X

Olá meus queridos amigos do Nexus! Hoje teremos um post um tanto diferente e reflexivo, voltado para a comunidade do nosso amado jogo Heroes of the Storm. Trago análises e pensamentos pessoais em relação ao convívio mútuo dos jogadores, afinal de contas quando amamos verdadeiramente um jogo nós sempre pensamos em ser e fazer o melhor por ele e principalmente pela comunidade, certo? Então venha refletir comigo 🙂.

Inicialmente abordarei um dos pontos mais ~polêmicos~ em relação à nossa comunidade, logo, peço que pegue aquele seu pote de sorvete amigo, sua pizza com coca camarada e respire fundo: Jogadores de MOBAs concorrentes no Heroes of the Storm.  Todos sabemos que HotS é um jogo “novo” dentro desse mercado de MOBAs, mas que já alcança voos gigantescos e notórios desde então. Com isso, uma tendência muito grande é que jogadores de jogos mais conhecidos no mercado migrem para o nosso Nexus e acabem ignorando por completo a mecânica de Heroes pelo fato de já estarem acostumados com a forma de jogar estes outros jogos. Então, como todos sabem, isso causa uma grande confusão e gera um atrito absurdo entre TODOS os jogadores, independente de que comunidade for causando muitos equívocos!

Quando me encontro no meio desse bolo de situações busco ser amplamente paciente e ajudo o jogador na partida, utilizando todos os meios possíveis para isto, seja nos objetivos dentro do mapa do jogo, nos pings e nas estratégias lane a lane. Já cheguei a chamar um deles para o TeamSpeak e foi uma experiência bem bacana, incluindo a receptividade dos outros jogadores de Heroes presentes com aquele desconhecido. Isso gera uma sensação de confiança, segurança e harmonia com os jogadores, onde as rivalidades pelos seus jogos favoritos ficam de lado e estão ali para conhecer e “fazer acontecer”  neste jogo novo.  Busco ser uma pessoa INCLUSIVA nestes momentos, por mais que o stress seja extremamente grande. Afinal de contas, um dia outros jogadores já se estressaram conosco por sermos novatos e estenderam a mão quando pedimos ajuda para darmos o nosso melhor e nos tornamos excelentes jogadores, certo?

Estamos aqui para te ajudar! Confia na call, amiguinho! (leia na voz da Azaluz)

Estamos aqui para te ajudar! Confia na call, amiguinho! (leia na voz da Asaluz)

Outro ponto que tenho a falar é que busco ser a mais educada possível. Não precisa ser ao nível “Sir Jogador, peço-lhes encarecidamente que atenda ao singelo ping que aparece ao canto de sua tela, por gentileza” mas usar a educação que aprendeu a ter baseado no respeito ao próximo dentro do jogo com os outros jogadores. Xingamentos e ofensas não levam a lugar algum e acabam piorando as coisas tanto para você quanto para o jogador que está no seu time, fora o risco de ser banido com palavras de baixo calão in game, quanto para o cidadão que está fazendo o inferno de dar inveja ao Diablão.

Respire fundo. Não vale a pena sair no tapa.

Respire fundo. Não vale a pena sair no tapa.

Busque respirar fundo e exerça o controle de sua raiva para que não cometa erros. As vezes quando você perde tempo discutindo, você não pensa que aquele momento de teclar poderia ser um momento para conseguir virar o jogo ao seu favor e acaba perdendo (coisas que cansei de ver e eu pedia calma a equipe). Se o jogador não tem interesse algum na sua ajuda e tem comportamentos prejudiciais, absurdos, simplesmente não caia na provocação dele e busque com ajuda do resto do time tentar reverter a situação em que seu jogo se encontra. NÃO PERCA TEMPO pois isso é essencial a cada estratégia em Heroes of the Storm. NÃO SE DEIXE FRUSTRAR por conta de jogadores orgulhosos e arrogantes. Ao final da partida você pode tranquilamente, aí da sua casa, no seu conforto, denunciar o jogador com toda a tranquilidade do mundo para a Blizzard. Aliás ela melhorou as opções de report visando fazer uma melhor varredura, “garimpar” mais os motivos pelo qual o jogador merece ser banido sem que aconteçam enganos. Isso vale tanto para jogadores brasileiros quanto estrangeiros mal-educados, tóxicos e que estragam partidas intencionalmente.

