X

Saudações! Mexendo no meu celular, achei várias fotos do processo de criação do cosplay da Sonya, a Bárbara de Diablo III, principalmente das espadas. Queria fazer uma espécie de tutorial/passo-a-passo aqui para vocês a um bom tempo, e pensei “Por que não agora?” Como disse, as fotos foram feitas pelo celular, porque minha câmera estava estragada na época, então não são as melhores fotos do mundo, mas tentei arrumar o possível pelo Photoshop.

65530Foto por Fotografia Cosplay Panda

Para o ArtAttack Tutorial de hoje, vocês precisarão de:

  • EVA– 1mm, 4mm e 9mm. Não precisa necessariamente ser essas espessuras, mas aproximadamente.
  • Micro- Retífica
  • Cano PVC 3/4
  • Cola quente
  • Cola PVA de madeira
  • Tinta acrílica
  • Tesoura, estilete
  • Folha sulfite
  • Tinta spray
  • Fita crepe


Passo 1 : Referências

wip_espada

Esse é um passo-a-passo para as espadas da Sonya, como elas são no HotS. Mas as dicas também servem para qualquer tipo de espada, então procure imagens boas e claras da espada que tanto deseja e vamos para o Photoshop (ou qualquer outro programa de edição, não usaremos altos recursos.)

Eu olhei, olhei, e olhei mais um pouco esse modelo da Sonya, girei e girei a coitada até deixar ela tonta, e cheguei a uma conclusão: essas espadas são muito grandes. Grandes pra burro.  É o esperado de todos os mobas, terem os modelos com armas exageradamente grandes, para identificarmos melhor durante o jogo. Então aí temos duas opções: vamos fazer elas com o tamanho mais fiel ao jogo possível, isso é, gigantes. Ou adaptamos num tamanho mais real e usável.

Claro que a Shi escolheu fazer gigantão, e se arrepende disso até hoje. Elas ficaram desproporcionais em mim, e muito difíceis de carregar. Apesar de amar elas de montão, ainda queria ter feito um pouquinho menor.

Bem, eu passo as imagens para o Photoshop, e especulo um tamanho que acho que ficaria bom. Isso depende muito da tua altura, então não tenho como passar um tamanho que vai dar certo para todos. As que eu fiz ficaram com cerca de 1,50 de altura. Depois disso, eu passo por cima e crio o molde da espada, arrumo o arquivo para o tamanho em centimetros que eu quero, e mando imprimir. Cada folha vai vir com um pedaço dela, e eu fui juntando tudo com fita crepe.

01BEHOLD

O primeiro teste ficou meio torto e tals, mas serve bem para termos noção dela no nosso espaço físico, se o tamanho está bom. Faça as últimas alterações que achar que precisa, salve o arquivo, e vamos para o EVA.


Passo2: E.V.A!

02

Muito EVA! Muitão!

Ok, não tanto quanto aparece na foto. Esse EVA eu comprei para fazer as espadas e a armadura, e ainda sobrou. Mas a espada é comprida, e  os EVA que se acha em papelarias são muito pequenos e finos para usar para as lâminas. Então você tem que procurar por lojas de materiais para sapato, aqui no Sul em Novo Hamburgo tem bastante. Usei para as lâminas o EVA mais grosso, de 8~9 mm. (Esse vermelho da foto.)

03Passe para o EVA o molde, usando uma caneta, ou giz caso tenha. Depois, é muita força no estilete, para cortar as placas! 

Atenção: Você deve cortar duas vezes cada lâmina. O cano que servirá de cabo, ficará no meio das duas placas, e faremos um tipo de sanduíche com ele. Colando com cola quente, ou cola de contato como preferir.

04

Sanduíche sendo preparado. 

05

Na real parece tipo um picolezão depois de colado.

06

Shi coleção primavera-verão.

Essa hora é a prova final do tamanho da espada, se não te agradar depois, só fazendo outra do total zero.

Para a parte em relevo da lâmina, eu só usei o molde de antes, recortei a parte do relevo, e passei para o EVA de 4mm. Colei tudo com cola quente.

