X

Comecei essa série de guias falando de lanes, mas tem um fato importantíssimo que eu deveria ter citado primeiro, atalhos, comandos e termos mais comuns. Antes de dar continuidade ao bloco de Lanes, vamos voltar um pouquinho e aprender mais sobre comandos comuns e os termos mais utilizados em Heroes of the Storm ou mesmo em MOBAs num geral.

Ao ler alguns guias mais técnicos ou mesmo feitos por jogadores profissionais você irá se deparar com alguns termos estranhos que te deixarão em dúvida. Alguns termos que são populares em outros MOBAs, mas que não tem uso no Heroes (pelo formato do jogo em si) eu acabei deixando de fora.

Termos

Lane
Caminhos dos mapas onde os adversários e minions se encontram. Escrevi um breve artigo sobre as lanes.

Top (topo)
Em todos os mapas teremos uma Top Lane, seria a primeira de cima para baixo

Mid (meio)
Minas Assombradas e Campo de Batalha da Eternidade, por exemplo, não possuem uma Mid Lane, que é a lane central.

Bot (baixo)
Em todos os mapas teremos uma Bot Lane, que é a última de cima para baixo.

Core (Núcleo)
É o alvo do time inimigo e o seu alvo durante todo o jogo.

TF (Team Fight)
É quando você e o time inimigo se enfrentam por objetivos ou para destruir torres

Build
É a construção de talentos que você vai liberando ao longo da partida, a combinação de talentos que geram um herói com um foco específico.

CC (Crowd Control)
Habilidades que dificultem o movimento do inimigo, como o enraizamento do Malfurion ou a Roda Punk do ETC. Alguns heróis podem ter builds que focam nesse tipo de função

DPS/Dano
O inverso do anterior, são construções de talentos que focam em realizar dano e somente isso.

Ult (Ultimate Hability) / Habilidade Heroica
É a habilidade que todo seu time libera ao atingir o nível 10, em uma team fight ela será decisiva entre sair vivo ou não sair.

Passiva/Trait/Característica
Qualquer habilidade ou efeito que é permanente e não há necessidade de ser ativado, como a passiva da Valla “Ódio”

Buff
Talentos que aumentam habilidade dos heróis como Aumento de Velocidade, Aumento de Dano ou Aumento na taxa de Cura

Peel
Talentos que tem habilidade de afastar heróis de você ou do seu time, como o W do CTE ou o da St Marreta

Squishy
Heróis que tem vida muito baixa

AoE (Area of Effect/Efeito em Area)
São habilidade que tem efeito em área ao invés de ser ativada diretamente em um alvo

Soak
Permanecer na Lane para absorver o XP gerado pelos minions

Merc (Mercenários)
São os objetivos fáceis e médios do mapa, mercenários que você enfrenta e então captura-os para ajudarem o seu time a derrubar torres inimigas

Boss
Presente nos mapas: Tumba da Aranha Rainha, Clareira Maldita, Templo Celeste e Baía do Coração Negro. É o mercenário mais forte e que pode ser decisivo entre vencer e perder.

Call ou Ping
São os chamados para objetivos, como fazer mercenários, capturar tributos. Pedido de ajuda ou mesmo chamado para recuar, quando as coisas não vão bem em uma TF. Quando alguém fala que está ‘pingando’ está pedindo ajuda em determinado local do mapa.

Gank
Quando 2 ou mais jogadores se juntam para abater um inimigo fora de posicionamento na lane, ou muito avançado

Push
Push de lane é comum para especialistas ou mesmo através da captura de mercenários/boss. O time também pode decidir dar push em alguma lan que esteja sem defesa.

Rush
Comum em outros jogos, é quando você junta seu time e decide rushar alguma lane com objetivo de derrubar o Core inimigo.

MMR
Utilizado em diversos jogos, é uma combinação de números que somam sua performance nas partidas, vitórias, derrotas, abater e mortes para gerar um número final que define sua habilidade total como jogador. Esse cálculo é utilizado para que você seja pareado com pessoas de nível similar ao seu em partidas ranqueadas ou partidas rápidas.

Nerf
Quando o heróis está muito forte,  ponto de ser quase impossível de cancelá-lo, e seu winrate geral ultrapassa 60% ele normalmente recebe um patch onde será “nerfado” e equilibrado para que o jogo fique mais justo contra ele.