Aliás, mesmo que não xingue, cuidado com a ironia pois pode ser prato cheio para que um jogador mal-intencionado te denuncie. A Blizzard não vai entender aquilo não como ironia, até porque não tem como saber e entender seus motivos , sentimentos e intenções, pelos relatos em que ela puxar pelo chat.

Adaptando a frase do mestre Chapolin : "Todas as minhas comunicações devem ser friamente calculadas"

Adaptando a frase do mestre Chapolin : “Todas as minhas comunicações devem ser friamente calculadas”

Generalizar todos os jogadores de MOBAs concorrentes de tóxicos é um erro grave, pois sabemos que nem todos possuem esse tipo de comportamento falho e prejudicial e estão abertos a aprender como lidar com o jogo junto aos outros jogadores mais experientes. Você tratando um deles mal por puro stress do momento, pode causar uma imagem negativa da comunidade e consequentemente fazer com que ele tenha comportamentos similares e generalizar toda a comunidade em si por conta disto.

Tóxicos existem em todo lugar, portanto alimentar esses jogadores é o mesmo que criar ainda mais problema para a comunidade quanto para a empresa. Há quem tenha o prazer estranho de jogar sozinho ignorando a equipe feedando intencionalmente por conta de um erro ou discussão dele (o tóxico) com outro jogador já irritado pelos seus erros (e que acaba por ser tornar um tóxico também por ter as mesmas atitudes, caindo no papo dele). Jogadores deste tipo devem ser ignorados e reportados IMEDIATAMENTE após a partida e se possível por todos os membros que estavam nela. Heroes of the Storm é um jogo com foco de estratégia em equipe e quando você acaba por ignorar os pedidos de ajuda do seu time ou xingar um jogador por ser ~a princípio~ ruim, você só vai se igualar a ele — e é a pior escolha e torna a partida totalmente insuportável.  Compreendo que no calor do momento somos capazes de falar as piores besteiras universais, intergalácticas e astronômicas nesta vida mas deixe isso para falar por voz, seja falando sozinho ou via Skype, por exemplo. Mute o tóxico (avisando a equipe que fez isso) e foque com os outros membros meios de salvar as jogadas; o jogador será bloqueado também depois que você denunciá-lo. Pense em você, no próximo e veja que não vale a pena se desgastar por quem só quer ~causar o barraco~ no Nexus.

“Então querida Yuuko, eu devo cuidar dele como se fosse um bebê, um nenénzinho? Sério?!?”

Como assim, Yuuko?  Explique isso!

Como assim, Yuuko? Explique isso! PLEASE!

Calma, meu querido herói! Isso não quer dizer que você deva ser uma babá para ele ou algo do tipo, “carregando constantemente” ele em toda a partida, porém vamos ser sinceros: sempre almejamos ter uma vitória DELICIOSA de ter orgulho, certo? Use o grande talento, a grande habilidade heroica de ajudar o próximo, independente de como o próximo seja, sem distinção e faça isso acontecer: acabem juntos com o Nexus inimigo! E se não conseguirem vencer, pelo menos todos saberão o quanto vocês se ajudaram de todas as formas possíveis e sua consciência não ficará pesada por isso. Uma andorinha só não faz verão ;).

