X

Tem um assunto que gera muita polêmica e dúvidas na galera: Liga Heroica. Normalmente as pessoas não pesquisam sobre o sistema de pareamento ou procuram entender o que é o MMR antes de entrarem nesse modo de jogo. Isso acaba gerando muita confusão e frustração mais adiante, quando você começa a encontrar dificuldade para continuar a subida de Ranque.

Requisitos para Liga Heroica

  • Conta de jogador Nível 30
  • 10 heróis comprados (rotação semanal não conta!)
  • Jogar a MD20 (melhor de 20) para definir seu Ranque inicial

Então vou explicar por partes o que é, como funciona e como a Blizzard vê o sistema da Liga Heroica. O MMR é muito citado, mas a maioria das pessoas não sabem exatamente o que é o MMR, então vamos lá:

MMR

MMR, ou Matchmaking Rating, é um algoritmo calculado com base na comparação da sua habilidade em relação a outros jogadores. Em Heroes of the Storm, a Blizzard o chama de “MMR Oculto”, pois é uma informação que o jogo utiliza, mas que o jogador não tem acesso.

E aí você se pergunta: “Mas é o meu perfil, como assim não tenho acesso?”. MMR é um valor volátil, uma única partida pode ter um resultado drástico nesse número, para melhor ou pior. Exibir esse valor aos jogadores poderia gerar ainda mais frustração e insatisfação, por isso ele é oculto.

Liga Heroica (Hero League)

O sistema foi implementado ainda na fase de testes, e alguns fatores são importantes a ser considerados:

  • Seu MMR define seu Ranque, jamais o inverso;
  • O MMR de Partidas Rápidas é separado do MMR da Liga Heroica;
  • São necessárias de 80 a 100 partidas para que seja definido seu MMR real;
  • O sistema de pareamento usa o MMR no cálculo, e não o rank do jogador;
  • Cada ranque representa 2% do total de jogadores;

O que é o Bônus de Habilidade?

“Sou foda bagarai, to ganhando 300 pontos por partida. Uhul!”

“Aff, aff, ganhei 60 e perdi 120. Que sistema ruim!”

São dois casos muito comuns, e que muitas vezes geram dúvidas e confusão. Já entendemos que a Liga Heroica usa seu MMR pra definir seu Ranque, agora vamos entender o que significa aquele “Bônus de Habilidade” que aparece no resultado da sua partida:

  • São pontos extras que o jogo te dá ao final de partidas ranqueadas;
  • Esses pontos refletem a diferença do seu MMR para o seu Ranque atual;
  • Quanto maior o Bônus de Habilidade, maior é a diferença entre seu Ranque e seu MMR;
  • Quando você parar de receber o Bônus, significa que seu Ranque reflete seu MMR;

Entendido? Eu sei que à primeira vista parece grego, calma! Respira fundo e leia com atenção e você irá entender o motivo de ganhar mais/menos e perder mais/menos pontos. Toda essa informação eu tirei de um texto bem bacana do jogador Cloud9 Maelstrom, traduzi e tenho usado para explicar ao pessoal como funciona. Se você não entendeu até aqui, recomendo mais essa leitura:

Depois de ganhar uma partida ranqueada, observe os pontos de ranque que você ganhou e perdeu. Vamos imaginar alguns cenários:

P: Ganhei 100 pontos de ranque pela minha vitória. Ao observar os números veremos “100 Pontos de partida” sem mostrar nenhum ponto bônus de habilidade
R: Isso pode significar duas coisas: primeiro, o fato de não ter recebido nenhum ponto de bônus de habilidade, significa que seu ranque atual reflete o seu MMR oculto. Segundo, por ter recebido EXATOS 100 pontos, pode significar que ambos times possuíam o mesmo nível.

P: E se eu receber pontos de Bônus de Habilidade?
R: Significa que baseado no seu MMR, o jogo acredita que você deveria estar em um ranque maior que o atual, e ele te dá pontos extra para ajudá-lo a chegar lá. Quanto mais bônus de habilidade você receber, maior é o espaço entre seu ranque atual e seu MMR. Quando você parar de receber esses pontos, você está no ranque certo.

P: E se eu perder/ganhar mais ou menos que 100 pontos? (Independente do Bônus de Habilidade)
R: Se você estava favorecido na partida, você recebe menos e perde mais. Se você não era favorecido, recebe mais e perde menos.

Exemplo:

Vitória como Favorecido: 80 pontos
Derrota como Favorecido: -120

Vitória como não-Favorecido: +120
Derrota como não-Favorecido: -80

No final das contas, usando toda essa informação acredito que o Ranque é uma abstração bem justa do seu MMR. É basicamente uma versão bem menos volátil de MMR.

É importante notar que o Ranque é somente para Experiência de Usuário, e não deve ser considerado de nenhuma forma para o pareamento. MMR é o único número que deve ser considerado. Quem se importa se um jogador ranque 10 que tem 500 jogos é pareado com um jogador ranque 35 que possui o MESMO MMR, mas chegou lá mais rápido?

Texto original por Cloud9 Maelstrom (em inglês)

E agora? Se sente mais confiante?

Já me perguntaram o que fazer então pra melhorar o MMR, e a resposta é: Treino, treino e mais treino. Estude o jogo, estude heróis, encontre a build certa! Temos um amplo conteúdo aqui no Girls of the Storm, e com o meu guia HeroesTech você já terá uma boa base de conhecimento para evoluir. Tem dúvidas ainda? Deixe nos comentários e tentarei ajudar.

Um abraço e até a próxima 😀

Compartilhe este post!
Share on Facebook139Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0