counterada por conta das vantagens que ela carrega, o que gera uma certa visibilidade e atenção maior para o inimigo.

  • Novato com a Sylvanas? Confira as Dicas Básicas para compreender a Rainha Banshee clicando aqui!

Analisando melhor o uso das Habilidades

Farei um resumo rápido e  das habilidades básicas com um olhar um pouco mais clínico:

sylvannas_yuuko_kitsune_mapa2

Flechas Negras (Passiva) – É uma ótima ferramenta para capturar acampamentos mercenários, graças ao fato de inibir o dano dos alvos. Sabendo ter o controle certo, você pode capturar sozinho os acampamentos mais fortes sem receber dano algum, garantindo mais vantagem para o seu time enquanto ficam segurando as lanes para impedir o avanço inimigo.

Fogo Devastador (Q) – Esta habilidade é uma das principais ferramentas de inibição, evitando tomar dano.  Mesmo que tenha um herói inimigo perto dos seus alvos, ativando ele alvejando uma torre seguida do (W) ajuda a inviabilizar o ataque das torres e, dependendo do talento que você escolhe logo no início da construção de sua build, auxilia a remover a munição dos mesmos.
Em algum momento da partida terá a necessidade de priorizar os heróis inimigos, principalmente na team fight e é uma ótima ferramenta de explosão devido a ser quase que instantâneo. Uma observação bem bacana é que você pode segurar o (Q) sem ter a necessidade de ficar judiando de seu dedo em toda a partida. Li Li likes this.

Adaga Sombria (W) – O terror das lanes inimigas, tem potencial para desde segurar sua lane dos lacaios inimigos quanto avançar sem dó. E claro, causa um certo dano ao longo do tempo e pode garantir aquele abate no herói inimigo fujão.

Onda Assombrosa (E) – Sério, o mal uso dessa habilidade pelos jogadores (seja em liga heroica ou uma simples partida rápida) me faz desmaiar por não darem o devido valor a ela. Ela auxilia na fuga quando você está bem encrencado mas precisa ser bem usado – afinal de contas, a onda tem um pouco de lentidão e você precisa calcular se a fuga será perfeita.
Da mesma forma em que ela é usada para fugas, também deve ser usada para pegar aquele herói que só falta um peteleco para ser destruído. Um grande exemplo de ajuda é em relação a habilidade heroica da Nova; se ativada na hora certa, além de fugir efetivamente do ataque, irá gastar a toa a habilidade dela. Em um patamar onde ambos os times estão no nível 20, é crucial que você se mantenha vivo e não “entregue o peixe” para o time inimigo.

Sylvanas e sua atuação nos mapas

Trago para vocês um pouco das minhas experiências em relação a alguns mapas quando uso Sylvanas, por julgar sua utilidade nelas.  É muito importante que se atente em sua escolha, pois há mapas em que ela não se torna tão eficaz  em batalha. Vamos lá?

sylvannas_yuuko_kitsune_mapa3

Clareira Maldita

Preciso confessar inicialmente que faço parte de uma escola de samba chamada “Unidos do Bot”– o que não quer dizer que não saiba jogar em outras lanes. É meio que irracional meu gosto por ir imediatamente para lá.  Então, não importa qual das lanes das extremidades você estará, o importante é como você vai lidar naquele mapa  com o tributo e o tempo de resposta que você tem até chegar lá.

Considero esse mapa bem mais cruel do que um Condado do Dragão pelo desespero em que os times ficam quando o tributo anuncia que irá aparecer. Como gosto de um pouco de desafios, quando o primeiro tributo está nascendo demoro um pouco para ir até ele, já que os times ficam em uma confusão grande até chegar lá. O que eu faço nessas horas? Busco o máximo de EXP possível para meu time enquanto caminho até lá.  Isso trará um pouco mais de vantagem na próxima luta que houver pelo tributo. Normalmente ela é criticada pelos jogadores pela sua passiva se tornar inútil quando amaldiçoam o time. Neste caso, o foco deve ser no dano que ela tem ao invés de se preocuparem com isso. Afinal de contas, a build da minha Sylvannas neste mapa é focado em dano e, para auxiliar o time, busco utilizar Talentos como Envenenar (Nível 4) , Aflição Avassaladora (Nível 13) e Abraço Gélido (Nível 16) por exemplo, onde ajuda bastante no dano da Sylvanas quanto no dano em área dos meus aliados.