Wombo Combo
Combinação de habilidades com poderes que se completam e que são capazes de abater 3 ou mais heróis de uma única vez.

Comandos

(Q), (W), (E) e (D)
Comandos padrão de ataques básicos e habilidades.

(R)
Comando para utilização da Habilidade Heroica ou Ult

(Espaço)
Ao pressionar o espaço a câmera ficara focada no seu herói enquanto ela estiver sendo pressionada, e uma áurea azul ficara acima dele para diferenciar dos demais jogadores

(Ctrl)+(Alt)+(F)
Exibe no canto superior esquerdo informações sobre seu Ping, FPS, Temperatura da Placa de Vídeo (somente quando sua VGA suporta essa função) e o servidor em que está conectado

Pings Simples

Para facilitar a comunicação, é possível “pingar” objetivos, locais e heróis. Para isso, é necessário segurar (G) ou (Alt Esquerdo) e clicar no objeto de interesse:

  • Em um herói ou estrutura inimigo, solicita ajuda para matar o alvo.
  • Em si mesmo ou em uma estrutura/herói aliado, solicita ajuda da sua equipe para defesa.
  • Em um acampamento mercenário ou chefe, solicita ajuda da sua equipe para captura.
  • Em objetivos específicos, solicita a ajuda para cumprí-los (exemplo: “Entregar Dobrões”, se clicar no Capitão Coração Negro no centro do mapa).

Para enviar um pedido de Recuo, basta clicar (V) no local.

Esses comandos podem ser feitos tanto nos ícones do minimapa quanto diretamente em cima dos seus alvos.

Pings Avançados

Para pings mais avançados, é necessário segurar (G) ou (Alt Esquerdo), e ao mesmo tempo segurar o botão esquerdo do mouse. Uma “roleta” como essa surgirá:

pingsavancados

Arraste o mouse para o quadrante desejado da roleta e solte-o, e o ping específico será lançado. A opção de “Defesa” e “Ajuda” já são suficientemente supridas pelos pings simples, na minha opinião. Já o “A Caminho” e “Perigo” são pings essenciais para comunicar sua movimentação à sua equipe.

Você também pode lançar esse tipo de ping avançado no minimapa, mas a roleta aparecerá menor. Com o tempo você vai decorar qual a posição de cada um dos comandos e os lançará automaticamente.

Atalhos

(PrtScr) – Foto de Tela
Achou estranho que o Copiar no paint deu uma tela preta? É porque os prints de tela vão para a pasta (unidade):/Meu Computador/Documentos/Heroes of The Storm/Screenshots

(Ctrl+M) – Tocar/Pausar Música

(Ctrl+S) – Ativar/Desativar o som do jogo

(Alt) – Exibe todas as barras de vida

(C) – Informações do Herói
Exibe em detalhes o dano, life, XP e toda estatística sua dentro da partida

(V) – Atalho para a Call/Ping de Recuar

(Mouse 1) – Cancelar Alvo

(Ctrl) – Seleção de Talento

(Ctrl+Mouse 1) – Atalho para Ping rápido no mini-mapa

(L) – Travar/destravar câmera
Inicialmente a tela é fixa no personagem, você se move e a câmera acompanha o movimento, isso pode atrapalhar a visualização da team fight

Quick Cast
Conhecido por Smart Cast em outros jogos, essa função permite que as habilidades sejam ativadas imediatamente após pressionar a tecla. Habilidade que precisam ser direcionadas (como a ult da Sylvanas, da Valla, Q do Raynor e outros) serão ativadas na direção do cursor do mouse. Embora você tenha certa dificuldade inicial, são 1 ou 2 segundos que fazem a diferença em uma Team Fight.

Alguns heróis como Nova e Raynor pode ser um pouco mais complicado de jogar com essa função ativa. Aí fica a cargo do jogador a escolha de usar ou não.

Para Ativar/Desativar Opções>Controles

Caso tenha algum termos ou comando que vocês acreditem ser muito importante estar nessa lista, deixem nos comentários que a gente vai atualizando! A ideia é fazer com que novos jogadores não se sintam perdidos.

Para checar todos os atalhos do jogo basta ir em Opções>Controles>Atalhos>Avançado.

Compartilhe este post!
Share on Facebook35Share on Google+2Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Email this to someonePin on Pinterest0