X

Já falamos bastante sobre Lanes, divisões, para onde ir, o que fazer e o que não fazer. Está na hora de tratar de um assunto muito polêmico: composição de time.

Mas afinal o que é “comp” que tanto falam? Basicamente é a estrutura do time, é a escolha de roles e heróis que juntos resultam em um time forte e equilibrado. Quem acabou de começar sempre tem dificuldades em entender como o herói que ele escolheu pode ser bom ou ruim para o seu time. É comum em Partidas Rápidas cairmos em um time de 3 assassinos e 2 guerreiros, ou mesmo com 2 suportes e 2 especialistas.

Infelizmente nas Partidas Rápidas da vida em SoloQ você não conseguirá definir o que é melhor para o seu time, nesse caso é o que vale as regras de composição da própria Blizzard (clique aqui):

Composição máxima de Partidas Rápidas Solo

  • Máximo de 3 Guerreiros
  • Máximo de 4 Assassinos
  • Máximo de 2 Suportes
  • Máximo de 2 Especialistas
  • Máximo de 3 Heróis Corpo-a-Corpo

Mas essa regra é para as pessoas em SoloQ, é claro que você e seus amiguinhos poderão montar uma composição mais forte que essa, e consequentemente, muito mais efetiva e é sobre isso que iremos tratar no HeroesTech #04. Vamos então nos aprofundar um pouco mais nas roles/funções que temos no jogo:

Funções

Aqui é onde muita coisa se confunde, e uma escolha errada pode significar a derrota para a sua equipe. Como escolher certo? Há muito a se considerar na hora de escolher o Herói, vamos checar as funções e sub-funções

assassinAssassino

Subdividido em Assassino de Longo Alcance (Valla, Falstad, Jaina) e Assassino de Corpo-a-Corpo (Illidan, Zeratul e Kerrigan)

São heróis com alto DPS, são capazes de dar muito dano, mas em contra-partida possuem uma vida curta.

heroes_storm_logo_guerrierGuerreiro

Os guerreiros têm como papel principal absorver dano por seus aliados, e em alguns casos um herói com grande poder de CC é um excelente aliado na hora de dominar uma team fight. Guerreiros também tem um ótimo controle de start de TF.

Subdividido em Off-Tank (Sonya e Tyrael)

São heróis que apesar de se classificarem como Guerreiros eles não tem o mesmo sustain de um herói como ETC ou Muradin. Absorvem menos danos, mas eles causam maior dano.

supportSuporte

Muitas pessoas confundem suporte com healer, e não, não é a mesma coisa. Um herói suporte faz exatamente o que a palavra em si significa, ele dá suporte ao seu time. O que em alguns casos não é necessariamente cura.

Subdividido em Off-Support (Tyrande e Tassadar)

specialistEspecialista

Aqui é outra função que as pessoas costumam ficar perdidas. Especialistas possuem um excelente controle de mapa, habilidades focadas em push de lane e um dano similar a assassinos em alguns heróis (Sylvanas e Zagara são um bom exemplo).

 


Composições mais Usadas

Muito se fala em meta, “qual o meta de Heroes?”. A verdade é que o meta de Heroes é volátil, assim como cada região tem seu meta. Mas e agora? Como eu monto meu time então? Socorro!

Calma! A composição padrão de um time (seja Partida Rápida ou Liga Heroica) deve seguir o princípio básico:

1 Guerreiro/Tank– 2 Assassinos/DPS – 1 Suporte

E o quinto? Fica a critério de duas coisas:

Partida Rápida – Você não sabe qual será o mapa e nem a composição do time adversário, nesse caso a solução mais lógica é escolher um especialista. Ou um assassino melee (corpo-a-corpo) como Illidan ou Kerrigan.

Liga Heroica – Aqui a coisa complica um bocado, é preciso analisar a composição do time adversário e encontrar aquele herói que possa fazer a diferença contra a composição deles. O que pode ser um outro suporte, ou mesmo um tank com mais dano.

Outra Composição bastante utilizada e que tem sido efetiva na maior parte dos mapas:

2 Guerreiros/Tank – 2 Assassinos/DPS – 1 Suporte

No caso acima existe uma razão muito forte de funcionar muito bem, se você está com uma composição de 2 guerreiros contra um time de 2 ou 3 DPS, você terá uma ligeira vantagem. Uma vez que de seus heróis guerreiros tenha um foco forte no CC e outro voltado a Dano, eles irão anular facilmente ao menos 2 dos DPS do time adversário, isso durante uma TF é decisivo!

Mas claro, vale lembrar que uma composição só funciona quando bem aplicada. De nada adianta você decidir usar um herói que não domina, simplesmente para fechar uma composição de dois tanques.


Competitivo

E o meta? Bom, eu comentei lá em cima que o meta no Heroes é algo volátil. Não é como em outros jogos do mesmo gênero. A razão disso? Os mapas variados e o próprio formato do jogo fazem com que seja difícil estabelecer um meta fixo.

Mas isso quer dizer então que não tem regras? Não é bem assim, a coisa vai mais pelo bom senso e foco do time. Muitas vezes a regra acima acaba sendo “ignorada” pelas equipes e o foco fica no entrosamento, domínio dos heróis e picks com objetivo de contrapor uma escolha do inimigo.

De qualquer forma as duas composições listadas anteriormente são predominantes no competitivo, somente variando na escolha dos heróis.

Minha dica aqui para quem quer se inteirar mais sobre o competitivo é acompanhar os torneios que acontecem ao redor do mundo, e mesmo os torneios nacionais.


Tier List

A famigerada tier list, o que significa? Tier vem de “Alinhamento”, os jogadores criam listas baseadas nas habilidades e counter-picks de todos os heróis, classificando-os como “Tier 1, 2, 3, 4, 5 e 6”.

Normalmente essas Tier Lists são criadas por equipes profissionais, ou mesmo alguns jogadores mais técnicos e por dentro de como o jogo está balanceado. Isso quer dizer que eu devo só usar heróis “top tier”? Claro que não! Assim como não existe uma Tier List totalmente confiável.

Enquanto tivermos heróis sendo lançados e patches saindo, tudo isso é muito sugestivo e vai mudar constantemente. Mais uma vez, o que vale aqui é seu poder de observação in-game e acompanhar partidas de torneios e equipes profissionais, especialmente se o seu objetivo é saber mais sobre os heróis “do momento”.

 

Esse foi meu artigo mais extenso até agora, espero que tenham conseguido chegar até o final e aprendido algo com ele. Sugestões e dicas são sempre bem-vindas e vocês podem deixar aí nos comentários. Um grande abraço e até a próxima 😀

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0