É muito importante que se programe com o seu time para a captura dos acampamentos, que fazem real diferença no jogo nos momentos de avançar contra a lane inimiga. Até mesmo um acampamento difícil inimigo auxilia, pois obriga o inimigo a decidir se freia o seu time ou defende a lane com aquele chefe destruindo tudo. Aliás, dominar um e depois correr para dominar o outro é uma ótima estratégia, desde que seja feita com muita sabedoria! Você pode capturar sem problemas ou até mesmo roubar do time que está finalizando o acampamento, mas pode cair na desgraça de estar com pouca mana e vida para aguentar um teamfight caso eles estejam lá, começando ainda. Prudência e sabedoria é tudo!

Condado do Dragão / Jardim do Terror

Tanto um quanto outro possuem objetivos similares: capturar o “guardião” e empurrar o time inimigo.  Neste caso, exceto em uma emergência dramática do seu time, nunca seja o Terror ou o Cavaleiro Dragão, pois todas as suas habilidades contra as torres irão auxiliá-lo a fazer o seu trabalho, nesse caso, faço uma mescla na minha build, tentando equilibrar entre o dano e a minha função de especialista, utilizando por exemplo Corrupção (Nível 1), que ajuda encerrar os ataques da torres, evitando que o Terror/Dragão morra e o Envenenar (Nível 4) para atacar inimigos deixando em desvantagem, por exemplo (Varia muito na forma com qual talento você adapta melhor nessa mescla). Acho prudente acompanhá-lo para preparar a derrubada das lanes e evitar que ele leve dano pelas inibições que sua habilidade tem.

No mapa do terror, a captura das sementes é incrivelmente mais rápida com Sylvanas, logo você pode auxiliar seu time pegando o máximo de sementes possível e ainda por cima capturar um acampamento para ajudar a dar mais pressão em cima do time inimigo. Saiba calcular isso com sabedoria e terá o jogo em suas mãos!

Atenção: Nos próximos mapas, a build que utilizo para Sylvannas não é definida, pois analiso a situação do meu time, porém foco totalmente em derrubar as lanes o máximo possível e trazendo vantagem na experiência em equipe. Caso queira compartilhar sua build da Sylvanas para os jogadores, faça isto  clicando aqui! 

Minas Assombradas

Quando nesse mapa, tanto na Partida Rápida quanto na Liga Heróica, o meu (W) chega a tremer! Jogar com Sylvanas nestes mapas é delicioso! Basta  ter vida e mana os suficiente para se preparar para as minas e mergulhar nos crânios para o seu Golem e garantir  uma vantagem em relação ao time inimigo. Seja ágil e se possível, lidere as estratégias nesse momento, você é A RAINHA BANSHEE DIVA, SAMBE!

sylvanas_dance

FEEL LIKE A DIVA, BABY! Quem é Kerrigan na fila do pão?

E, da mesma forma que os mapas anteriores, ela pode garantir que o seu golem sofra o mínimo de dano possível, se mantendo por mais tempo na destruição da lane. O push com ela é bem mais efetivo e se der, quando seu golem morrer, leve mais uma torre ou faça uma limpeza básica nos lacaios para ficar ainda mais na vantagem.

Outro detalhe: As minas ficam abertas, certo? Você pode utilizar isso para ir ~secretamente ~ para a outra lane e até mesmo já se posicionar para  limpar os crânios imediatamente na próxima vez que começar a contagem. Vejo pouca gente fazendo isso, porém, quando se tem uma Sylvanas excelente no time, é sempre bom estar ligado nessa vantagem.

