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No primeiro artigo eu falei genericamente sobre lanes, o que são, para que servem e porque existem (LOLOLOL). Mas não me aprofundei muito no assunto, para evitar um texto gigante e cansativo, e claro, para facilitar o entendimento de pessoas que começaram a jogar agora.

Nessa parte 2 sobre Lanes nós iremos tratar de partes mais técnicas, composições, divisões, mapas e o que fazer ou não fazer. Tudo isso você aprende com tempo, mas algumas coisas insistimos em fazer errado, por isso é bom sempre lembrar ou relembrar mecânicas e dicas.

Todo MOBA tem pitadas de jogos de estratégia, mas títulos como League of Legends e Dota 2 possuem apenas um mapa, fazendo com que haja um meta fixo. No caso do Heroes nós temos uma variação enorme, embora a jogabilidade seja simplificada, a gama de variações dos mapas e mecânicas o torna mais complexo do que você espera.

Vamos separar por mapas e composições:

Clareira Maldita

tributo

Um dos mapas com uma grande variação de composição, pode ser: 1-1-3/3-1-1 ou 2-1-2. O que vai decidir a disposição, como sempre, é a composição do time. Todas as divisões onde há 3 heróis em uma mesma lane se destinam a pushar o máximo possível a torre do inimigo antes do objetivo ser liberado.

Minas Assombradas

minas

Nas minas assombradas uma divisão interessante seria 4-1, onde a lane com 4 heróis tentaria pushar o máximo possível as torres inimigas antes da abertura das Minas.

3-2 também seria útil, no caso de uma partida solo.

Condado do Dragão

dragao

Um mapa que gera muita confusão, e consequentemente, menos pessoas gostam dele. 1-1-3 seria uma divisão interessante. O foco nesse mapa é não perder o dragão, então é importante um posicionamento forte em um dos Shrines, dessa forma também é possível pushar a torre inimiga.

Baía do Coração Negro

pirata

O foco nesse mapa é estar preparado para o respawn dos baús, inicialmente a divisão será de 1-3-1 (sim! Sem brigas desnecessárias pela visão). Os primeiros baús surgem aos 50 segundos de mapa e por isso é importante ter esse poder de pressão no mid.

Jardim do Terror

planta

Seguir o bom e velho 2-1-2 é a melhor solução, lane, soak de experiência e seeds. Com a planta a disposição muda, ou o time decide por pushar uma lane enquanto a planta estiver na oposta, ou pushar juntos com a planta.

Templo Celeste

templo

A divisão de lanes no Templo Celeste deve seguir a ordem de abertura dos templos. O primeiro será no top e no mid, com isso é bom termos 2-2-1 no começo do mapa. E em seguida teremos o templo somente no bot, sendo importante o time se dividir corretamente para que todos cheguem a tempo de brigar pelo ponto.

Tumba da Rainha Aranha

rainha

O mais comum é 2-2-1, mas há variações como 3-1-1 ou 1-3-1. A ideia é coletar gemas, pagar para chamar as rainhas e então pushar com a rainha mid, caso haja alguma outra lane que pareça “livre” é bom aproveitar para pushar o máximo possível.

Dicas importantes

  • Nunca morra durante o contador em Minas Assombradas; seu time ficará desfalcado e isso irá afetar de uma forma bem negativa o desenrolar da partida
  • A dica acima vale também para os demais mapas, “play safe” antes de qualquer objetivo
  • Se você estiver solo lane, não fique dando bobeira e evite morrer, mesmo que signifique ficar recuado e esperar os minions virem até você
  • Level 10 é sempre prioridade

Espero que esse guia rápido tenha ajudado, a ideia não é me aprofundar muito nas composições, mas passar um geral de como se dividir nas lanes. Mais adiante irei tratar com mais calma a questão de composição dos times, algo que influencia diretamente na disposição desse time nos mapas.

Caso tenham dúvidas, sugestões ou opiniões sobre, por favor, deixem nos comentários!