Aos jogadores de outros MOBAs que entraram e os de Heroes of the Storm eu tenho um grande conselho para vocês: sejam humildes. A comunidade dos “Heróis da Tormenta” é “nova” e composta por jogadores que vieram de outros jogos na maioria de sua composição. O risco que corremos é que erros vindos de outras comunidades se repitam na nossa e acabe gerando algo muito ruim além de toxicidade (que esta pode ser revertida): a soberba e o egoísmo. Ninguém é melhor do que ninguém, mais experiente, sábio ou DEUS. Somos todos jogadores como qualquer outro, com nossos acertos e falhas, uns melhores e outros que precisam ser lapidados pois estão brutos ainda. Todo o conhecimento que possuímos devemos passar para quem está chegando agora, independente se veio de outros jogos ou está tendo seu primeiro contato com MOBA pelo Heroes of the Storm. Isso vale também para quem está no jogo há algum tempo e busca melhorar seu desempenho e sua performance.

Não existe vergonha alguma em ensinar as dicas que você pegou com o tempo, compartilhar formas e estratégias com a galera ou dar uma olhadinha no tutorial (e você inclusive ganha ouro fazendo o tutorial!). Sua jogada também não é regra absoluta, e uma mente aberta para novas possibilidades e diálogos é sempre bem-vinda e aceita, pois mostra um certo ponto do seu ser compreensivo e sua humildade em saber que não há distinção em prol da comunidade, do jogador, do aprendizado, do conhecimento adquirido e passado.

Ter a atenção chamada na partida por ter errado uma ou outra tática no jogo sendo um jogador veterano não é vergonha alguma. É sinal de que alguém está empenhado na equipe, analisando cada movimento para auxiliar na vitória. Sejamos adultos para encarar quando erramos mesmo que pouco e isso faz parte de ser humilde também.  Estratégias em equipe e objetivos fazem diferença, mas a forma e o nosso comportamento diante do jogo e a receptividade que temos com alertas e críticas construtivas em busca do melhor também. Isso também vale para quando alguém pedir ajuda em algo; analise e veja se é possível: se sim, vai lá e socorra, se não, avise educadamente sobre o perigo daquela tática errada, seja por chat ou ping (que é o mais rápido).

Deixe seu orgulho de lado, ele destrói as pessoas e cria climas terríveis dentro e fora do jogo. Você é macaco-velho vindo de outros jogos, mas está em uma nova comunidade, em algo que ainda está se moldando e precisa de pessoas experientes, porém humanas, humildes e proativas. Pessoas que sabem os acertos e defeitos de outras e busque não comete-las ali, que abrace os novos jogadores, que seja receptivo em Heroes of the Storm. Xingamentos, ofensas, comportamentos absurdos e “carteiradas” dentro e fora de jogo são desnecessários, ridículos e vergonhosos, estragando o relacionamento entre jogadores na comunidade ou quem vê fora dela.  O jogador novo de hoje pode ser o seu parceiro de equipe em uma Liga Heróica ou até mesmo em um time de profissionais amanhã.

Pense nisso, com carinho. Confia na Yuuko.

Pense nisso, com carinho. Confia na Yuuko.

E para você que ainda se sente só, sem amigos para jogar e se sente perdido, na rua do Solo Queue existem várias formas de ter alguém que vá com você e te ajude nesta caminhada nas lanes. No Facebook existem vários grupos interessantes onde você pode formar pequenas equipes ou um time completo, recursos como TeamSpeak e similares desses grupos ou sites, streams de outros jogadores super zelosos e carinhosos a tirar suas dúvidas e te chamar para uma partida nas lives entre outros para que você possa se divertir com alguém no Nexus. Existe uma gama de possibilidades, saiba que nunca estará sozinho!

#PARTY #HARD

#PARTY #HARD

Conclusão

Se queremos uma comunidade de qualidade e que faça diferença, temos que fazer a nossa parte, igualmente. Para tudo nesta vida existe uma solução e somos responsáveis por isso. Não somos perfeitos por completo mas podemos ~e devemos~ gerar bons frutos para nossa comunidade em formação. Nós devemos ser a mudança, pois isso será refletido para outros e irá influenciar o próximo. Como diria o saudoso Capitão Planeta, O PODER É DE VOCÊS <3.

Sintam-se livres para conversarem sobre o melhor para a comunidade do nosso amado jogo nos comentários!

Um grande /hug para você e nos vemus no Nexus, galera!

Compartilhe este post!
Share on Facebook61Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0