Templo Celeste

Sabemos que os primeiros templos são o Top e o Mid. Se puder, dependendo de como se relaciona com seu time, poderá ficar no Bot empurrando, contando mais EXP a favor do seu time naquele mesmo método que falei antes: fazer uma boquinha ali e aqui e seguir viagem para ajudar seu time. Dependendo da situação, é até mais vantajoso seu time inicialmente defender apenas um templo, garantindo ele, enquanto você vai empurrando a lane.

Outro ponto que sempre causa ~tretas intergalácticas~ é a briga pelo chefe. Evite se arriscar demais. Ele só deve ser feito sem risco e principalmente com alguns heróis inimigos mortos, ou com o time unido para roubar o campo, já que o time inimigo terá sofrido dano o suficiente. Nesse caso de roubo, não se exalte e parta para cima. Lutar fora da demarcação pode acabar favorecendo o time inimigo que está em cima dele para ter o boss. Seja esperto.

Tumba da Aranha Rainha

Se importe em eliminar as aranhas de forma segura: jogue recuado. Por mais que a vontade de empurrar a lane seja maior, você pode perder gemas. Na hora de entregar, também tenha o máximo de cuidado, nunca vá sozinha. Perder o jogo por bobeira é perder as benditas gemas das aranhas. Entregue-as depressa e colete ainda mais, você tem poder de sobra para isso.

A vantagem da Sylvanas nesse mapa além da coleta das gemas pelas lanes é o pick up que pode dar rapidamente nas gemas que caíram do seu companheiro que morreu. Outro fator benéfico é poder sempre dar uma olhadinha no chefe daquele mapa para saber se tem alguém lá esperando o time, ou se ele está sendo feito.

Campo de Batalha da Eternidade / Baía do Coração Negro

No Campo de Batalha da Eternidade, o ideal é ter sempre um especialista sozinho no bot enquanto os outros quatro membros do time pressionam top. E, adivinhe: você é o especialista! Garanta o máximo de EXP para sua equipe. Se a pressão do time inimigo estiver muito forte, não hesite em pedir auxílio, e procure ficar recuado, apenas no alcance suficiente para pegar a EXP.

A Baía do Coração Negro não é muito diferente. Enquanto os outros membros da equipe se matam pela Torre de Vigia, você deve ficar na lane do bot garantindo a EXP necessária para que seu time se mantenha no jogo. Quando os baús do tesouro surgirem, dependendo do seu adversário de lane você consegue pegar todas as moedas sozinho usando o Fogo Devastador (Q). Se o inimigo estiver entregando os dobrões e você não conseguir se aproximar para cancelar, use sua Onda Assombrosa (E).

Santuários Infernais

Esse é um mapa em que Sylvanas brilha intensamente. Foque sua build em dano em área, e os guardiões desaparecerão perante seus ataques. Recomendo escolher o talento Veneno Instável no nível 7 e Tiro Fragmentário no nível 13. Dessa forma, basta spammar seu Fogo Devastador (Q) para garantir uma onda inteira de guardiões a seu favor.

Conclusão

sylvannas_yuuko_kitsune_mapa4

Sylvanas é a personagem certa para tomar iniciativas pela sua equipe tanto para avançar lanes como para auxiliar nos ganks que estão por vir, o que não quer dizer que seja uma personagem para jogar de modo solo. Ela tem uma certa “independência” ~digna da personalidade dela~ que ajuda o time da forma mais versátil possível, mas nunca ignore a comunicação e lembre-se sempre das vantagens dela quando estiver jogando. É bom lembrar que o que disse até aqui não é via de regra, porém é bom absorver um pouco da experiência de outros jogadores para melhorar sua performance. 🙂

Um beijo a todos e nos vemos no Nexus!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0