10 Não esqueçam de chamar aquele amigo druida pra ajudar. Druidas são ótimos com EVA.


Passo 3: Lixar e se arrepender disso por toda a eternidade.

A próxima etapa eu não tenho fotos, por um simples motivo: lixar EVA faz uma sujeira danada. Muita sujeira mesmo.  Eu nem ousava pensar em pegar o celular no meio daquilo. Por favor façam em um local aberto, e usem mascara de pó. Pra quem tem rinite como eu, foi um sofrimento. Mas tudo vale a pena, depois que está com as lâminas lixadinhas <3  Em resumo, tua espada deve estar num ótimo formato agora, mas com as bordas quadradas. Com uma micro-retífica ou uma lixadeira, e ajuda de alguém que saiba mexer nisso caso você não saiba, lixe as bordas. O EVA é fácil de lixar, a unica questão mesmo, é o pó que saí :/

07

Essa foto é de outro estágio, mas só para terem noção: meu esmalte era vermelho.


Passo 4: Detalhes

08Agora o lance é fazer o caos no quarto, e aproveitar que a bagunça ta pouca, fazer mais uma bandeira da Horda. Ok, ok, quem for Ally eu deixo fazerem  bandeira da Aliança.

Para o cabo dela, foi simplesmente tiras de EVA de 4mm e 1mm por todo ele, coladas com cola quente.

09

Com a guarda e o pomo da espada foi a mesma coisa, usei o molde no papel que ainda tinha, e cortei EVA 4mm. Para a guarda usei o mesmo esquema sanduíche,e para o copo foram cerca de 4 camadas de EVA para ficar na grossura que eu queria.

20150222_183426

Aqui vem a minha parte favorita: tiras!! Corte muitas tiras de grossuras diferentes, no EVA 1mm. Aqui eu corto geralmente de 1cm e outras de 5mm. Com elas vamos fazer os desenhos na guarda da espada.

11Com um estilete faça marcas de corte na lâmina, e estamos prontos <3 Podemos passar para a etapa de pintura!


Passo 4: Pintura

Antes de fazer qualquer coisa na cor, temos que preparar o EVA. Principalmente depois de lixado, ele fica com um aspecto muito rugoso e feio. Se você passar a tinta direto em cima do EVA, ele vai sugar toda a tinta, fazendo com que gastemos bem mais do que o necessário, e ainda ficando com o aspecto emborrachado dela.
Eu gosto de passar umas boas camadas de cola PVA antes. Alguns usam outras colas, ou gesso, ou primer de solvente. Eu uso a cola PVA porque para mim é a que menos agride meu nariz (como já disse tenho rinite cabulosa). Depende da peça e da superfície, mas 3 camadas de cola é o minimo que eu passo.

12

Assim que a primeira camada secar, ja é possível notar uma diferença no tato, da parte com a cola e a sem. Vai do gosto e experiência de cada um o quanto usar.

13Agora sim pode tacar tinta nela <3 

Depois de toda a cola secar e cobrir bem o EVA, podemos pintar e pirar \o/ Como o prop tava praticamente um carnaval de cores, eu gosto de pintar tudo de preto para dar uma uniformizada, e depois pintar as areas separadas. Para isso eu gosto de usar um spray maroto,  só cuidem para não pintar o chão porfavornãoélegalquandoamãedescobre.

14

15

Ah, é! Cole uns retalhos de pano no cabo, e de umas pinceladas de marrom por cima! 


Infelizmente não tirei muitas fotos do processo de pintura, mas isso também fica para um tópico especial só para isso. Essas espadas são meu xodó, apesar de terem ficado um pouco maiorzinhas do que eu planejava </3 Para mais processos e fotos de wip, sigam minha page Shi’s Lair :3

sonya5Gosto dessa foto porque mostra bem a pintura da guarda <3

Espero que tenham gostado! Comentem e peçam o que mais vocês querem ver por aqui, e eu farei o possível para lhes dar. Tem algum cosplay ou fanart para nos mostrar? Mande pelos comentários ou pelo email fanart@wowgirl.com.br.

Beijos Polentosos!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0